domingo, 5 de agosto de 2012

DOCUMENTO HISTÓRICO


ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL DA FEDERAÇÃO DESPORTIVA DE BRASÍLIA, REALIZADA EM DEZESSEIS DE MARÇO DE MIL NOVECENTOS E CINQÜENTA E NOVE

Aos dezesseis dias do mês de março do ano de mil novecentos e cinquenta e nove, reuniram-se na cantina do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), às vinte e uma horas, de acordo com o Edital de Convocação previamente divulgado, os representantes dos clubes desportivos de Brasília para o fim especial de aprovar os Estatutos e fundar a “Federação Desportiva de Brasília”, elegendo ainda o Presidente e Vice-Presidentes da referida entidade.
Inicialmente foi constituída a Mesa Dirigente, integrada pelos seguintes membros: Tenente Agenor Rodrigues, Dr. Rodrigo José Coelho de Albergaria e Dr. Acary Oliveira, Comandante Orlando Gaglionone e senhores Ernesto Lenk e Osvaldo Cruz Vieira. A seguir foram verificadas as credenciais de cada delegado, comprovando-se a presença dos seguintes representantes: Antônio Efigênio Gomes, pelo Banco de Crédito Real de Minas Gerais S.A.; Edmundo Prado e Gabriel da Costa Filho, pelo Central Clube Nacional de Brasília; Cláudio Espínola Leal Costa e Cyro Torres, pela Construtora Pacheco Fernandes Dantas Ltda.; Carlos Magno Maia Dias, pelo Novo Horizonte Atlético Clube (IAPTEC-Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas); Francisco José Meinberg, pelo Paranoá Clube e Aero Clube; Osvaldo Cruz Vieira, pelo Clube de Regatas Guará; Ayrton Pinheiro de Almeida, pelo IAPB-Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários; José Silva Laranjeira, pelo Rabello Futebol Clube, José da Silva Sobrinho, pelo Brasil Central Atlético Clube, Adonias Ferreira dos Santos (E.C. SAPS) e ainda Duílio Costa, pela Construtora Planalto Ltda.
Abertos os trabalhos pelo engenheiro Rodrigo José Coelho de Albergaria, foi dada a palavra ao Tenente Agenor Rodrigues, que fez circunstanciada exposição sobre os objetivos da reunião e agradeceu a presença dos representantes dos clubes que, assim, se propunham à criação da Federação Desportiva de Brasília.
Consoante a ordem do dia, foram colocados em discussão os Estatutos elaborados pela Comissão constituída pelos senhores Agenor Rodrigues, Rodrigo José Coelho de Albergaria e Inezil Penna Marinho, este último relator e, em seguida, submetidos à votação, tendo sido aprovados na íntegra. Imediatamente, por intermédio de seu representante, o Clube de Regatas Guará apresentou seu requerimento de filiação ao qual fez juntada de um exemplar de seus Estatutos, devidamente impressos.
A fim de que pudessem ser coordenados os trabalhos para a eleição do Presidente da Federação Desportiva de Brasília, foi a sessão suspensa por dez minutos. 
Reiniciados os trabalhos, o representante do Central Clube Nacional de Brasília propôs que a eleição do Presidente se verificasse por aclamação, o que não pôde ser aceito face ao disposto nos Estatutos, que estabeleciam votação secreta para a eleição presidencial. Procedida a votação na forma estatutária, foram designados para escrutinadores os representantes do Aero Clube, do Novo Horizonte e do Central Clube Nacional de Brasília, que apresentaram o seguinte resultado da eleição para Presidente: Dr. Rodrigo José Coelho de Albergaria, nove votos, Tenente Agenor Rodrigues, dois votos, e Dr. Inezil Penna Marinho, um voto. O Presidente recém-eleito foi imediatamente empossado tendo dirigido palavras de agradecimento e prometido envidar todos os esforços para a grandeza da novel Federação. O representante do Aero Clube propôs uma homenagem ao Tenente Agenor, pioneiro e incansável batalhador da organização da Federação. Usou ainda da palavra o representante da CAPFESP-Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e de Empresas do Serviço Público para congratular-se com o Presidente recém-eleito e augurar-lhe as maiores felicidades em sua gestão. Após vários outros oradores, foi iniciada a votação para os três Vice-Presidentes, que apresentou o seguinte resultado:
Primeiro Vice-Presidente: Luiz Gonzaga Contart e Orlando Gaglionone, empatados com quatro votos; Arthur Salviano, três votos, e Dr. Acary Oliveira, um voto;
Segundo Vice-Presidente: Teodoro Bayma de Carvalho, cinco votos; Luiz Gonzaga Contart, dois votos; Dr. Acary Oliveira e Arthur Salviano, um voto;
Terceiro Vice-Presidente: Capitão Kleber Gomes Teixeira, cinco votos; Eduardo Prado, Ernesto Lenk, Orlando Gaglionone e Oswaldo Cruz Vieira, um voto cada.
Como a votação para Primeiro Vice-Presidente estivesse empatada, novo escrutínio foi realizado, que apresentou o seguinte resultado: Orlando Gaglionone, seis votos; Luiz Gonzaga Contart, cinco votos e um voto em branco.
O Presidente proclamou então os Vice-Presidentes eleitos, também imediatamente empossados pela Assembléia Geral, a saber: Primeiro Vice-Presidente: Orlando Gaglionone; Segundo Vice-Presidente: Teodoro Bayma de Carvalho e Terceiro Vice-Presidente: Capitão Kleber Gomes Teixeira.
Devido ao adiantado da hora, propôs o Presidente que a eleição dos membros do Conselho Fiscal ficasse para a próxima reunião da Assembléia Geral, marcando-a para o dia primeiro de abril de mil novecentos e cinqüenta e nove, às vinte horas, no mesmo local, isto é, cantina do IAPI.
Pelo representante do Central Clube Nacional de Brasília foi proposto e aprovado um voto de louvor ao doutor Inezil Penna Marinho pela presteza com que elaborou os Estatutos da Federação Desportiva de Brasília e o esforço dispendido para que se efetivasse a organização da citada Federação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário