terça-feira, 12 de junho de 2018

POR ONDE ANDA VOCÊ, BIRA?



Almir Fernandes de Oliveira, o Bira, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 10 de setembro de 1958.
Só havia jogado em times peladeiros do Distrito Federal até que foi levado “à força” pelos amigos para o SESI, de Taguatinga, em 1976, onde conseguiu se destacar como artilheiro, formando dupla de área com Banana.
Antes de completar 18 anos, fez sua estreia no time profissional do Taguatinga Esporte Clube. Foi no dia 1º de maio de 1976, no Pelezão, marcando o gol da vitória de 1 x 0 do Taguatinga sobre o Gama. Nessa ocasião, o Taguatinga formou com Carlos José, Aldair (Elmo), Dão (Wanner), Dedinho e Chico; Douradinho, Nemias e Banana; Maurício, Bira e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.
Já tendo Dida, ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira (campeã de 1958) como treinador, Bira participou do amistoso realizado no dia 21 de julho de 1976, em São Januário, no Rio de Janeiro, para pagar o empréstimo do atacante Banana, ao Vasco da Gama.
Taguatinga
Logo depois, Bira foi um dos convocados do Taguatinga para fazer parte da Seleção do DF que enfrentou o Brasília no dia 21 de agosto de 1976, no amistoso com toda a renda revertida em benefício dos jogadores do Grêmio.
Disputou doze jogos pelo Campeonato Brasiliense de 1976, marcando cinco gols.
Esteve três meses no Atlético Mineiro e voltou para assinar com o Brasília, onde, curiosamente, também fez sua estreia num dia 1º de maio. Foi no amistoso contra o Cruzeiro, de Belo Horizonte-MG, no Pelezão, com derrota de 1 x 0, quando o Brasília apresentou a seguinte escalação: Déo, Renê, Jonas Foca, Sidney e Fernandinho; Capela (Vilmar), Rogério e Léo; Julinho, Banana e Nei (Bira). Técnico: Airton Nogueira.
Bira, com Banana
Bira esteve presente em nove dos treze jogos que o Brasília disputou para chegar ao título de campeão brasiliense de 1977, tendo marcado três gols. Antes do campeonato, Bira integrou a equipe do Brasília que venceu o segundo Torneio Imprensa.
Logo depois, participaria, com o Brasília, do Campeonato Brasileiro da Série A. Foram onze jogos.
Em 1978, fez parte da equipe do Brasília que se sagrou, novamente, campeã brasiliense. Também disputou o campeonato brasileiro da Série A com o Brasília.
Brasília
Em 1979, retornou ao Taguatinga, por onde disputou treze jogos válidos pelo campeonato brasiliense desse ano.
Passou um pequeno período na Anapolina, de Anápolis-GO e, em 1981, disputou o campeonato brasiliense pelo Tiradentes, onde fez seu último jogo no dia 5 de julho de 1981, no Augustinho Lima, com derrota de 4 x 1 para o Sobradinho. O Tiradentes formou com Jaidan, Renato César, Nego, Lázaro e Joãozinho; Robson, Bira (Esquerdinha) e Ciso; Vicente Biônico, Messias e Tico. Técnico: Airton Nogueira.
Além de ponteiro esquerdo, Bira também atuava como ponta de lança.

POR ONDE ANDA VOCÊ, BIRA???


Nenhum comentário:

Postar um comentário