sexta-feira, 14 de julho de 2023

OS GOLEIROS DO FUTEBOL BRASILIENSE (in memoriam): Hélio


Hélio Antônio Alcântara da Silva nasceu em Belo Horizonte-MG, no dia 14 de julho de 1950.
Em 1968, começou sua carreira de goleiro nos juvenis do Esporte Clube Renascença, time do bairro da Renascença, na região nordeste de Belo Horizonte.
Disputou o Campeonato Mineiro de juvenis de 1969 pelo Itaú Esporte Clube, time da Companhia de Cimento Portland Itaú, da cidade de Itaú de Minas.
Depois que a então Confederação Brasileira de Desportos - CBD (atual CBF) alterou o limite de idade para os juvenis, Hélio ficou quatro anos sem jogar futebol.
Só voltou aos gramados em 1974, contratado pelo América, de Belo Horizonte, no ano em que começava a surgir na ponta-esquerda do clube Éder Aleixo.
Uma das partidas com Hélio no gol do América foi contra o Ceub, de Brasília, no dia 10 de dezembro de 1975, pelo Torneio Interestadual Roquete Reis, em Vitória-ES. O Ceub venceu por 1 x 0.

América-MG
Como o América tinha bons goleiros, Hélio permaneceu muito tempo na reserve do time, até que, no começo de 1976, foi emprestado ao Guarani, de Divinópolis, onde disputou o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, terminando numa brilhante colocação: quinto lugar.
Em 25 de junho de 1977, Hélio estreava na meta do CRB, de Maceió-AL, no lugar do até então titular César. Era a primeira rodada do Superturno (decisão do Campeonato alagoano) e o CRB venceu por 1 x 0, formando com Hélio, Chiquito, Marcos, Itamar e Paulo Renato; Deco e Mundinho; Roberval; Alex (Rubem Salim), Gilmar e Silva.
No dia 18 de setembro de 1977, no Rei Pelé, aconteceu a decisão do Campeonato, quando o CRB venceu o CSE, por 2 x 1, formando com Hélio, Chiquito, Pires, Marcos e Flávio; Deco e Rubem Salim; Gilmar, Mundinho, Dirceu (Ésio) e Silva. No Campeonato Brasileiro de 1977, o CRB realizou uma péssima campanha (44º lugar entre 62 equipes). Uma das duas vitórias do CRB na competição foi sobre o Sport Recife, em 20 de novembro de 1977, no Rei Pelé: 6 x 4.

Retornou ao América-MG e de lá veio definitivamente contratado pelo Gama. Sua estreia aconteceu no dia 3 de junho de 1979, no Bezerrão, na vitória de 1 x 0 sobre o Sobradinho, válido pelo Campeonato Brasiliense. Formou o Gama com Hélio, Newton (Carlão), Kidão, Décio (Santana) e Manoel Silva; Jairo, Niltinho e Péricles; Careca, Fantato e Robertinho. Técnico: Jaime de Souza Santos.
Profetizando, o preparador de goleiros do Gama na época, o saudoso Raspinha, disse sobre Hélio: “tem tudo para vencer na Capital Federal devido a sua experiência e a ótima forma técnica que ostenta no momento”.
Hélio teve atuação destacada no dia 19 de agosto de 1979, na decisão do Campeonato Brasiliense, no Pelezão, quando o Gama venceu o Brasília, por 2 x 1, impediu o tetracampeonato do adversário e conquistou o primeiro título de campeão brasiliense de sua história. Hélio foi o goleiro menos vazado do campeonato.

Logo após o Campeonato Brasiliense de 1979, a Editoria de Esportes do Correio Braziliense escolheu os melhores do ano. A “Seleção do Ano” foi dividida em “A” e “B”. Hélio fez parte da B.
Já a “Seleção do Ano” para a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos – ABCD, ficou assim constituída: Hélio (Gama), Aldair (Taguatinga), Kidão (Gama), Luís Carlos (Brasília) e Odair (Gama); Well (Brasília), Péricles (Gama) e Banana (Brasília); Roldão (Gama), Fantato (Gama) e Robertinho (Gama).
Hélio foi vice-campeão brasiliense em 1980, tendo participado de 24 jogos pelo Gama e foi o segundo goleiro menos vazado, somente perdendo o primeiro lugar para Déo, do campeão Brasília.
Conquistou o Torneio Centro-Oeste de Seleções, patrocinado pela CBF, disputando duas partidas contra a Seleção de Goiás, nos dias 21 e 24 de abril de 1980. Poucos dias depois, Hélio foi o goleiro titular da Seleção do DF que venceu a Seleção Brasileira de Novos, por 1 x 0, no dia 1º de maio de 1980.

Seu ultimo jogo pelo Gama foi em 2 de novembro de 1980, no Bezerrão, no empate em 2 x 2 com o Sobradinho.
Depois disso, deixou o Gama e foi para o Fabril, de Lavras, onde disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 1981. O Fabril ficou em quinto lugar na competição.
Em 1982, foi para a A. E. Guaratinguetá, disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Retornou ao Gama em 1983, fez sua reestreia no dia 6 de março de 1983, no amistoso em Goianésia-GO, no empate em 1 x 1, substituindo o goleiro Toinho, que seria titular do Gama na maioria dos jogos do clube na temporada. Foi o goleiro titular no título do Torneio Início, conquistador no dia 8 de maio de 1983, no Bezerrão, após empate em 0 x 0 com o Sobradinho no tempo regulamentar e vitória na decisão por pênaltis. Pelo Campeonato Brasiliense foram onze jogos.
No início do 3º turno do Campeonato Brasiliense de 1983, no empate em 0 x 0 com o Sobradinho, no dia 31 de agosto de 1981 Hélio passou a ser treinador do Gama, em substituição a Pedro Pradera. Foram 21 jogos à frente da equipe. Sua última partida foi em 23 de novembro de 1983, no Bezerrão, com vitória do Tiradentes por 3 x 1.
Voltou a ser goleiro no Campeonato Brasiliense de 1984, defendendo o arco do Taguatinga. Disputou 16 jogos.
Parou com o futebol por um período e, em 1985, foi morar rem Belo Horizonte.
Em 1986, trabalhou como treinador do Paraense Esporte Clube, de Pará de Minas-MG.

Daí em diante passou a trabalhar como treinador de goleiros em diversas equipes do futebol brasileiro: 1990 (campeão brasiliense) e 1991, no Gama; 1992, no Taguatinga; em 1993, na Desportiva Ferroviária-ES, Gama e Goiatuba-GO; 1994, no Itumbiara-GO e de 1995 a 2005, no Gama.
Passou a trabalhar com projetos sociais no Governo do Distrito Federal, exercendo o cargo de Supervisor de Iniciação Profissional, do Núcleo de Profissionalização, da Unidade de Internação do Recanto das Emas e de São Sebastião, da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal.
Hoje, Hélio está aposentado. Completou 68 anos de idade no último dia 14 de julho. Continua batendo sua bolinha nos campeonatos de veteranos de clubes sociais de Brasília.
Apesar de sua baixa estatura, Hélio tinha um excelente posicionamento e uma grande elasticidade, comprovada pelos vôos espetaculares em suas defesas.
Faleceu no dia 20 de agosto de 2022.



2 comentários: