segunda-feira, 4 de julho de 2022

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Lucas



João Lucas Rodrigues, o Lucas, nasceu em Paracatu (MG), no dia 21 de outubro de 1954. Começou no futebol nas categorias de base do Unaí Esporte Clube, clube da cidade do mesmo nome, em Minas Gerais.
Em 1971 foi para o juvenil do Atlético Mineiro. Quando achava que continuaria defendendo o alvi-negro de Belo Horizonte, seus pais vieram para Brasília e Lucas os acompanhou.
Aqui chegou no final de 1972. No ano seguinte, disputou sua primeira competição oficial em Brasília: o campeonato amador da cidade, promovido pela Federação Desportiva de Brasília. Ficou em segundo lugar na lista dos artilheiros, marcando 10 gols. Um fato curioso: no primeiro turno, Lucas defendeu a A. A. Serviço Gráfico, tendo marcado 6 gols, liderando a tábua de artilheiros. A A. A. Serviço Gráfico, então, desistiu de participar do segundo turno, e Lucas transferiu-se para o Ceub, quando marcou mais quatro gols, um deles, o mais importante, o que lhe valeu o título de campeão, na vitória de 1 x 0 sobre o Relações Exteriores, na decisão do campeonato. Para fechar o ano com chave de ouro, integrou a seleção dos melhores do campeonato, escolhida pelo Jornal de Brasília.
No curto campeonato de 1974, foi o vice-artilheiro da competição, com quatro gols marcados pelo Ceub, que ficou em 4º lugar.
Voltou a destacar-se entre os artilheiros no campeonato de 1975, quando ficou com o primeiro lugar, tendo marcado 11 gols. Ainda assim, o Ceub não alcançou bons resultados, ficando na quinta posição.
Em 1976, finalmente, faz sua estréia no time profissional do Ceub. O Ceub ia muito bem no campeonato, havia vencido dois dos três turnos previstos e Lucas acompanhava o bom rendimento do clube marcando seus gols, 10 no total. Foi quando aconteceu toda a confusão por conta de escolher o representante de Brasília para o Campeonato Brasileiro e o Ceub resolveu se retirar da disputa. A Federação anulou todos os resultados obtidos pelo Ceub, inclusive os gols de Lucas, registrando como artilheiro, seu amigo Rogério, do Brasília, que tinha nove gols. Depois que o Ceub acabou, Lucas ficou mais de seis meses sem jogar futebol.
Vale destacar que Lucas é o maior artilheiro do futebol brasiliense na década de 70, tendo marcado 35 gols (10 em 1973, 4 em 1974, 11 em 1975 e 10 em 1976) em jogos válidos pelo campeonato do Distrito Federal. Andou jogando algumas partidas pelo Brasília e pelo Gama mas, como o futebol de Brasília continuava sem estrutura, resolveu optar pelos estudos (fez Estatística na UnB) e, aos 23 anos, abandonou o futebol. Hoje em dia participa de peladas pelos clubes sociais de Brasília.
Jogava em duas posições no ataque: na ponta-direita e também de centro-avante, sempre com a mesma eficiência para marcar gols. Dava muito trabalho às defesas pela sua mobilidade constante e velocidade quando partia em direção ao gol.




Um comentário:

  1. Bom dia, sou torcedor a mais de uma década do Ceilândia, nos últimos anos tive acesso a uma empresa que fabricou um modelo de 1987 (Camisa titular na cor preta) e conversando com a mesma, existe a possibilidade de confeccionar o modelo de 1987 na cor branca, eu gostaria de saber se o senhor possui fotos no seu acervo, pois esta camisa branca, diferente da preta, possui um patrocínio nela, mas de difícil visualização pro rapaz que confecciona a camisa, me parece ser um logotipo antigo da Demacol, mas não consigo achar em lugar nenhum um modelo do logotipo antigo e de acordo com o rapaz uma imagem melhor e com mais detalhes podem ser o suficiente pra tentar replicar esta camisa.
    Se for da sua curiosidade como está o modelo titular de 87 que eles replicaram, segue o link entre aspas " https://www.sportsretro.com.br/times-do-centrooeste/camisa-retro-do-gama-1991-verde-confecc-o-em-ate-18-dias-uteis-7065 ".
    Pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail: felly314@gmail.com

    Desde já agradeço !!

    ResponderExcluir