segunda-feira, 25 de setembro de 2017

FICHA TÉCNICA: Santana


Natural de Caxias, no Maranhão, onde nasceu no dia 25 de setembro de 1953, Francisco de Oliveira Santana começou jogando de meia armador no União de Moços Católicos, de sua cidade natal. Era um time de segunda divisão, mas quando mudou para o Guará Esporte Clube de Caxias, já na primeira divisão, Santana ganhava seu primeiro título de campeão. Foi convocado para a seleção de Caxias que disputou o Torneio Intermunicipal maranhense de 1972, perdendo a final para a seleção de Codó.
Chegou a atuar nas categorias de base do Sampaio Corrêa, de São Luís (MA).
Em 1973, Santana veio para o Distrito Federal. Jogou no 21 de Abril, do futebol amador do Gama, em 1973. Depois foi para o Gaminha, onde foi campeão amador do Gama, em 1976, o que lhe valeu uma convocação para a Seleção Amadora da OEG - Organização dos Esportes do Gama (fundada em 2 de março de 1974), que enfrentou a Seleção de Brasília no dia 10 de outubro de 1976, como parte das festividades do 16º aniversário da cidade do Gama, no dia 10 de outubro de 1976. Na verdade, a Seleção de Brasília era um combinado formado por jogadores dos clubes que não estavam na decisão do campeonato daquele ano (Brasília, Guará e Grêmio) e tinha como base o Taguatinga. O amistoso foi realizado no Bezerrão e, no tempo regulamentar de jogo, o placar permaneceu em 0 x 0. Na cobrança de pênaltis, a Seleção de Brasília venceu por 4 x 3. A seleção da OEG formou com Josimar, Datinho, Joãozinho, Xixico e Salomão; Pelezinho, Gabriel (Santana) e Júlio; Gisélio (Anselmo), Trivelato (Badeco) e Cláudio.
Santana foi um dos poucos atletas que estavam no Gama, quando ele foi formado, a continuar defendendo o clube por mais de oito anos.
Seu futebol lúcido, seu chute forte e sua versatilidade constituíram-se em motivo de admiração para todos os treinadores que passaram pelo Gama.
Segundo o saudoso técnico Martim Francisco, Santana era um atleta que quebrava o galho em sete posições, por isso, dispensava comentários.
Santana, último à direita, durante treino do Gama
Além disso, era excelente cobrador de faltas, fazendo valer o seu chute fortíssimo de pé direito.
O início na Sociedade Esportiva do Gama não foi nada fácil. Os jogadores do clube saíam para treinar com o sol nascendo no campo do Itamaraty, no Plano Piloto. Tempos em que uma Kombi apanhava os jogadores em casa por volta de quatro horas da manhã e ninguém reclamava, pois todos trabalhavam e aquele era o único horário que tinham para treinar. Nessa época, Santana trabalhava no Touring Club e quando terminava o treino pagava café na Estação Rodoviária de Brasília para alguns companheiros que nem dinheiro para isso tinham.
Santana foi o segundo jogar a assinar contrato de 800 cruzeiros com o Gama. Só que o clube não conseguia pagar seus jogadores, não havia dinheiro e todos eles sabiam disso, mas tinham de assinar um contrato para disputar o primeiro campeonato profissional do DF, em 1976.
Sua carreira no Gama, onde foi capitão da equipe durante muito tempo, foi esta: 
Santana foi bicampeão do Torneio Incentivo de 1977 e 1978 e campeão brasiliense de 1979, no primeiro título da história da Sociedade Esportiva do Gama.

ANO

COMPETIÇÃO

JOGOS

GOLS

1976

CAMPEONATO BRASILIENSE 1D

13

1

1977

CAMPEONATO BRASILIENSE 1D

8

1978

CAMPEONATO BRASILIENSE 1D

15

2

1979

CAMPEONATO BRASILEIRO 1D

15

2

1979

CAMPEONATO BRASILIENSE 1D

14

2

1980

CAMPEONATO BRASILEIRO 1D

8

1

1980

CAMPEONATO BRASILIENSE 1D

8

1981

CAMPEONATO BRASILIENSE 1D

10

1983

CAMPEONATO BRASILIENSE 1D

18

1


Gama 2 x 2 São Paulo, 23.03.1980, no
Bezerrão, Santana marcando Renato





Nenhum comentário:

Postar um comentário