quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OS CLUBES DO DF: Guadalajara


Ainda sob a empolgação da conquista do tricampeonato mundial pela Seleção Brasileira, no México, um grupo de amigos se reuniu para fundar um clube esportivo. A reunião aconteceu no dia 15 de julho de 1970, às 20 horas, na residência de Manoel Ferreira de Souza, à Rua 17, Casa 32, no Núcleo Bandeirante.
O nome escolhido para a nova associação foi ESPORTE CLUBE GUADALAJARA. As cores oficiais eram a vermelha e a preta. O primeiro uniforme era formado por camisa com faixas horizontais nas cores vermelha e preta, com golas e punhos pretos, calção branco e meiões com faixas horizontais vermelhas e pretas. No segundo, a camisa era branca, com duas faixas horizontais nas cores vermelha e preta, números vermelhos, calção branco e meiões vermelhos.
Em seguida, procedeu-se a eleição da primeira diretoria do novo clube, que ficou assim constituída: Presidente – Miguel Pereira de Carvalho; Vice-Presidente – Junovaldo Gonçalves Santana; 1º Secretário – João Batista de Morais; 2º Secretário – João Lauriano Lúcio; 1º Tesoureiro – José Pereira Fernandes; 2º Tesoureiro – José Ribeiro de Souza; Diretor de Esportes – Tirçon Zeferino Gomes; 1º Diretor Social – Isolino Mariano dos Santos e 2º Diretor Social – Geraldo Pedro Antunes.
Pouco tempo depois, o Guadalajara conseguiu construir sua sede na Ceilândia.
O Guadalajara demorou para aderir ao futebol. Somente na reunião de 13 de junho de 1975 a prática do futebol foi incrementada no novo clube.
No Regulamento Geral do clube, constava: “§ 3º - Determinar que os atletas adquiram seus materiais esportivos de uso pessoal, tais como chuteira, ataduras, sungas etc., pois o E.C.G. só fornecerá camisa, calção e meiões para os jogos de caráter amistoso ou oficial”.
Mesmo com pouca estrutura, o Guadalajara resolveu participar da sua primeira competição oficial ainda em 1975.
Foi a I Copa Arizona de Futebol Amador, com início em 19 de março daquele ano. A competição reuniu 64 equipes amadoras de todo o Distrito Federal e o Guadalajara conseguiu terminar entre os oito finalistas.
Logo depois, filiou-se à Federação Metropolitana de Futebol. Nessa condição, foi convidado a participar de um torneio quadrangular promovido pela Federação e que contou com as participações de A. A. Relações Exteriores, E. C. Canarinho e Humaitá E. C.
Fez sua estréia no dia 6 de julho, sendo derrotado pelo Canarinho (2 x 0). No dia 13 de julho, empatou com o Humaité (1 x 1) e, no dia 3 de agosto encerrou sua participação no torneio sofrendo uma goleada diante da Relações Exteriores (6 x 3). Ficou na quarta e última colocação no torneio.
Voltou a ficar na última colocação no Campeonato Brasiliense de 1975, competição disputada por oito clubes em dois turnos e iniciada no dia 20 de setembro. Formado em sua maioria por ex-jogadores do Colombo e do Piloto, a campanha do Guadalajara foi esta: 14 jogos, 1 vitória, 2 empates e 11 derrotas; 9 gols a favor e 40 contra. Somou apenas quatro pontos ganhos.
Sua única vitória aconteceu no dia 8 de dezembro, no Pelezão: 2 x 1 sobre o Humaitá.
Seus artilheiros foram: Chiquinho (4), Messias (3), Freitas e Durval.
Seu último jogo aconteceu no dia 20 de dezembro, com derrota para o Ceub, pelo placar de 4 x 2.
No ano seguinte, 1976, foi definitivamente instalado o profissionalismo no futebol de Brasília e o Guadalajara resolveu continuar disputando apenas as categorias de base e, a partir de 1978, o campeonato amador promovido pela Federação de Brasília, sem nenhuma conquista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário