segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Moreirinha


Feliciano Moreira Rocha, o Moreirinha, nasceu em Macarani (BA), em 29 de janeiro de 1958 e foi para Brasília em 1961 quando, seu pai, Clarival Rocha, funcionário dos Correios e Telégrafos, veio trabalhar em Brasília e morar na Vila Planalto.
Com pouca opção de lazer, foi brincar de futebol e assistir aos jogos realizados nos campos do Defelê e do Rabello.
Com muita habilidade para conduzir a bola, Moreirinha passou a integrar as categorias de base do Defelê, sob o comando de Airton Nogueira, onde foi campeão do Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria Dente de Leite, em 1970, sendo integrante frequente das seleções do Distrito Federal.
Moreirinha foi convocado para a seleção infantil que enfrentou a Seleção da Guanabara, no Rio de Janeiro, no dia 22 de janeiro de 1972, perdendo de 1 x 0.
Após o Defelê encerrar de vez suas atividades, Moreirinha acompanhou o técnico Airton Nogueira indo para a equipe da AABB.
De 19 a 23 de abril de 1972, o Distrito Federal foi uma das seleções que disputou a Minicopa “Dedinho” (personagem da revista do Departamento de Educação Física e Desporto, do Ministério da Educação e Cultura - MEC. Foi uma competição que envolveu seis seleções estaduais. No dia 19, o DF estreou com vitória de 2 x 0 sobre Goiás. Moreirinha marcou o primeiro gol da competição e recebeu o troféu “Federação Desportiva de Brasília” das mãos do Coronel Antônio Ribeiro de Jesus.
Ainda no ano de 1972, Moreirinha integrou a equipe infantil da AABB, que se sagrou campeã da categoria num torneio patrocinado pelo DEFER (órgão do Governo do Distrito Federal), tornando-se artilheiro da competição com oito gols.
O Correio Braziliense de 19.01.1973 trouxe a seguinte nota: “MOREIRA NA GB - O ponta de lança Moreira, irmão do técnico Nelson Moreira, do Defelê, deverá ingressar na equipe do Fluminense, da Guanabara. O jogador seguirá em janeiro para aquela equipe, onde fará uma série de testes. Se agradar será integrado ao elenco juvenil do tricolor carioca”. Moreirinha preferiu ficar em Brasília.
Em 1973 foi a vez da AABB desativar sua equipe infanto-juvenil, que passou para a Novacap, para onde também foi o técnico Airton Nogueira. A Novacap acabaria se sagrando campeã brasiliense da categoria, ao vencer o Ceub na final do campeonato, disputada no dia 4 de novembro de 1973, no Pelezão. Foi uma decisão bastante equilibrada, quando a Novacap chegou à vitória por 2 x 1. As duas equipes eram formadas por diversos futuros craques do futebol brasiliense. Na equipe da Novacap, os destaques eram o goleiro Paulo Victor, os zagueiros Nenê e Nonoca, os meias Fernando, Moreirinha e Marco Antônio e os atacantes Cafuringa (que depois passou a ser chamado de Junior Brasília), os irmãos Robério e Rogério e Capela. No Ceub os maiores destaques eram o goleiro Déo, o meia Douradinho e os atacantes Elmo e Gilbertinho. O técnico do Ceub era Raimundinho.
Em fevereiro de 1974, quando foram reiniciadas as atividades do departamento infanto-juvenil do Ceub, vários jogadores foram cedidos ao Ceub nesta fase de implantação do quadro de infanto-juvenis: Capela, Junior Brasília, Marco Antônio, Moreirinha, Gilvan e Rodolfo. O técnico era Airton Nogueira.
Aos 16 anos, Moreirinha passou a jogar na equipe amadora adulta do Ceub (o clube mantinha uma equipe para disputar o campeonato amador do DF e outra profissional para disputar o Campeonato Brasileiro).
Não demorou para integrar a equipe profissional do Ceub. Nos meses de maio e junho de 1975 fez parte da delegação do Ceub que realizou excursão à África e Europa. Logo depois disputou o Campeonato Brasileiro.
Em 1976 Moreirinha disputou o primeiro campeonato da nova era profissional do Distrito Federal pelo Ceub, que chegou a vencer dois turnos e tinha tudo para conquistar o título de campeão daquele ano. Mas um imbróglio envolvendo a então CBD e a Federação local, acabou levando o clube à expulsão do campeonato e consequente extinção.
Moreirinha recebeu convites do Mixto, de Cuiabá (MT) e do Sampaio Corrêa, de São Luís (MA), mas preferiu ir fazer alguns testes no Esporte Clube Bahia, de Salvador (BA), cujo treinador, Orlando Fantoni, explicou que ele e alguns outros jogadores formariam uma espécie de “mistão” para disputar amistosos no interior da Bahia. Moreirinha preferiu retornar para Brasília.
Arranjou um emprego na Telebrasília, mas logo teve que deixá-lo, pois surgiu o convite para jogar no Brasília e as duas atividades se incompatibilizaram.
No novo clube, Moreirinha sagrou-se bicampeão nos anos de 1977 e 1978.
Em 1979, foi para o Taguatinga, a convite de Alaor Capella.
Retornou ao Brasília em 1980, quando novamente conquistou o título de campeão brasiliense.
Posteriormente, foi para o Gama, onde estreou de forma oficial no dia 14 de junho de 1981, no Bezerrão.
Em 3 de abril de 1982, assinou contrato para jogar no Tiradentes/DF, quando por lá estava Airton Nogueira. Defendeu o clube em todo o ano de 1982 e no dia 5 de junho de 1983, na vitória de 2 x 1 do Tiradentes sobre o Gama, marcou o primeiro gol do seu time. Mas o pior estava por vir: no segundo tempo, sofreu fratura do perônio, ficando afastado do elenco por quase quatro meses. Só voltou a vestir a camisa 10 do Tiradentes no dia 30 de outubro de 1983, no empate de 0 x 0 com o Brasília. Como não ficou 100% recuperado, Moreirinha aproveitou para encerrar sua carreira profissional.
Mas até hoje continua batendo sua bolinha em equipes de clubes sociais. No Minas Brasília Tênis Clube, já se tornou campeão por todas as categorias de veteranos. Na AABB, foi muitas vezes campeão defendendo o Trayra’s. Num dos campeonatos promovidos pelo clube bancário, o Trayra’s venceu por 9 x 0, todos os nove gols marcados por Moreirinha.


ACERVO ICONOGRÁFICO

Defelê


AABB

Seleção Infantil do DF

Novacap


Ceub




Brasília




Taguatinga

Gama

Tiradentes





Um comentário:

  1. ariston rocha drumon albuquerque28 de abril de 2017 às 14:46

    Moreirinha. Grande jogador de futebol e um excelente caráter. Tive oportunidade de jogar na seleção infantil tendo como técnico o irmão dele (Nélson). Depois jogamos juntos no CEUB. Sempre foi uma pessoa introvertida com muito senso de responsabilidade. Com a qualidade técnica, com certeza brilharia muito no futebol de hj. Forte abraço Moreirinha. E ao seu irmão bom de bola, mas muito esquentado, Vazinho.

    ResponderExcluir