quarta-feira, 14 de outubro de 2015

LONDRINA, DE PLANALTINA, COMPLETA 39 ANOS!




No dia de hoje, 14 de outubro de 2015, o Londrina, de Planaltina, está completando 39 anos de vida.

O Londrina Futebol Clube foi fundado em 14 de outubro de 1976 e é uma das equipes amadoras mais vitoriosas da cidade de Planaltina (DF).
Segundo relato do primeiro Presidente, Antônio Teodoro Ribeiro, o Saty, em 1976 ele era diretor de uma antiga equipe conhecida pelo nome de União. Depois da realização de diversas reuniões, decidiram que era o momento de ter uma estrutura melhor e trocar de nome, montar outra equipe. Naquele ano, o Londrina, do Paraná, disputava a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e fazia uma boa campanha. Assim, surgiu a ideia do nome Londrina Futebol Clube. No escudo, o ramo de café do clube paranaense foi substituído pela pedra fundamental de Brasília, que fica em Planaltina.
São considerados fundadores do Londrina Antônio Teodoro Ribeiro “Saty”, Hélio Crescêncio da Silva, Sebastião Marques Mafra, Ermelindo Alves de Oliveira Sobrinho “Mineiro”, Joacy Pereira dos Santos “Ziquinha” (Presidente do Conselho Deliberativo), Francisco Lira Freire, Israel Rodrigues Pauferro, Romilda Francisca de Oliveira, Hermínio de Oliveira, Sílvio de Souza Santos (Presidente do Conselho Fiscal), Joel Rodrigues Pauferro, Davi Ribeiro da Cunha, Valdmar Pereira da Silva, Miguel Aguiar e Adão Marim (in memoriam).
As reuniões sempre aconteciam na Quadra 06 da Vila Buritis.
O Londrina passou a treinar todos os sábados, com duas equipes, uma chamado de “cascudo” e a outra “titular”. Consequentemente, o Londrina foi se tornando um time respeitado e vitorioso em Planaltina.
O campeonato de futebol amador de Planaltina de 1979, uma promoção da Administração Regional de Planaltina, da então Liga Esportiva de Planaltina e do Centro de Desenvolvimento Social da cidade, foi disputado por 14 equipes: JK, Comercial, Veneza, Mestre D’Armas, Transbrasília, Planaltina E. C. (PEC), Londrina, Sobral, Montreal, IBDF, Novak, Lagoa, Colégio Agrícola e Floresta.
O Londrina foi vice-campeão do primeiro turno e não foi bem no segundo, ficando de fora da decisão do campeonato, vencido pelo Sobral.
Um ano depois, 1980, no campeonato promovido pelo Departamento Autônomo de Futebol Amador de Planaltina - DAFAP, que contou com a participação de 12 equipes, o Londrina venceu a primeira fase e garantiu uma vaga entre os quatro finalistas do segundo turno. Se vencesse essa fase também seria o campeão da cidade.
No dia 13 de julho de 1980, aconteceram os seguintes jogos válidos pelas semifinais: Londrina 1 x 0 Transbrasília e PEC 4 x 1 JK. Os vencedores jogaram entre si disputando o título da segunda fase do campeonato.
No dia 20 de julho aconteceu a final do 2º turno. O PEC venceu por 1 x 0, gol de Paulino, e conquistou o título de campeão do segundo turno.
Uma semana depois aconteceu a decisão do campeonato, no campo da Vila Vicentina, às 10:30 horas. O Londrina venceu o PEC por 1 x 0 e sagrou-se campeão do futebol amador de Planaltina. O gol de Gilberto foi marcado aos nove minutos do segundo tempo.
Para os dirigentes essa foi uma das melhores partidas já disputada em Planaltina. Um grande público compareceu ao campo.
O Londrina jogou e sagrou-se campeão com Airton, Rapé, Zecão, Pezão e João Silva; Ademir, Lio e Geraldo; Paulinho, Valdmar e Gilberto.
Para o campeonato de 1981, o DAFAP - Departamento Autônomo de Futebol Amador de Planaltina recebeu as inscrições de 14 equipes: Bangu, Esporte, Independente, JK, Londrina, Mancha Negra, Nacional, Olaria, Palmeiras, SEP, Sobral, URB, Veneza e Vila Nova.
O primeiro turno só foi decidido em 03.01.1982, no campo do JK, entre as equipes do Palmeiras, que jogava pelo empate, e do Londrina. Resultado: 1 x 1. Com isso, o Palmeiras conquistou o título do primeiro turno do campeonato de 1981. O treinador do Londrina era Saty. Novamente o Londrina não foi bem no segundo turno, vencido pelo Transbrasília, que decidiu o campeonato com o Palmeiras, que acabou tornando-se campeão de 1981.
Foi pelo Londrina que Garrincha fez a última partida de sua vida, em 25 de dezembro de 1982, no Estádio Adonir Guimarães, em Planaltina. Foi um amistoso do Londrina contra uma seleção da AGAP - Associação de Garantia ao Atleta Profissional, vencida por esta última, por 1 x 0, gol de Éder.
O Londrina só voltaria a vencer o campeonato amador de Planaltina em 1989, quando este já era promovido pela LIDESP - Liga Desportiva de Planaltina. Na final, com um gol de Galdino, venceu o Imperial por 1 x 0.
Na década de 90, Saty transferiu-se para Vila Velha (ES) e deixou a presidência do Londrina. Foi aí que apareceu o novo Presidente, João Nascimento Nery, um empresário que gostava muito de futebol e queria ser diretor de uma equipe forte da cidade.
O Londrina continuou sendo vitorioso, conquistando títulos do campeonato local e na Copa Planaltina.
Em 1990, o Londrina resolveu se aventurar e disputou o campeonato amador promovido pela Federação Metropolitana de Futebol, juntamente com mais 17 equipes. Fez parte da Chave “C”, quando ficou com a sexta e última colocação, não passando para a segunda fase da competição. Nos cinco jogos que disputou, conseguiu apenas um empate.
Voltou a ganhar o campeonato amador de Planaltina em 1992, quando, na final, venceu o Hawaí por 2 x 1. Serginho e Wellington Pezão marcaram os gols que deram o título de campeão ao Londrina.
No ano seguinte, 1993, mais uma vez disputou uma competição amadora promovida pela Federação Metropolitana de Futebol, desta vez o Torneio de Verão, competição que reuniu 24 equipes amadoras de todo o Distrito Federal. Em jogos eliminatórios, o Londrina chegou até a terceira fase, quando foi eliminado pelo Colorado, do Paranoá, que acabou se sagrando campeão. O Londrina terminou na nona colocação.
Em 1995, o Londrina sagrou-se campeão da primeira Copa Planaltina, depois de levar a melhor sobre o Operário, em dois jogos: 2 x 0 e 4 x 2.
Também em 1995, disputou a IV Copa dos Campeões, competição promovida pela Federação Metropolitana de Futebol e que reuniu vencedores de competições de todas as cidades satélites do DF. Não conseguiu passar para a segunda fase da competição ao terminar em quarto lugar na Chave “C”, composta por seis equipes.
Em 1999, o Londrina não deu chances a ninguém, vencendo de forma invicta o campeonato amador de Planaltina, disputado por pontos corridos.
Nos anos 2000, o Londrina conquistou dois campeonatos do futebol amador de Planaltina.
Em 2008, o Londrina fez “cabelo, barba e bigode”, ao tornar-se campeão das duas competições promovidas pela LIDESP. No campeonato, após uma final duríssima contra o Barcelona. No tempo regulamentar de jogo, o placar permaneceu sem alteração: 0 x 0, obrigando ambas as equipes a decidirem sua sorte na cobrança de pênaltis. Foram cobrados mais de cinco pênaltis por Claudinei pelo Londrina e Cleitola pelo Barcelona, com a vitória final pertencendo ao Londrina.
A Copa Planaltina também teve sua decisão nos pênaltis, entre Londrina e Amipol, novamente após empate de 0 x 0 no tempo regulamentar. Nas cobranças de penalidades máximas, o Londrina venceu por 4 x 2.
O último título conquistado pelo Londrina aconteceu em 2012. Na final, contra o Valencia, o Londrina marcou 3 x 1, com seus gols sendo marcados por Chacal, duas vezes, e Janiel.

ATUAL DIRETORIA (eleita em 2005)

A atual diretoria do Londrina é assim formada:
Presidente: Ermelindo Alves de Oliveira Junior
Vice-Presidente: Ermelindo Alves de Oliveira Sobrinho (Mineiro)
Diretor de Esportes: Joaquim Augusto da Silva
Conselheiros: João Nascimento Nery, Valdmar Pereira da Silva, David Ribeiro da Cunha, Sebastião Marques Mafra (Mafrinha), Juvenal Barbosa dos Santos, Robson Cezar Silva de Medeiros (Bisteca), Elias Bernardo de Souza Filho (Índio) e Francisco Lira Freire (Paulo Giao).
Desde criança, Ermelindo Junior acompanhava seu pai (Mineiro) aos jogos do Londrina, se tornando um torcedor apaixonando pela história e suas tradições.

Dentre os jogadores que fizeram parte dessa longa trajetória do Londrina, são destaques Paulo Giao, Galdino, Gilberto (pai de Kabila, que jogou no Gama), Valdmar (que substituiu Garrincha no jogo de 1982 e também já foi Presidente do Londrina, em 1989), Edson Marim “Edinho” e Serginho.

SALA DE TROFÉUS












E anotem em suas agendas! No ano que vem, neste mesmo dia, o Londrina estará completando 40 anos de vida, quem sabe com mais um título de campeão!




Nenhum comentário:

Postar um comentário