segunda-feira, 9 de julho de 2012

OS CLUBES DO DF: Coenge


A firma de construção COENGE S.A. - Engenharia e Construções, pioneira na capital da República, na qual começou a operar em novembro de 1956, fundou, dez anos depois, em 14 de novembro de 1966, uma agremiação de futebol para manter vivo o clima de amizade e a união de todos os seus funcionários e operários.
Como o futebol é o esporte da paixão, do entusiasmo e da alegria, não foi difícil conseguir entre os componentes da firma a cooperação necessária para se formar uma equipe. A idéia pouco a pouco foi tomando corpo e o clube surgia para a alegria de todos. Embora houvesse a colaboração de toda a firma, alguns nomes se destacaram pela maneira com que se empenharam na campanha de organização e concretização do Coenge Futebol Clube, entre eles Edvaldo Batista Gesteira, Júlio César de Oliveira, Geraldo Augusto da Fonseca e Indalício de Souza Pinto. Estes devotados e conscientes não mediram esforços para levar a equipe a figurar dentre as melhores do Distrito Federal.
Constituída na maior parte por elementos da própria Companhia, o Coenge fundou a sua Sede Social à Quadra 9, Lote 10, Setor Comercial no Gama, onde promoveu suas reuniões para decisões e medidas a serem adotadas em relação ao clube. Além do futebol, o clube possuía quadras de voleibol, futebol de salão e grande parte recreativa, oferecendo, assim, diversão para todos os seus associados.
Como é do conhecimento de todos, o futebol sempre encontrou inúmeras dificuldades para a sua expansão em Brasília. Talvez pelo ritmo acelerado de construções, ou por falta de recursos de vários clubes, o futebol do brasiliense esbarrava sempre em alguns obstáculos.
Mesmo ciente das dificuldades, o Coenge nunca esmoreceu e enfrentou crises e problemas com grande disposição. Sua primeira diretoria foi constituída dos seguintes membros: Edvaldo Batista Gesteira (Presidente), Antônio de Sena Lopes (Vice-Presidente), Júlio César de Oliveira (1º Secretário), Genilson Almeida Alfena (2º Secretário), Geraldo Augusto Fonseca (1º Tesoureiro) e Indalício de Souza Pinto e Francisco Matheus, respectivamente Diretor de Esporte e Diretor Social.
Não demorou muito para começar a colocar nas prateleiras de sua sala de troféus inúmeras taças.
Foi tricampeão do Torneio de Aniversário do Gama (1967 a 1969), campeão do Gama em 1968, campeão invicto do Supercampeonato do Departamento Autônomo da Federação Desportiva de Brasília e, finalmente, sua maior conquista, o de campeão da Taça Brasília 1969, o campeonato oficial amador do Distrito Federal, do qual participaram 24 clubes do Distrito Federal.
Seu quadro social contava com cerca de 400 sócios, dos quais recebia todo o apoio e entusiasmo para vencer.
A campanha do clube foi excelente em todos os aspectos.
Nas tardes de domingo as cores preto e branco do Coenge Futebol Clube alegravam grande número de torcedores que levavam o seu grito incentivador para os jogadores que sempre procuravam corresponder.
Na campanha pela conquista da Taça Brasília o Coenge contou com 16 jogadores. Esses, depois de uma campanha ao longo de seis meses, conseguiram o título de campeões da Taça Brasília, quando todos acreditavam que o título ficaria de posse do Grêmio. Foi o prêmio pelo esforço despendido, pela luta e pela convicção de que conseguiriam o cobiçado troféu.
Na campanha da conquista da Taça Brasília, o Coenge contou com os seguintes jogadores: Hugo e Tonho (goleiros); Márcio Minhoca, Ferraz, Mauro, Tatá, Pelezão, Eustáquio, Divino, Pedrinho, Assis, Wilson e Xixico (defensores e meio-de-campo) e Noé, Pelezinho e Oscar (atacantes).
Antes de começar a participar das competições oficiais de 1970, o Coenge disputou alguns amistosos interestaduais, colhendo bons resultados, como, por exemplo, 1 x 1 com a Portuguesa, do Rio de Janeiro, 3 x 1 no Goiânia (GO) e 0 x 0 com o Tupi, de Juiz de Fora.
No mês de junho realizou excursão pelo interior de Goiás. Os resultados foram: 3 x 2 Mago, em Anápolis, 3 x 2 Jataiense, em Jataí e 2 x 1 Palmeiras, em Mineiros.
Logo depois, juntamente com outros sete clubes, participou do Torneio “Governador Hélio Prates da Silveira, realizado no período de 5 de julho a 16 de agosto de 1970, ficando com o vice-campeonato, atrás apenas do Grêmio. Foram sete jogos, 4 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. Marcou 19 gols e sofreu 7.
Veio o Campeonato Brasiliense de 1970, cuja primeira fase foi disputada por dez equipes, no período de 6 de setembro de 1970 a 8 de novembro de 1970. Apesar de ficar com a mesma pontuação do 5º e 6º colocados, nos critérios de desempate ficou com o sétimo lugar e de fora da Fase Final, do qual só participaram os seis primeiros colocados da Primeira Fase.
Em 1971, chegou a se inscrever para disputar o Torneio “Governador do Distrito Federal”, com mais dez equipes, competição iniciada em 21 de março de 1971. Esse torneio foi marcado por muitos WO pois muitos clubes estavam irregulares (débito com a Tesouraria da FDB) e suspensos de suas obrigações. O Coenge era um deles. Chegou a disputar três jogos e após várias penalizações por conta dos débitos junto a Federação, desistiu do restante do torneio, encerrado em 13 de junho de 1971.
Exatamente dois meses depois, em 13 de agosto de 1971, aconteceu a Assembléia que desfiliou seis associações, dentre elas o Coenge.
Nunca mais tomou parte de competições oficiais da Federação de Brasília mas até hoje continua disputando os torneios de futebol amador do Gama.


10 comentários:

  1. Coenge era uma verdadeira seleção, melhor que muito time profissional. Dava gosto ver jogando.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo desfiliado esse time fez muito sucesso no DF. E por muitos anos teve muito sucesso na cidade do Gama.
    Lembro um time fantástico formado por Cesar, Reco, Eduardo, Paulo, Carlão e Edivaldo. Mauricio, Tonica, Carlinhos, Juarez e Osmar.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muitas saudades do coenge me sinto orgulhoso de ter jogado nestes time. Fiz muitos amigos. Grandes craques, pelezinho, ferraz,garrinchinha, Mauro, pelezao, Noé e outros.
    Saudades

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem tive o prazer e fico orgulhoso de ter participado desse time.que saudade.eu sou o mixirica cunhado do santana-formigao

    ResponderExcluir
  5. Joguei no coenge tecnico santana joguei no vasco técnico sr.rubis joguei no gaminha técnico sr joaquim conheci ô Tim quê fundou ô gama conheço jogamosjunto na 13 do setor oeste ô corinto

    ResponderExcluir
  6. Fui vice campeão de brasilia pelo vasco empatamos cnom sobradinho ô juiz anulou um gol do vasco e ai sobradinho foi campeão a final foi no campo da abb na asa norte

    ResponderExcluir
  7. Joguei no pai Jeú do açougueiro do mercado do gaminha

    ResponderExcluir
  8. Eu, Márcio vulgo minhoquinha do coenge, tive o prazer de fundar, e jogar no coenge futebol clube. Convivi com os craques da época: vou citar o time que foi campeão de brasília e cujo time participei e fui também, campeão: no gol Hugo, Xixico lateral direito, Ferraz na zaga. Mauro cabeça de área, Elias zageiro,Eustáquio volante, Pelezão, junto com o Divino, fazia o meio campo, Eu na ponta direita,Noé (garrinchinha), Pelezinho e oscar eram os atacantes dessa equipe inesquecível e Campeão do DF em 1969.






    ResponderExcluir
  9. Eu vi muitas vezes esse coenge jogar. Só tinha craque. Gostava de ver pelezão no meio de campo distribuir a bola, tinha muita classe. Pelezinho jogava muito, tinha uma velocidade incrível. Parabéns ao coenge.

    ResponderExcluir