domingo, 5 de maio de 2024

JOGOS INUSITADOS: um empate de 5 x 5


Como não é um placar que acontece todos os dias, tivemos a preocupação de pesquisar no Google por outros jogos com esse resultado final. Passadas dezenas de páginas no Google, encontramos apenas três casos (se o amigo leitor se lembrar de mais algum, favor inserir nos comentários dessa postagem).
O primeiro foi um amistoso realizado na cidade de Brusque (SC), entre Carlos Renaux e o Botafogo, do Rio de Janeiro, no dia 30 de março de 1958. Depois de estar perdendo por 5 x 1, o alvinegro carioca reagiu e chegou ao empate de 5 x 5.
O segundo só veio a acontecer muitos anos depois, pelo Campeonato Inglês, na despedida de Sir Alex Ferguson do comando do Manchester United. No dia 19 de maio de 2013, West Bromwich e Manchester United voltaram a repetir esse mesmo placar: 5 x 5.
A última vez encontrada em nossa pesquisa foi no dia 5 de março de 2014. Naquele dia, em jogo válido pelo Campeonato Paulista da Série A-1, aconteceu outro jogo com placar inusitado: São Bernardo 5 x 5 Rio Claro.
Alguns amigos, dentre eles Raul Martins Dias, lembrou de mais dois: Portuguesa de Desportos 5 x 5 Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro de 2008, e Atlético Mineiro 5 x 5 Botafogo, no Campeonato Brasileiro de 1998.
Outros ainda lembraram de Arsenal 5 x 5 Liverpool, pela FA Cup de 2019, Corinthians 5 x 5 Portuguesa de Desportos no Torneio Rio-São Paulo de 1955, e Olympique Marseille 5 x 5 Lyon, pelo Campeonato Francês da temporada 2009/2010.

O JOGO INUSITADO da vez foi válido pelo 2º turno do Campeonato Brasiliense de 1998. No Estádio Rio Preto, em Unaí (MG), Itapuã e Planaltina não tinham mais chances de disputar o título. Pior ainda, eram penúltimo (Itapuã) e último (Planaltina) colocados entre os dez clubes que tomaram parte da competição.
Nos 17 jogos que ambos disputaram anteriormente, tinham perdido dez. Os ataques estavam rigorosamente iguais, ambos com 14 gols marcados até esse momento (média de 0,8 gols/jogo). Portanto, não era de se esperar um jogo com muitos gols marcados.
Mas o que se viu em campo foi um jogo de tirar o fôlego do início ao fim. Dois gols com menos de dez minutos de jogo e muita ofensividade. Consequência: um empate de 5 x 5.
Os visitantes saíram na frente logo aos seis minutos de jogo, através de Luciano. Um minuto depois, João Batista empatou para o Itapuã e novamente marcou aos 38, virando o placar para o time da casa.
Veio o segundo tempo e uma reação impressionante do Planaltina, que marcou três gols seguidos, por intermédio de Márcio, Luciano e Merrê, colocando o Planaltina em boa vantagem no placar: 4 x 2.
Nova reação do Itapuã, que marcou dois gols seguidos, empatando o jogo em 4 x 4. Os gols foram de Vilmar e Valdez.
Aos 36 minutos do 2º tempo, Fabinho marcou o quinto gol do Planaltina.
O jogo encaminhava-se para seu final quando, no último minuto, Lindomar, que havia substituído João Batista, marcou o quinto e último gol do Itapuã, decretando o incomum empate de 5 x 5.
A ficha técnica desse jogo foi a seguinte:

ITAPUÃ 5 x 5 PLANALTINA 
Data: 26.04.1998 
Local: Rio Preto, Unaí 
Árbitro: Nilton Castro de Souza 
Gols: Luciano, 6; João Batista, 7 e 38; Márcio, 54; Luciano, 64; Merrê, 65; Vilmar, 66; Valdez, 80; Fabinho, 81 e Lindomar, 90
ITAPUÃ: Edson, Paulo Henrique, Valdez, Cleiton e Evandro; Pedro (Décio), Zé da Estrada, Vilmar e João Batista (Lindomar); Muruim (Gê) e Robinho. Técnico: Osvaldo Pereira da Silva (Metralha).
PLANALTINA: Capucho, Fabinho, Joel, Alípio e Tita; Elton (Isaías), Merrê, Chico (Marcos) e Zé Carlos; Alemão (Márcio) e Luciano. Técnico: Zé Vasco (interino).