segunda-feira, 30 de julho de 2012

FICHA TÉCNICA: Toco


Edson Esteves de Azevedo, o Toco, nasceu em Luziânia (GO), no dia 17 de outubro de 1937.
Filho de Sidney Esteves de Azevedo, chamado carinhosamente pelos amigos de Neném Barbeiro, e de Cilda Maria de Araújo, Toco foi considerado um dos melhores jogadores da região. Tinha grande habilidade, era exímio cabeceador e chutava bem com os dois pés. Tudo isso fruto de muito treinamento. Era o primeiro a chegar e o último a sair do campo.
Muitos afirmam que ele nasceu na época errada. Se fosse hoje, com certeza seria convocado para a Seleção Brasileira e jogaria em um grande clube da Europa. Atuou em uma época que o futebol não era tão divulgado. Estreou no time do Luziânia em 1950, com 13 anos de idade em uma derrota por 2 x 0, para o time do Cristalina e nessa partida o seu pai Neném Barbeiro pediu aos zagueiros adversários que evitassem o jogo violento para cima de seu menino!
Neste jogo, o Luziânia perdeu dois pênaltis, com Zé Leite e Jair Dentista, e atuou com Filhinho, Zé Ratinho, Zé Leite, Zelão e Sinhor; Antônio Alfaiate, Wanderlan e Toco; Francisco, Otávio Carneiro e Orlando Roriz.
Toco foi o autor do primeiro gol do Luziânia em um campeonato profissional, no dia 26 de junho de 1966, na vitória de 3 x 1 sobre o Defelê. O gol foi marcado em cobrança de pênalti sofrido por Bubu e cometido por Décio aos 38 minutos do primeiro tempo.
O seu excelente futebol chegou a despertar o interesse de grandes times do futebol brasileiro, como Corinthians, Ponte Preta, Grêmio, Cruzeiro e Vasco da Gama.
Além do Luziânia, defendeu outros times, tais como Cristalina, Planaltina, Formosa, Rabello, Guará, Colombo, Ypiranga, de Anápolis, e Sírio Libanês, de Goiânia. Foi convocado algumas vezes para defender a Seleção de Brasília.
Detém o recorde de ter marcado cinco gols em seis jogos consecutivos. Primeiro, jogando pelo Planaltina, enfrentando o Cosmos, de Brasília. Em seguida, marcou cinco gols com a camisa do Luziânia contra os times do Sobradinho, Planalto, Nacional, de Brasília, e Seleção de Paracatu.
Encerrou a carreira em 1970, após grave contusão no joelho direito. O seu último jogo foi pelo Vasquinho de Zé Preto, quando venceu por 3 x 1 o time do Orizona.
Foram poucas as homenagens que as autoridades esportivas e políticas fizeram em reconhecimento ao seu talento e pelo que ele fez em prol do Luziânia e do desporto da cidade. O troféu do XVIII campeonato amador de Luziânia (recebido pelo campeão Juventus, da Cidade Ocidental) levou o seu nome. Além disso, recebeu um troféu na inauguração do estádio Serra do Lago, em 1992. Também em 2011, o campeão do XXXIX Campeonato Amador de Luziânia recebeu o troféu Edson Esteves de Azevedo “Toco”.
Toco considerava Juvenal, que foi zagueiro do Botafogo, o melhor técnico com quem já trabalhou.
Atualmente, Toco reside em Luziânia, onde é proprietário da loja Toco Materiais de Construção.

Colaboração: José Egídio Pereira, pesquisador do Luziânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário