segunda-feira, 17 de julho de 2023

A ESTREIA DO BRASÍLIA NO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A - 1977


Contrariando todos os prognósticos possíveis, o Brasília derrotou o Atlético Paranaense no dia 16 de outubro de 1977, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), em seu primeiro jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A.
Jogando um futebol de toques de bola rápidos e envolventes, suplantou em todos os sentidos, tecnicamente, ao esquema de jogo superado e excessivamente lento do técnico Lauro Búrigo.
Ernâni Banana, de fora da área, batendo violentamente no lado esquerdo de Altevir, inaugurou o marcador aos 33 minutos, quando ninguém acreditava no domínio da equipe brasiliense. Esperava-se com a marcação do tento a pronta reação do Atlético, mas isso não aconteceu e o primeiro tempo encerrou com o Brasília fazendo por merecer um marcador muito mais elevado.

Os dois times voltaram para o segundo tempo decididos a tudo. Mas o Brasília continuou jogando bem, senhor das ações, obrigando ao Atlético retrancar-se para não sofrer goleada.
Aos dez minutos do segundo tempo, aconteceu o tento mais bonito do jogo e o número dois do Brasília, que a esta altura dos acontecimentos era incentivado pelos torcedores do Atlético, que em contrapartida vaiavam o clube de casa.
O goleiro Déo lançou a bola com violência, que encontrou o bom centroavante Nei, que parou na frente do zagueiro Alfredo, driblou-o duas vezes, adiantou, aplicou uma finta em Gilberto e desferiu potente chute contra o canto direito de Altevir. Com esse gol, o Atlético desmoronou em campo, passando a empenhar-se numa retranca ridícula, a ponto de ceder sucessivos escanteios que eram cobrados com violência e perigo pelo ponteiro direito Julinho do time do Brasília.

O Atlético só conseguiu o seu gol aos 30 minutos do segundo tempo, depois que o técnico Airton Nogueira retirou Moreirinha de campo, enfraquecendo o meio de campo brasiliense. Numa confusão na área, a bola escapou para Katinha, que mandou inapelavelmente para o fundo das redes de Déo.
O Atlético só não levou mais gols em face dos jogadores do Brasília não terem calma suficiente para complementar os lances capitais, pois oportunidade não faltaram.
A partida encerrou com o Atlético todo no ataque, na base do desespero, em busca do gol de empate que não saiu.

ATLÉTICO PARANAENSE 1 x 2 BRASÍLIA
Data: 16.10.1977
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Edmundo Abssanra (SP)
Renda: Cr$ 137.650,00
Gols: Ernâni Banana, 33; Nei, 55 e Katinha, 75
ATLÉTICO PARANAENSE: Altevir, Cláudio Radar, Gilberto, Alfredo e Cláudio Marques; Flávio, César (Parazinho) e Bira Lopes; Tadeu (Katinha), Ademir e Cabral. Técnico: Lauro Búrigo.
BRASÍLIA: Déo, Edvaldo (Fernandinho), Jonas Foca, Luís Carlos e Geraldo Galvão; Uel, Moreirinha (Emerson) e Ernâni Banana; Julinho, Nei e Bira. Técnico: Airton Nogueira.

Os gols do Brasília:

Fonte: Diário da Tarde-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário