segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O ANJO DA GUARDA DE ROGÉRIO CENI


Haroldo Lamounier
No jogo São Paulo 1 x 1 Botafogo, ontem, no Morumbi, o goleiro Rogério Ceni quebrou o recorde de Pelé, ao disputar o jogo de número 1.117 com a camisa do tricolor paulista, quando se tornou o jogador brasileiro que mais vezes defendeu um mesmo clube.
Rogério Ceni considera o preparador de goleiros, Haroldo Lamounier, um dos principais responsáveis por sua longevidade não só na meta são-paulina, mas no futebol em si.
- O Haroldo é uma grande pessoa e um excelente profissional. Sem ele, até pela qualidade do trabalho que ele desenvolve aqui no São Paulo, não seria possível eu estender minha carreira ao longo de todos esses anos - declarou Ceni ao site oficial do clube.
O preparador de goleiros passou a trabalhar com a equipe principal do São Paulo no dia 5 de março de 2003, ou seja, são mais de dez anos de trabalho quase que diário com o ídolo e capitão Rogério Ceni.
- É uma data muito importante para minha carreira. Ver os resultados conquistados nestes anos todos é algo para ficar muito satisfeito. Participar da carreira do Rogério nestes 10 anos também foi muito gratificante. É uma satisfação muito grande completar essa data - declarou o preparador de goleiros.
Haroldo Lamounier Ferreira nasceu em Passos (MG), no dia 5 de abril de 1959. Transferiu-se para Brasília ainda muito jovem e começou a jogar futebol um pouco tarde,
com 16 anos de idade, nos campinhos da periferia de Brasília. No início, era só brincadeira, pelada com os amigos de escola e do bairro. De forma organizada, o futebol surgiu quando foi fazer um teste no time de juvenis da AABB, de Brasília, pouco antes de completar 19 anos.
A ideia de jogar como goleiro surgiu meio que por acaso. Na hora do alistamento, o técnico perguntou em que posição Haroldo jogava e ele respondeu que seria para a vaga que tivesse à disposição. Como o técnico disse que a única vaga restante era para goleiro, Haroldo não pensou duas vezes e se inscreveu. Foi aprovado no teste.
Não demorou para passar a defender um clube da Primeira Divisão de Brasília. Foi jogar no Brasília Esporte Clube. Haroldo era o goleiro do Brasília quando essa equipe perdeu a final do campeonato de juvenis de 1979 para o Gama.
No final desse ano foi o goleiro titular da Seleção Brasiliense no II Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-20. A seleção brasiliense passou pela primeira fase e foi eliminada pelo Paraná na Segunda. Martim Francisco foi o técnico dessa seleção, que também tinha como destaques os zagueiros Junior e Zinha e os armadores Marquinhos e Jânio
Ainda em 1979 chegou a disputar alguns jogos no time de profissionais do Brasília no campeonato brasiliense. O goleiro titular era o experiente Jonas e o reserva imediato Déo.
No começo de 1980 Haroldo foi o goleiro da Seleção Brasiliense de Juniors que enfrentou a
Seleção Brasileira da mesma categoria no amistoso de 11 de janeiro, no Estádio Serejão, em Taguatinga. O selecionado brasileiro que se preparava para as eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Moscou não teve vida fácil e o amistoso terminou com o placar de 1 x 1.
Suas boas atuações no Brasileiro de Seleções e nesse amistoso chamaram a atenção do Cruzeiro, de Belo Horizonte, para onde seguiu ainda em janeiro de 1980, para um período de testes.

Passado esse período, retornou ao seu clube, o Brasília, onde conquistaria dois títulos de campeão brasiliense em 1980 e 1982.  Neste ano, foi emprestado ao Taguatinga para disputar o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão (Taça de Ouro).
Depois do Brasília Haroldo defendeu muitos outros clubes, dentre eles,
Matsubara, do Paraná, Portuguesa, Juventus, Noroeste, Barretos, entre outros, até chegar no União F. C., de Mogi Mirim, em 1995, a convite de seu amigo Waldir Peres (ex-goleiro do São Paulo). No União, Haroldo conquistou o título de campeão da série A-3 do Campeonato Paulista e também encerrou sua carreira como jogador.
Um tempo depois que encerrou a carreira de jogador, Haroldo foi convidado para montar equipes de categorias de base no Centro Esportivo Joana D´Arc, em Mogi das Cruzes. Ficou lá dois anos, até que, em 1999, a direção do São Paulo o convidou para treinar os goleiros das categorias de base. Foram quatro anos treinando a garotada, até que, em 2003, Haroldo foi chamado para cuidar dos goleiros principais.
No São Paulo não parou mais de conquistar títulos e disputar finais dos principais campeonatos. Além disso, sob os conselhos de Haroldo, Rogério Ceni foi eleito o melhor jogador do Mundial Interclubes (2005), terceiro melhor goleiro do mundo em 2008 e vencedor de três Bola de Prata da revista Placar e duas de Ouro como melhor jogador do Campeonato Brasileiro (2007 e 2008).
Haroldo Lamounier é formado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes, onde estudou entre 2003 e 2006. É pai de dois garotos, um de 28 anos e outro de 18. O mais velho, Pedro Lamounier, também atua na área dos esportes, com treinamentos para times de futebol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário