quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

AS DECISÕES: melhor-de-três em disputa do direito de acesso - 1963


No dia 27 de outubro de 1963, no Estádio Israel Pinheiro, teve início a melhor-de-três em disputa do direito de acesso, entre Dínamo (campeão da Segunda Divisão) e Alvorada (último colocado da Primeira).
Sob arbitragem de Wilson Francini, o Alvorada venceu por 1 x 0, gol de Azulinho, cobrando pênalti, aos 21 minutos do 1º tempo. O Alvorada formou com Toninho (Roberto), Veludo, Gaúcho, Ronaldo e Cremonês; Cardoso e Azulinho; Morato, Raimundo, Moacir e João Carlos (Batista). Técnico: Juvenal. O Dínamo foi derrota com essa composição: Sarmento, Milton, Benicassa, Lúcio e Bazan; Carneiro e Luiz (Elmano); Adilson, Laerte, Isaías e Abdorá. Bazan foi expulso de campo por jogo violento e Abdorá, por ofensas ao árbitro.

No campo do Rabello (Estádio Paulo Linhares), no dia 3 de novembro de 1963, aconteceu o segundo jogo da “melhor-de-três” entre Dínamo e Alvorada.
Desta vez, o Alvorada não teve dificuldades para vencer, por 4 x 1. Moacir abriu a contagem para o Alvorada, aos dez minutos, após falha conjunta da defesa do Dínamo. Aos 25, Baiano empatou. Morato, entrando numa bola rasteira lançada da esquerda, aos 38 minutos estabeleceu 2 x 1 em favor do Alvorada. No segundo tempo, aos 35 e 37 minutos, respectivamente, Moacir e Morato voltaram a marcar, concluindo bons lançamentos em profundidade. Desta forma, o Alvorada permaneceu na Primeira Divisão no ano de 1964.
Eduino Edmundo Lima foi o árbitro do jogo e expulsou de campo, ainda no primeiro tempo, dois jogadores do Dínamo: Benicassa e Bazan. As equipes formaram assim:
ALVORADA – Roberto, Veludo, Gaúcho, Ronaldo e Cremonês; Cardoso e Azulinho; Dorico, Morato, Moacir e Luís. Técnico: Juvenal.
DÍNAMO – Sarmento, Benicassa, Malha, Carneiro e Lúcio; Hiroito e Elmano; Laerte, Baiano, Isaías e Bazan.
Foi a única vez que aconteceu esse tipo de disputa.

Nota: este jogo estava marcado para o Estádio Aristóteles Góes. A cerca do estádio foi parcialmente destruída pelo temporal. A transferência, em cima da hora, para o Estádio Paulo Linhares, conspirou contra a renda, que ficou apenas em 10 mil e duzentos cruzeiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário