terça-feira, 10 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES: Ceilândia - 1982


Vinte e dois times disputaram o Campeonato de Futebol Amador da Ceilândia no ano de 1982.
Foram divididos em duas chaves, assim integradas:
Chave A: 24 F. C., Aliança, Atlético, Continental, Grêmio, Guadalajara, Guarany, O Norte, Real, Sol Nascente e Uberaba.
Chave B: 26 F. C., Apollo, Dom Bosco, Guariroba, Juventude, Nacional, Palmeiras, River, Tupy, Unidos e Vasco.
O Dom Bosco venceu o primeiro turno e o Juventude ganhou o segundo.
No dia 5 de dezembro de 1982 foi realizado o primeiro jogo da série melhor de três, quando o resultado ficou em zero a zero.
Uma semana depois, 12 de dezembro de 1982, um gol contra do jogador Ceará deu ao Dom Bosco o título de campeão da Ceilândia de 1982.
No jogo decisivo, o Dom Bosco formou com Edson, Cícero, Batista, Xavier e Nonato; Zé Pereira, Bieta e Neto; Chagas (Totonho), Zequinha e Osvaldo. Técnico: Edson Bonfim.
Pelo Juventude foram vice-campeões os jogadores Ranieri, Pio, Lorival, Celso e Clidenor; Ceará, Cláudio e Ricardo (Tercy); Pitonho (Luizinho), Risadinha e Pedrinho (Faísca). Técnico: Carlúcio dos Santos.
Com mais esse título, o Dom Bosco, fundado em 1975, passava a somar quatro campeonatos conquistados (1975, 1977, 1980 e 1982) contra dois do Juventude, um do Uberaba e o outro do Atlético.

ASPIRANTES

Já o campeonato de Aspirantes foi decidido entre Guariroba, vencedor do 1º turno, e 26 F. C., ganhador do segundo. Antes, nas duas partidas da série melhor de três pontos cada um obteve uma vitória. No primeiro encontro o Guariroba ganhou de 2 x 0, com dois gols de Wesley. No segundo, o 26 F. C. saiu vitorioso pelo placar de 4 x 0, com dois gols de Galego, Edson e Bugy.
Na terceira e decisiva partida, realizada no dia 26 de dezembro de 1982, o equilíbrio de forças predominou. No tempo normal de jogo, o placar não teve abertura, obrigando a conhecermos o campeão através da cobrança de penalidades máximas, quando o Guariroba venceu por 5 x 4. Xita, Fio, Franquês, Zezinho e Bosco converteram os pênaltis a favor do Guariroba.
O time campeão formou com Getúlio, Xita, Franquês, Assis e Onaldo; Nivaldo, Amarildo e Fio; Francismar (Roberto), Wesley e Zezinho. Treinador: Genário Silva.
O 26 F. C. atuou com Clóvis, Junior, Vilmar, Hamilton e Dinho; Edson, Adauto e Galego (Bolinha); Carlinhos, Arlon e Bugy. Técnico: Etevaldo Souza.
Em 1981, o campeão de aspirantes foi o Palmeiras.

MELHORES DO ANO

No dia 23 de dezembro de 1982, a União dos Esportes da Ceilândia (UEC) divulgou o resultado de uma enquete que escolheu os melhores do ano de 1982 no futebol amador da cidade.
Para indicar os destaques da Ceilândia, a UEC promoveu uma reunião que contou com as presenças dos membros de sua diretoria e os representantes de todos os clubes filiados. Além do melhor jogador, melhor treinador e melhor dirigente do ano, também foram escolhidos os atletas, dirigentes e técnicos como “revelações” de 1982.
O título de “melhor jogador” foi para o quarto-zagueiro Xavier, do Dom Bosco, empatado com Ceará, médio-volante do Juventude. A revelação foi o volante Edson, do 26 F. C.
O 26 Futebol Clube forneceu Irênio Moreira, responsável pelo time principal, e Etevaldo Souza, da equipe de aspirantes, respectivamente como “melhor técnico” e “técnico revelação”.
Miguel Félix, vice-presidente da UEC e da qual também é relações públicas, foi eleito como “melhor árbitro”, ficando Geraldo Pimenta como “árbitro revelação”.
Outros premiados foram Paulinho (Vasco) e Risadinha (Juventus), artilheiros do campeonato principal, ambos com 18 gols, e Japão (O Norte), goleador do certame de aspirantes, com 16 gols assinalados. Também receberam medalhas os goleiros Edilton (Real) e Ronaldo (Apollo), respectivamente, com sete e onze gols sofridos e que foram os menos vazados nas duas categorias.
A escolha dos destaques esportivos da Ceilândia foi no Centro Comunitário (QNN 5/7).

ENCERRAMENTO DO ANO

No dia 26 de dezembro foi realizado na Ceilândia o Quadrangular de Natal, reunindo o Dom Bosco, Guarany, Pioneira e Liverpool.
Na primeira rodada, o Dom Bosco venceu o Guarany por 2 x 0 e Pioneira e Liverpool empataram em 1 x 1 (nos pênaltis, vitória do Pioneira por 4 x 2).
Na decisão do torneio, o Dom Bosco venceu a Pioneira (sob a direção de Carlos José, ex-Taguatinga e Guará), por 1 x 0, gol de Lobinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário