terça-feira, 10 de janeiro de 2023

O(A)S TÉCNICO(A)S DO FUTEBOL BRASILIENSE: Ana Maria


Ana Maria Xavier de Moraes nasceu em Conceição do Castelo (ES) em 10 de janeiro de 1950, e passou sua infância em Volta Redonda (RJ).
Já naquele tempo não queria nada com brincar de boneca e casinha, típicas brincadeiras de menina. O que ela gostava mesmo era de ficar vendo a garotada jogar futebol na pracinha.
Aos 10 anos sua mãe foi trabalhar no Hospital de Base, em Brasília, e Ana Maria foi morar em Taguatinga.
Com 13 anos foi para Santos, morar com uma tia.
Aos 15, voltou para Brasília e teve seu primeiro contato com vários esportes ao se matricular no SESI, de Taguatinga.
Em um desses intervalos, resolveu assistir a uma aula de futebol ministrada por Raimundinho. Entrou no time de futebol e se destacou, ao ponto de ser convidada para continuar a treinar com os meninos. Alguns desses meninos, posteriormente, se transformariam em jogadores profissionais, como Roberto César (Cruzeiro-MG), Ernâni Banana e seu irmão Elmo.
Passou a ocupar várias posições no campo de futebol nas várias equipes que passou. Em uma delas, a do Clube de Indústria e Comércio de Taguatinga - CIT, se destacou mais quando foi organizado o primeiro campeonato de futebol feminino do DF, com a participação de equipes do Gama, Sobradinho, Planaltina e Asa Norte.
O CIT foi o campeão e Ana Maria a artilheira da competição, com 20 gols, atuando de ponta-esquerda e sendo a capitã da equipe.
Quase ao final do campeonato, sofreu uma fratura na tíbia e teve que parar de jogar futebol. Para não se afastar por completo do futebol, passou a exercer as funções de roupeira, massagista e preparadora de goleiros em equipes amadoras do Núcleo Bandeirante, Ceilândia e Taguatinga.
Na Desportiva Bandeirante era auxiliar do preparador físico. Quando o preparador físico não aparecia, Ana Maria é que comandava os exercícios. Como o titular faltava muito, Ana Maria assumiu o seu lugar, trabalhando um ano.
No final de abril de 1979, o técnico Alaor Capella transferiu-se da Desportiva Bandeirante para o Taguatinga. Ana Maria recebeu o convite do presidente do clube, João Aureliano Rodrigues, para ser a treinadora da equipe. Aceitou na hora.
Sua estreia como treinadora aconteceu em 29 de abril de 1979, no Pelezão, quando a Desportiva Bandeirante foi derrotada pelo Brasília, por 3 x 0, com dois gols de Ernâni Banana.
Dirigiu a equipe em 15 jogos, levando a equipe ao vice-campeonato no 1º turno e quarto colocado no segundo.
Depois que largou o futebol profissional, resolveu ser árbitra e passou a apitar jogos de equipes amadoras de Taguatinga e Ceilândia. Passou a dividir seu tempo como técnica em equipes amadoras como Neon Toldos e em clubes sociais, como o Grêmio Esportivo Brasiliense, após esse clube se desvincular do profissionalismo.
Em 1978 a Desportiva Bandeirante entrou para o Guinness Book por ser comandado por uma mulher: Ana Maria Xavier de Moraes. É provável que a Desportiva Bandeirante tenha se tornado o primeiro time a ter uma mulher no comando de um time profissional.
Passados tantos anos, Ana Maria ainda mantém vínculo com o futebol, desenvolvendo projetos na área de tecnologia esportiva por meio da Anna Sports.