sexta-feira, 1 de julho de 2022

TÚNEL DO TEMPO: O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS (1 a 31 DE JULHO DE 1962)


01.07.1962
Teve início o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 1962, Taça “Juscelino Kubitschek”. Neste ano, os clubes foram divididos em duas zonas: Norte e Sul. A Zona Norte era composta por: Nacional, Rabello, Defelê, Guanabara e Alvorada; Zona Sul: Guará, Colombo, Grêmio, Cruzeiro e Presidência.
A Equipe do Planalto foi suspensa pelo TJD e não participou do Campeonato.
A primeira rodada apresentou quatro jogos. No Estádio Vasco Viana de Andrade, o Grêmio foi surpreendido pelo visitante Guará, que aplicou-lhe goleada de 4 x 0, gols de Raimundinho (2), Zezito e Zizi. No Estádio Israel Pinheiro, o Colombo passou pelo Presidência, por 3 x 0, gols de Tião I (2) e Tião II. Guanabara e Defelê empataram em 2 x 2, no Estádio Aristóteles Góes. Hélio e Eli marcaram para o Guanabara e Zenildo (contra) e Ely para o Defelê. O quarto jogo foi disputado no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo. Vitória do Nacional sobre o Alvorada, por 2 x 1, gols de Zezito e Juvenil (contra) para o Nacional e Joãozinho para o Alvorada.

02.07.1962
O Esporte Clube La Salle é expulso do quadro de clubes da Federação Desportiva de Brasília. A agremiação não pagava suas mensalidades e outros tributos e não apresentou atletas para registro.

04.07.1962
Criadas as federações de basquetebol, futebol de salão e pugilismo, ficando extintos da Federação Desportiva de Brasília os departamentos referentes a essas modalidades esportivas.

08.07.1962
Segunda rodada do campeonato brasiliense de 1962. O destaque maior foi a estréia do Rabello, que aplicou goleada de 5 x 0 sobre o Alvorada, gols de Aniel, Paulo (2), Joãozinho e Arnaldo. O jogo foi disputado no Estádio Paulo Linhares, de propriedade do Rabello.
O Grêmio recuperou-se e venceu o outro estreante da rodada, o Cruzeiro do Sul, por 1 x 0, gol de Otílio. Detalhe negativo do jogo: o Cruzeiro do Sul atuou com 7 jogadores.
O Nacional marcou 2 x 0 sobre o Guanabara, no Estádio Aristóteles Góes. Zezito e Cláudio marcaram os gols.
O único jogo sem vencedor foi entre Guará e Colombo: 2 x 2, no Estádio Israel Pinheiro. Os gols foram de Edinho (2) para o Guará e Tião II e Cid para o Colombo.

15.07.1962
Prosseguiu o campeonato brasiliense de 1962, com a realização de mais quatro jogos.
No Estádio Israel Pinheiro, o Guará goleou o Presidência, por 7 x 2, com gols de Aderbal, Zezito (3), Edinho e Clemente (2) para o Guará e Omar (2) para o Presidência.
A outra goleada da rodada aconteceu no jogo Colombo x Cruzeiro do Sul. O placar foi de 5 x 0 a favor do Colombo, com gols de Índio (2), Cid (2) e Tião I.
O Rabello encontrou muitas dificuldades para vencer o Guanabara no Estádio Aristóteles, por 2 x 1. Hélio marcou para o Guanabara e Paulo e Aniel para o Rabello.
Outro jogo com placar apertado aconteceu no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo. Ali, o Defelê derrotou o Nacional, por 3 x 2. Ely e Invasão (2) fizeram os gols do Defelê e Bessini (2) para o Nacional.

22.07.1962
O destaque da quarta rodada do primeiro turno do campeonato brasiliense de 1962 foi o clássico Rabello x Defelê. Jogando em seu estádio, Paulo Linhares, o Rabello soube tirar proveito disto e venceu por 2 x 1. Arnaldo e Matias marcaram para o Rabello e Zé Paulo para o Defelê.
No Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Guanabara superou o Alvorada, por 2 x 0, gols de João e Francisco.
Nos outros dois jogos, empate em 1 x 1.
No Estádio Israel Pinheiro, jogaram Cruzeiro do Sul e Presidência. Foguinho marcou para o Cruzeiro do Sul e Omar para o Presidência.
Com gols de Aragão para o Grêmio e Tião I para o Colombo, Grêmio e Colombo empataram no Estádio Vasco Viana de Andrade.


25.07.1962

Presentes representantes de 12 associações: Guanabara, Defelê, Alvorada, Colombo, Presidência, Cruzeiro do Sul, Nacional, Guará, Rabello e Grêmio (esses com direito a dois votos), Brasil Central e Sobradinho (por estarem licenciados, tinham direito a um voto), aconteceu a eleição para Presidência da Federação Desportiva de Brasília.

Após escrutínio secreto, foram eleitos: para Presidente, Ademar Gomes Moreira, com 12 votos, para 1º Vice-Presidente, Hélio Carvalho de Almeida, com 11 votos e para 2º Vice-Presidente, Wilson Antônio de Andrade, com 11 votos. Os demais dirigentes foram:
Secretário da Presidência: Arlindo Ferreira Pinto; Diretor do Departamento de Futebol: Aliatar Pinto de Andrade; 1º Secretário: Alcides Freitas; 2º Secretário: Nelson Coimbra de Senna Dias; Diretor Tesoureiro: José Carlos de Alvim Botelho; Diretor de Relações Públicas: Wilson Rogério e Diretor da Escola de Árbitros: Ariovaldo Salles.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos Alexandre Markus, Jorge Bruno de Araújo e Ricardo Alfredo de Barros, para membros efetivos, e Ciro Machado do Espírito Santo, Luiz da Silva e Sérgio Leal para suplentes.
Para o Tribunal de Justiça Desportiva foram eleitos: Efetivos – Hugo Mósca, Henrique Andrada, Sérgio Ribeiro da Costa, Daniel Aarão Reis, Carlos Baleeiro, Jarbas Fidélis de Souza e Pércio Gomes de Mello. Suplentes – Sylvio de Pyro, Assu Guimarães, Ildeu Diniz, Rubens Furtado e Aloysio Silveira.

29.07.1962
A surpresa da rodada foi a derrota do Rabello diante do Nacional: 1 x 0, gol de Nilson. O jogo foi no Estádio Aristóteles Góes.
Também tivemos a goleada de 6 x 2 do Defelê sobre o Alvorada, no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo. Ramiro (2), Oswaldo, Sabará e Ely (2) marcaram os gols para o Defelê e Edmundo e Manoel para o Alvorada.
No Estádio Vasco Viana de Andrade o Grêmio ganhou do Presidência, por 2 x 0, gols de Medalha (contra) e Aragão.
O Guará venceu o Cruzeiro do Sul, por 1 x 0, gol de Zizi. O jogo foi realizado no Estádio Israel Pinheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário