No
dia 27 de outubro de 1963, no Estádio Israel Pinheiro, teve início a melhor-de-três
em disputa do direito de acesso, entre Dínamo (campeão da Segunda Divisão) e
Alvorada (último colocado da Primeira).
Sob
arbitragem de Wilson Francini, o Alvorada venceu por 1 x 0, gol de Azulinho,
cobrando pênalti, aos 21 minutos do 1º tempo. O Alvorada formou com Toninho (Roberto), Veludo, Gaúcho,
Ronaldo e Cremonês; Cardoso e Azulinho; Morato, Raimundo, Moacir e João Carlos
(Batista). Técnico: Juvenal. O Dínamo foi derrota com essa composição: Sarmento,
Milton, Benicassa, Lúcio e Bazan; Carneiro e Luiz (Elmano); Adilson, Laerte, Isaías
e Abdorá. Bazan foi expulso de campo por jogo violento e Abdorá, por ofensas ao
árbitro.
No campo do Rabello (Estádio Paulo Linhares), no
dia 3 de novembro de 1963, aconteceu o segundo jogo da “melhor-de-três” entre
Dínamo e Alvorada.
Desta vez, o Alvorada não teve dificuldades para
vencer, por 4 x 1. Moacir abriu a contagem para o Alvorada, aos dez minutos,
após falha conjunta da defesa do Dínamo. Aos 25, Baiano empatou. Morato,
entrando numa bola rasteira lançada da esquerda, aos 38 minutos estabeleceu 2 x
1 em favor do Alvorada. No segundo tempo, aos 35 e 37 minutos, respectivamente,
Moacir e Morato voltaram a marcar, concluindo bons lançamentos em profundidade.
Desta forma, o Alvorada permaneceu na Primeira Divisão no ano de 1964.
Eduino Edmundo Lima foi o árbitro do jogo e expulsou
de campo, ainda no primeiro tempo, dois jogadores do Dínamo: Benicassa e Bazan.
As equipes formaram assim:
ALVORADA – Roberto, Veludo, Gaúcho, Ronaldo e
Cremonês; Cardoso e Azulinho; Dorico, Morato, Moacir e Luís. Técnico: Juvenal.
DÍNAMO – Sarmento, Benicassa, Malha, Carneiro e
Lúcio; Hiroito e Elmano; Laerte, Baiano, Isaías e Bazan.
Foi a única vez que aconteceu esse tipo de disputa.
Nota: este jogo
estava marcado para o Estádio Aristóteles Góes. A cerca do estádio foi
parcialmente destruída pelo temporal. A transferência, em cima da hora, para o
Estádio Paulo Linhares, conspirou contra a renda, que ficou apenas em 10 mil e
duzentos cruzeiros.
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