segunda-feira, 8 de agosto de 2022

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Nemias



Nemias Marques da Silva nasceu em Jequié (BA), no dia 8 de agosto de 1951. Está, portanto, completando 71 anos, sempre alegre e de bem com a vida. Grande ser humano, se destacou no futebol do DF pelo toque refinado, marcando gols e servindo de “garçon” para seus companheiros.

Começou sua carreira no futebol amador do Distrito Federal. Com 17 anos já jogava pelo Corinthians, de Taguatinga. Depois passou pelo Flamengo, também de Taguatinga, mas foi no Brasília, outro clube dessa cidade (que não é o atual Brasília, um dos participantes da Primeira Divisão de profissionais do DF) que se destacou ao ponto de despertar interesse de outros clubes do DF.

Antes de completar 18 anos, ajudou o Brasília a vencer o Rabello, por 2 x 0, no amistoso de 19 de janeiro de 1969, em Taguatinga. O Brasília formou com Índio, Ruy, Paulinho, Triste (Pedrão) e Luizinho; Batista e Nemias (Wanderley); Negão, Toinho, Isaías e Cabeleira.

Menos de um mês depois, foi convocado para participar da Seleção Amadora do Distrito Federal que enfrentou e perdeu para o Olaria, do Rio de Janeiro (RJ).

No mês de julho de 1969, fez parte da Seleção B, formada para uma série “melhor de três” contra a Seleção A. Ambas as seleções foram formadas com jogadores dos clubes disputantes do Campeonato Brasiliense deste ano.

O técnico da Seleção B era Eurípedes Bueno de Morais, que mandou a campo em sua primeira partida a seguinte equipe: Hugo, Ferraz, Gildásio, Triste e Luisinho; Jorrâneo e Nemias (Dirceu); Toinho, Garrinchinha, Pelezinho (Ivan) e Oscar (Cabeleira).

O Brasília ficou em quinto lugar entre as 24 equipes que disputaram o Campeonato Brasiliense de 1969.

Antes do ano se encerrar, Nemias passou para o Grêmio Esportivo Brasiliense. No dia 14 de dezembro de 1969, o Grêmio viajou até a cidade de Anápolis (GO) para enfrentar o Maracanã, campeão amador da Liga Anapolina de Futebol. Nemias marcou o gol do empate de 2 x 2.

Depois de completar 18 anos, participou do Torneio de Seleções (Plano Piloto, Gama, Núcleo Bandeirante e Taguatinga), atuando pela seleção do Núcleo Bandeirante, assim formada: Elizaldo, Felipe, Tião, Noel e Tadeu; Bugue e Nemias; Osvaldinho (Emábio), Ademir, Zé Carlos e Afonsinho.

Esse torneio, chamado de “Imprensa Esportiva”, foi realizado visando o preparo da Seleção Amadora do Distrito Federal, que participaria do Torneio João Havelange, a ser realizado em Santo André (SP), em janeiro de 1970.

Ainda em 1969, Nemias ajudou o Grêmio a levantar a Taça “Tira-Teima”. Inconformados com o resultado do Campeonato Brasiliense de 1969, quando o Coenge se sagrou campeão (e o Grêmio ficou na segunda colocação), os dirigentes do Grêmio, juntamente com a diretoria da então Federação Desportiva de Brasília, organizaram uma taça a ser disputada entre o Coenge e o Grêmio, taça esta que levou o nome do Diretor Financeiro da FDB, Wilson de Andrade, que popularmente ficou conhecido como TIRA-TEIMA.

Após dois empates (2 x 2 e 1 x 1), o Grêmio venceu a terceira partida por 1 x 0 e conquistou a taça formando, no último jogo com Elizaldo; Mário, Noel, Emábio e Tadeu; Bugue e Pedrinho (Nemias); Diogo (Ari), Ademir, Zé Carlos e Osvaldo.

Logo no começo de 1970, Nemias foi convocado para a Seleção Juvenil do Distrito Federal que se prepararia para disputar o VI Campeonato Brasileiro de Futebol Amador (categoria juvenis), em Santo André (SP), nos meses de fevereiro e março desse ano. O Distrito Federal fez parte do Grupo 4, juntamente com Espírito Santo e Minas Gerais. Na estreia, a Seleção do DF perdeu para o Espírito Santo, por 2 x 1, de virada. Quatro dias depois, uma nova derrota para o selecionado de Minas Gerais fez com que o Distrito Federal não conseguisse classificação para a Segunda Fase.

Logo depois, Nemias assinou contrato com o Colombo, do Núcleo Bandeirante, onde ficou seis meses, retornando ao Grêmio para a disputa do Torneio “Governador Hélio Prates da Silveira”. Logo na estreia, no dia 5 de julho de 1970, Nemias marcou um dos gols da goleada do Grêmio sobre o Carioca, por 5 x 1.

O Grêmio conquistou o título de forma invicta (seis vitórias e um empate). Na última rodada teve pela frente o Coenge e uma vitória de 2 x 1 garantiu o time na primeira colocação final. Nessa partida, o Grêmio formou com Sílvio, Pedrinho, Grossi, Paulinho e Luiz; Orlando e Nemias; Noé, Santos, Zezé e Marcos.

Já o campeonato brasiliense de 1970 só seria encerrado em janeiro de 1971. Depois de um primeiro turno com a participação de dez clubes, que classificou para o hexagonal final os seis melhores, aconteceu empate na primeira colocação entre Civilsan e Grêmio, ambos com nove pontos ganhos, obrigando-os a disputarem o título de campeão em uma série melhor de três pontos.

Mesmo com Nemias marcando um dos gols do Grêmio, no primeiro jogo o Civilsan sobrou e aplicou uma tremenda goleada: 6 x 2. O Grêmio se recuperou no segundo, vencendo por 2 x 1. No terceiro e decisivo jogo, nova vitória de 2 x 1 do Grêmio e o título de campeão brasiliense, formando na terceira partida com Sílvio, Maninho, Grossi, Paulinho e Lúcio; Marcos e Nemias; Cardoso, Santos, Pedrinho e Sinval (Orlando). Técnico: Bugue.

O Grêmio não foi bem no curto Campeonato Brasiliense de 1971 (com cinco equipes), ficando na quarta colocação, mas o ano foi bom para Nemias.

Primeiramente, integrou a seleção do 1º turno do Campeonato Brasiliense, assim escolhida pela imprensa esportiva: Carlos José (Colombo), Vavá (Serviço Gráfico), Maninho (Grêmio), Jonas Foca (Colombo) e Paulo Moreira (Colombo); Sérgio Augusto (Grêmio) e Nemias (Grêmio); Procópio (Colombo), Walmir (Serviço Gráfico), Dinarte (Ceub) e Eduardo (Grêmio).

Mais tarde, foi convocado para integrar a Seleção do Distrito Federal que enfrentou o Fortaleza no dia 8 de outubro de 1971, no Pelezão. O selecionado brasiliense venceu por 1 x 0, formando com Carlos José, Dão (Maninho), Cláudio, Didi (Grossi) e Wilson Godinho; Felipe (Orlando) e Nemias; Augustinho (Osvaldinho), Arnaldo (Sérgio Augusto), Invasão e Eduardo (Jorge). Técnico: Eurípedes Bueno.

Ao final do jogo, dirigentes do Fortaleza procuraram Nemias para acertar o ingresso do jogador no clube cearense. Essa transação não foi concretizada.

Amador que era, Nemias também se consagrou na competição organizada pela União dos Esportes de Taguatinga - UET, fundada em 25 de maio de 1971.

O primeiro campeonato de futebol de Taguatinga foi iniciado em 4 de julho de 1971 e foi promovido pela Fundação do Serviço Social. Inscreveram-se 21 equipes que, na primeira fase, foram divididas em três chaves. Dessas, dez passaram para a Segunda Fase. Desta fase, saíram seis equipes que, finalmente, decidiram o campeonato. No dia 5 de dezembro de 1971 teve início a Fase Final do campeonato de futebol de Taguatinga, com as seguintes equipes: Acadêmicos, Atlético, Ceilândia, Dom Pedro, Flama e o Santos, de Nemias.

O Santos chegou ao título de campeão de futebol de Taguatinga com a seguinte formação mais utilizada: Altair, Airton, Julião, Baiano e Odair; Roberto e Orlando; Marcos, Rio Grande, Wanderley e Nemias.

No dia 27 de junho de 1971, duas seleções (Norte e Sul) foram formadas para o jogo que faria a abertura oficial do campeonato de futebol de Taguatinga. A Seleção Norte, da qual Nemias fez parte, venceu por 1 x 0.

Nemias ainda disputou alguns amistosos no Grêmio em 1972 e se transferiu para o futebol do Pará, mais precisamente do Paysandu, onde disputou apenas amistosos, um deles contra a Tuna Luso (1 x 1), valendo a Taça “Jarbas Passarinho”, conquistada pelo Paysandu, após três empates no tempo normal e decisão na cobrança de pênaltis.

Quando chegou a Belém, o Paysandu tinha acabado de se sagrar bicampeão paraense e não foi fácil para Nemias conquistar uma vaga no time titular. Disputou mais alguns amistosos e foi, então, emprestado ao Rio Negro, de Manaus, para a disputa de jogos pela Taça Amazonas de 1972. Chegou ao clube na penúltima rodada da competição, estreando em 13 de agosto de 1972, com vitória sobre o Nacional, por 1 x 0. Formou o Rio Negro com Guido, Pedro Hamilton, Paulinho, Valter e Vanderlei; Sirotheau e Adamastor (Dirlei); Eliomar, Nemias, Santarém e Neves. Técnico: Aloísio Brasil.

Ainda disputou um torneio com clubes amazonenses e retornou ao Paysandu, que lhe concedeu passe livre. Voltou a Manaus e acertou sua permanência no Fast Clube. Chegou ao clube para disputar o segundo turno do campeonato amazonense, vencido pelo Rio Negro, um ponto à frente do Fast Clube.

Num dos últimos jogos pelo campeonato, em 22 de julho de 1973, contra o Nacional (0 x 0), vinha tendo boa atuação quando, aos 14 minutos do segundo tempo, teve que deixar o campo com um corte no queixo (levou oito pontos), num lance casual com Luís Florêncio.

Como seu clube não conseguiu vaga para o Campeonato Brasileiro de 1973, Nemias decidiu voltar para Brasília, onde passaria a defender a Pioneira Futebol Clube, de Taguatinga, clube fundado em 18 de fevereiro de 1974. Uma semana antes, em partida realizada na praça de esportes do Ceub, na Asa Norte, a equipe do Pioneira obteve uma vitória frente ao quadro misto do Ceub, por 1 x 0. O time da Pioneira foi: Nelson, Diogo, Rui, Pinguim e Assis; Rubens e Nemias; Baianinho, Vital, Boy (Risadinha) e Delfino.

No começo do mês de maio de 1974, sete jogadores do Pioneira foram convocados pela Delegacia Regional do Trabalho para comporem a Seleção Sindical de Brasília que iria disputar o I Campeonato Brasileiro Sindical de Futebol. Foram eles: Carlos José, Assis, Baianinho, Rubens Guedes, Nemias e Vital. Essa competição foi vencida pelo selecionado brasiliense, que, posteriormente, perdeu o título no “tapetão”.


O 1º turno do Campeonato Brasiliense foi vencido pelo Jaguar. Veio o segundo turno e, com grandes atuações de Nemias (tendo marcado os dois gols da vitória de 2 x 0 sobre o Humaitá e três na goleada de 6 x 3 sobre o Relações Exteriores), o Pioneira ficou com o título de campeão. Na decisão do campeonato, duas vitórias do Pioneira sobre o Jaguar, com um dos gols da vitória de 3 x 0, no primeiro jogo, marcado por Nemias, cobrando falta. No segundo jogo, vitória de 2 x 0, com o primeiro gol marcado por intermédio de Boy, depois de excelente jogada individual de Nemias.

No último jogo do campeonato, o Pioneira formou com Adriano, Aldair, Dão (Diogo), Rui e Ivan; Maurício, Nemias e Vital (Déo); Delfino, Boy e Piau. Técnico: Eurípedes Bueno.

Nemias foi o artilheiro do campeonato, com seis gols, ao lado de seu companheiro de equipe, Boy.

Em 1º de julho de 1975 aconteceu Assembleia Geral Extraordinária para a transformação do Pioneira Futebol Clube em Taguatinga Esporte Clube. Nemias continuaria no novo clube.

Já como jogador do Taguatinga, foi convocado pelo técnico João Avelino para o amistoso do dia 13 de julho de 1975, no Mineirão, em Belo Horizonte, contra a Seleção de Minas Gerais (0 x 0), juntamente com seus companheiros Dinarte, Dão e Ernâni Banana.

Como funcionário do Ministério do Trabalho, Nemias disputou o Campeonato do Departamento Autônomo, sagrando-se campeão integrando a equipe da Associação dos Servidores do Ministério do Trabalho (ASMIT). Essa competição foi disputada por nove equipes. Uma das formações da ASMIT foi Cacalo, Celso, Marcão, Paraibinha e Júlio; Nemias, Tarso e Ceará; Lula, Gentil e Toninho.

A partir de 1976, o futebol brasiliense voltou a ser profissional. Antes, o profissionalismo somente havia entrado em vigor nos anos de 1964 a 1968. Nos demais, o amadorismo imperou!

Mesmo com o prazo concedido aos clubes para que regularizassem suas situações e fizessem suas inscrições no campeonato de futebol do Distrito Federal de 1976, eles não conseguiram regularizar seus atletas e por isso não foi possível o início da Taça Brasília (primeiro turno do campeonato). Em seu lugar passou a ser disputado o Torneio Imprensa, que se tornou a primeira competição oficial no novo regime profissional do DF.

A competição contou com a participação de seis clubes. Abrindo o Torneio Imprensa, Taguatinga e Humaitá, do Guará, fizeram a preliminar da rodada dupla realizada no dia 14 de fevereiro de 1976. Como curiosidade, o primeiro cartão amarelo do torneio foi para Nemias, do Taguatinga.

O Taguatinga venceu por 2 x 0, com Carlos José, Aldair, Dão, Assis e Chico; Maurício, Nemias e Banana; Paraibinha (Pedrinho), Piau (Zé Carlos) e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.

O Taguatinga foi vice-campeão do Torneio Imprensa, com o mesmo número de pontos do campeão Grêmio (10), perdendo no critério de desempate saldo de gols.

A seguir, foi disputado o primeiro campeonato brasiliense de futebol profissional, que teve sete equipes inscritas, dentre elas a equipe do Taguatinga Esporte Clube.

Coube ao Taguatinga realizar o primeiro jogo dessa nova era, no dia 21 de abril de 1976, contra o Flamengo, do Cruzeiro, no Pelezão. Vitória do Taguatinga, por 3 x 0, com um dos gols marcados por Nemias.

O Taguatinga formou com Carlos José, Aldair, Júlio César (Elmo), Assis e Dedinho; Douradinho, Nemias e Ernâni Banana; Maurício, Paraibinha (Piau) e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.

Em sua edição de 8 de junho de 1976, o Jornal de Brasília escolheu a Seleção do 1º turno do campeonato brasiliense. Ficou assim: Daniel (Humaitá), Aderbal (Humaitá), Luciano (Grêmio), Luís Carlos (Brasília) e Nonoca (Ceub); Alencar (Ceub), Eudo (Flamengo) e Nemias (Taguatinga); Lucas (Ceub), Peba (Canarinho) e Galego (Gama).

Em 21 de agosto de 1976, a Federação promoveu um jogo entre o Brasília e uma seleção da FMF, com toda a renda revertida em benefício dos jogadores do Grêmio. Nemias foi convocado para esse jogo.

No conturbado campeonato brasiliense de 1976, que culminaria com a extinção do Ceub e a perda da vaga do DF no Campeonato Brasileiro, o Taguatinga ficou com a quarta colocação.

O ano de 1977 começou com a disputa do II Torneio Imprensa. Ao contrário do primeiro, quando foi o segundo colocado, o Taguatinga nesse ficou com a nona e última colocação. Houve uma total reformulação em relação à equipe que disputou o Campeonato Brasiliense de 1976. Muitos jogadores foram dispensados e outros foram contratados.

Assim, Nemias transferiu-se para o time do Demabra, do Núcleo Bandeirante (que depois se transformaria em Desportiva Bandeirante). Depois de começar pessimamente o Torneio Imprensa de 1977, sendo derrotado nos três primeiros jogos, o Demabra se recuperou bem. No segundo turno, inclusive, chegou a conquistar excelentes resultados. Tudo isso deveu-se a contratação do técnico Eurípedes Bueno. Imediatamente Eurípedes fez ver à direção do clube da necessidade de adquirir reforços. E eles vieram, sendo um deles Nemias.

No dia 19 de abril de 1977, no Pelezão, o Demabra venceu o Taguatinga, por 1 x 0, gol marcado por Nemias. O Demabra ficou na sétima colocação entre os nove clubes participantes.

Para o amistoso realizado em 21 de abril de 1977 (derrota de 4 x 2 para o Atlético Mineiro), Nemias foi convocado para a Seleção do Distrito Federal que foi derrotada pelo Atlético Mineiro, por 4 x 2.

A Desportiva Bandeirante ficou na segunda colocação no 1º turno, atrás apenas do Brasília. Foi muito mal no segundo, vencendo apenas um jogo, mas, ainda assim, classificou-se para o quadrangular final, quando, de forma surpreendente, sagrou-se vice-campeã dessa competição, vencendo o Canarinho, na primeira rodada, por 2 x 1, empatando com o Taguatinga, na segunda, em 1 x 1, e novamente empatando com o Brasília (1 x 1), terminando atrás apenas do bicampeão Brasília. Terminou à frente de Taguatinga, Canarinho, Gama e Grêmio. No último jogo, em 12 de outubro de 1977, empatou com o Brasília e ficou com o vice-campeonato. Nesse jogo a Desportiva Bandeirante alinhou: Aroldo, Góes, Dão, Assis e Dedinho; Nemias, Anapolino e Esquerdinha; Paraibinha, Zecão e Geraldo (Messias).

Foi a última vez que Nemias jogou como profissional. Como o dinheiro era sempre curto, passou a trabalhar como motorista do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em tempo integral e a jogar somente no futebol amador.


Já em 1981, Nemias integrou a equipe do IBGE no IV Campeonato de Futebol Amador promovido pela então Federação Metropolitana de Futebol. Formada por jogadores, alguns ex-profissionais de futebol, que trabalhavam na própria instituição, o time do IBGE foi a grata revelação da competição desse ano. Quebrou a hegemonia do Pratão, do Guará, que tentava o tricampeonato do DF. O IBGE chegou ao título com dez vitórias, um empate e uma derrota nos doze jogos que disputou. Marcou 31 gols.

Além dessa competição, Nemias disputou o campeonato de futebol amador de Taguatinga, pelo Musa.

Nos anos de 1983 e 1984, Nemias jogou no Copobol, que se sagrou bicampeão do Guará.

Atualmente, mora em Brazlândia (DF).



Colaboraram com a pesquisa os ex-jogadores:

Édson Bonfim

João Lúcio de Melo Peres

Manoel Barbosa de Araújo “Rio Grande

Valdson Pereira da Silva “Som

 

Fontes consultadas:

Correio Braziliense – DF

Jornal de Brasília - DF

Jornal do Commercio - AM

Almanaque do Papão, de Ferreira da Costa

Boletins da Federação de Futebol do Distrito Federal.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário