terça-feira, 31 de janeiro de 2023

JOGOS PERDIDOS NA HISTÓRIA: a Portuguesa carioca em Brasília - 1970


No final de janeiro e início de fevereiro de 1970, a Associação Atlética Portuguesa, do Rio de Janeiro, esteve em Brasília para a disputa de dois amistosos.
O primeiro deles foi realizado no dia 31 de janeiro de 1970, contra a Seleção Juvenil do Distrito Federal, que se preparava para disputar o VI Campeonato Brasileiro da categoria, em Santo André (SP), nos meses de fevereiro e março desse ano.
O resultado final foi o empate de 1 x 1.

SELEÇÃO JUVENIL DO DISTRITO FEDERAL 1 x 1 PORTUGUESA (RJ)
Data: 31 de janeiro de 1970
Local: Pelezão
Árbitro: Geraldo Delfino (DF)
Renda: NCr$ 2.000,00
Gols: Luiz, 12 e Boraes, 67
Seleção Juvenil do DF: Dominguinhos, César, Gildásio, Paulinho e Chiquinho; Pedrinho, João José e Nemias; Procópio, Jorrâneo e Boraes.
Portuguesa: Otávio, Bruno, Gerry, Zeca e Beto; Chiquinho, Carlos Pedro e Adaury (Mário Breves); Ney, Luiz e Escurinho.
Obs.: o goleiro Dominguinhos tinha 16 anos.

No dia seguinte, 1º de fevereiro, a Portuguesa voltou a se apresentar em Brasília, desta vez enfrentando o Coenge, campeão brasiliense amador de 1969.
O próprio governador Hélio Prates da Silveira fez questão de convocar as empresas TCB e Pioneira para disponibilizarem ônibus para os torcedores prestigiarem a partida.
O Coenge jogou melhor e deu muito trabalho ao goleiro Otávio, mas o jogo terminou empatado em 1 x 1. Elias fez pênalti em Adaury e Gerry marcou para a Portuguesa. Augustinho cobrou escanteio e Pelezão marcou de cabeça para o Coenge. O Coenge formou com Carlos José, Jaimir, Elias (Ferraz), Mauro e Xixico; Pelezão e Divino; Augustinho, Pelezinho, Zé Carlos (Noé) e Oscar. A Portuguesa carioca atuou com Otávio, Bruno (Nilton), Gerry, Zeca (Dorival) e Beto; Chiquinho, Carlos Pedro e Adaury; Ney (Mário Breves), Luiz e Escurinho.
Mário José da Silva foi o árbitro e renda alcançou NCr$ 3.800,00.
Na preliminar, vitória do Grêmio sobre o Gaminha, por 2 x 1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário