segunda-feira, 23 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES: Gama - 1973


A Mini-Copa de Futebol Amador do Gama contou com a participação de oito equipes da cidade: Brasiliense, Coenge, Cruzeiro, Flamengo, Gaminha, Minas, Palmeiras e Vasco da Gama.
O certame começou em princípios do mês de novembro e as partidas foram realizadas no estádio do Centro Esportivo e Cultural do Gama. Numeroso público compareceu ao local para prestigiá-las.
No dia 30 de dezembro de 1973 foi encerrado o 1º turno, que apresentou a seguinte classificação final: 1º - Vasco da Gama, 3 pontos perdidos; 2º - Gaminha, 4; 3º - Palmeiras, 5; 4º - Cruzeiro, 6; 5º - Flamengo, 7; 6º - Coenge, 8; 7º - Minas, 9 e 8º - Brasiliense, 14 pontos perdidos (ou seja, perdeu as sete partidas que disputou).
De acordo com o regulamento da competição somente os quatro primeiros colocados se classificariam para a fase final do campeonato e estas foram, Vasco da Gama, Gaminha, Palmeiras e Cruzeiro. Esses times decidiriam, em um quadrangular, quem seria o campeão.
A última rodada do quadrangular somente foi realizada em 27 de janeiro de 1974.
Na preliminar, com início às 14 horas, jogaram Vasco da Gama x Cruzeiro. O Vasco sagrou-se vice-campeão ao vencer com facilidade: 3 x 0.
Às 16 horas teve início a partida que decidiu o campeonato, entre Gaminha e Palmeiras. Ao Gaminha bastava um simples empate para chegar ao título de campeão, mas em momento algum o time jogou pela igualdade no marcador. Praticando um futebol rápido e envolvente, acabou vencendo pelo dilatado placar de 4 x 1. 
O Gaminha realizou uma de suas melhores apresentações frente ao Palmeiras. Os gols do time campeão foram assinalados por intermédio de Diogo (2), Reco e Escurinho. Na partida decisiva, o Gaminha alinhou Hugo, Rosival, Domingos, Silva e Campos; Rildo e Diogo; Reco, Fernando, Chiquinho e Escurinho. Os maiores nomes do time campeão foram Rildo, Hugo e Reco, todos eles ex-integrantes de várias seleções amadoras formadas no DF.
Entre os aspirantes, os quatro finalistas foram Flamengo, Gaminha, Coenge e Minas.
A Comissão Organizadora da Mini-Copa do Gama tinha na Presidência Dionísio dos Santos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário