domingo, 1 de julho de 2018

OS CLUBES DO DF: Taguatinga Esporte Clube - 1ª parte


Há 43 anos, no dia 1º de julho de 1975, surgia o Taguatinga Esporte Clube. Para começarmos a falar da história do Taguatinga, faz-se necessário voltar no tempo e contar um pouco do Pioneira Futebol Clube.

O Pioneira Futebol Clube foi fundado em 18 de fevereiro de 1974, por servidores da Viação Pioneira e Viação Planeta Ltda.
No dia 10 de junho de 1974 aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária da Federação Desportiva de Brasília que concedeu filiação ao Pioneira Futebol Clube.
Pouco mais de um mês depois, em 14 de julho de 1974, fez sua estreia em competições oficiais, ao participar do Torneio Início.
Uma semana depois estreou no Campeonato Oficial de Brasília, ainda amador, ganhando do Relações Exteriores. Sagrou-se campeão brasiliense de 1974, após dois jogos contra o Jaguar, no mês de dezembro.
Para manter o elenco em forma, nos meses de janeiro e fevereiro de 1975, realizou quatro amistosos, sendo três interestaduais. Estes foram os quatro derradeiros jogos do Pioneira.

SURGE O TAGUATINGA ESPORTE CLUBE

Já no mês de março de 1975 começaram a aparecer os primeiros boatos (logo confirmados) de que Brasília se preparava para receber outro clube profissional. O comércio da cidade-satélite de Taguatinga resolveu armar uma equipe para brigar com o Ceub. Assim, em 1º de julho de 1975, na sede da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga – ACIT, diretores dessa entidade, da Administração Regional de Taguatinga e representantes da Viação Pioneira promoveram Assembleia Geral Extraordinária para a transformação do Pioneira Futebol Clube em clube profissional de futebol, a mudança do nome para Taguatinga Esporte Clube e a troca das cores do uniforme para azul e branca. Yukyio Matsunaga foi eleito Presidente de Honra do Taguatinga E. C.
Estiveram presentes como convidados especiais Benedito Augusto Domingos, Olímpio Barbosa Filho e Wilson Antônio de Andrade, Presidente da ACIT, Administrador Regional de Taguatinga e Presidente da Federação Metropolitana de Futebol, respectivamente.
Além deles, estiveram presentes Carlos Augusto Senise, Clever Geraldo Caetano (eleito posteriormente primeiro Presidente do Taguatinga), Francisco Carlos Lima, Galvão Augusto Domingos, Jairo Campos César, João Juvêncio Duarte, José Braga da Silva, Justo Magalhães Morais, Leônidas Soares Pires, Pedro Ribeiro Barbosa e Yukio Matsunaga.
A relação nominal dos membros do Conselho Deliberativo foi aprovada por unanimidade, sendo eleito Presidente desse conselho Carlos Augusto Senise.
Em 12 de julho de 1975 aconteceu o primeiro amistoso do novo clube, vencendo a URT, de Patos de Minas (MG), por 2 x 0, no Pelezão.
No dia seguinte, a Seleção do DF disputou um amistoso contra a Seleção de Minas Gerais e quatro jogadores do Taguatinga foram convocados: Banana, Dão, Dinarte e Nemias.
De 23 a 27 de julho, o Taguatinga realizou excursão às cidades mineiras de Patos de Minas, Patrocínio e Monte Carmelo.
No dia 3 de fevereiro de 1976 o Taguatinga solicitou sua profissionalização à Federação Metropolitana de Futebol, bem como sua participação no campeonato oficial de 1976, o primeiro da nova era do profissionalismo no DF.
Em seguida, quase conquistou seu primeiro título de campeão no Torneio Imprensa.

1976
O primeiro jogo oficial do Taguatinga aconteceu às 15 horas do dia 14 de fevereiro de 1976, no Pelezão (na preliminar de Ceub x Brasília), com vitória de 2 x 0 sobre o Humaitá, do Guará. A primeira escalação foi Carlos José, Aldair, Dão, Assis e Chico; Maurício, Nemias e Banana; Paraibinha (Pedrinho), Piau (Zé Carlos) e Dinarte. O técnico foi o saudoso Eurípedes Bueno de Morais. O clube foi vice-campeão do torneio. Na classificação final ficou com os mesmos dez pontos ganhos do Grêmio, perdendo o título de campeão no critério de desempate de saldo de gols.
Na seleção do torneio, escolhida pela equipe de esportes do Jornal de Brasília, o destaque foi o jogador do Taguatinga, Ernâni Banana. Além dele, fizeram parte dessa seleção mais três jogadores do Taguatinga: o goleiro Carlos José, o zagueiro Dão e o atacante Dinarte.
Sua primeira vez no campeonato brasiliense de 1976 também foi com vitória. No dia 21 de abril de 1976, outra vez numa preliminar (desta vez de Ceub x Gama), o Taguatinga venceu o Flamengo, do Cruzeiro, por 3 x 0. Aos 27 minutos do segundo tempo, Maurício inaugurou o marcador. Dois minutos depois, Nemias aumentou para 2 x 0 e novamente Maurício marcou aos 37, definindo o marcador de 3 x 0. Formou o Taguatinga com Carlos José, Aldair, Júlio César (Elmo), Assis e Dedinho; Douradinho, Nemias e Banana; Maurício, Paraibinha (Piau) e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.
No conturbado campeonato brasiliense de 1976, repleto de paralisações por conta de liminares e que culminou com a extinção do Ceub, o Taguatinga ficou com a quarta colocação.
Tinha tudo para ser o grande clube do futebol brasiliense no restante dos anos 70. Várias vezes sua torcida descia para o Estádio Pelezão com muitas bandeiras e folhas de bananeira em homenagem ao primeiro grande ídolo do clube, Ernâni Banana. Em julho de 1976, se desfez de Banana, o time enfraqueceu-se e a torcida sumiu dos campos.
Dias antes, em 16 de junho de 1976, o campeão mundial Dida, ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, passou a ser o novo técnico do Taguatinga, em substituição a Eurípedes Bueno.
Seu primeiro grande jogo interestadual foi realizado no dia 21 de julho de 1976, justamente o disputado em São Januário, no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama, como pagamento de parte do empréstimo do atacante Banana, que foi lançado no segundo tempo. Perdeu por 3 x 0.
Ainda em 1976, no dia 29 de agosto, ganhou a Taça “Justo Magalhães”, ao vencer por 1 x 0 o Vila Nova-GO, na inauguração parcial do estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão, com gol olímpico de Dinarte, quando faltavam três minutos para terminar o amistoso. Formou com Carlos José, Mundinho, Edair, Mauro e Chico; Nelson, Elmo e Maurício; Bira (Zé Vieira), Ruy e Dinarte.

1977
Começou o ano de 1977 disputando o II Torneio Imprensa. Ao contrário do primeiro, quando foi o segundo colocado, nesse ficou com a nona e última colocação. Veio o campeonato brasiliense e o Taguatinga ficou com o terceiro lugar. Encerrou a temporada com o vice-campeonato no Torneio Incentivo, perdendo a final para o Gama.
O Taguatinga foi vice-campeão do Torneio Incentivo de 1978, mais uma vez perdendo uma final para o Gama. Dessa vez, venceu o 1º turno do torneio e o decidiu com o Gama, ganhador do segundo. Nos dois jogos realizados, o 0 x 0 não saiu do placar. No segundo, disputado no Serejão, após prorrogação com 0 x 0, perdeu o título na disputa dos pênaltis, quando foi derrotado por 4 x 3.
No campeonato brasiliense de 1978, depois de ser terceiro no 1º turno e quinto no 2º, o Taguatinga garantiu uma das quatro vagas na Fase Final, que reuniu também Brasília (vencedor dos dois turnos), Gama e Guará. Realizou sua melhor participação num campeonato brasiliense ao ficar com o vice-campeonato.

Ainda no ano de 1978 vale registrar a realização de dois amistosos.
O primeiro, no dia 23 de abril de 1978, quando na inauguração completa do estádio Serejão enfrentou o Fluminense, do Rio de Janeiro e perdeu por 4 x 1. Quase 20 mil pessoas estiveram no estádio para ver o Taguatinga formando com dois craques do futebol brasileiro: o goleiro Félix e o meio-de-campo Dirceu Lopes, especialmente convidados para o evento. Formou o Taguatinga com Félix, Aldair, Nonato, Wanner (Toinho) e Luiz Fernando (Déo); Renê (Valdo), Joãozinho (Maurício) e Dirceu Lopes; Belo, Peba e Paulo César (Zé Vieira). Técnico: Arlindo Louchards.
Poucos dias depois, em 6 de maio de 1978, o Taguatinga disputaria seu primeiro amistoso internacional, quando inaugurou os refletores do Serejão, empatando em 0 x 0 com o Oriente Petrolero, da Bolívia.
Em 1979, o Taguatinga teve a chance de disputar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez ao participar do Torneio Seletivo, competição realizada pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher o clube que ocuparia a segunda vaga no Campeonato Brasileiro reservada para o Distrito Federal. Participaram do Torneio Seletivo somente os clubes (cinco) que disputaram o Campeonato de Profissionais do DF de 1978, com exceções do Brasília E. C., por ter sido o campeão do ano anterior, e do Grêmio, que não quis disputar. O Taguatinga ficou em quarto lugar no 1º turno e em terceiro no 2º, ficando de fora da decisão pela vaga, conquistada pelo Guará.
Também não foi bem no campeonato brasiliense, ao ficar com a quarta colocação, vencendo apenas quatro dos quinze jogos que disputou.
No campeonato brasiliense de 1980, disputado por nove clubes, novamente o Taguatinga foi muito mal. Depois de ser sexto colocado nos dois primeiros turnos, recuperou-se um pouco no terceiro ao chegar na terceira colocação, nada que fizesse melhorar muito a sua posição na tábua de classificação final daquele ano: 5º lugar.

Froylan Pinto
O Taguatinga só começou a tomar jeito a partir de 1981, quando o empresário da área de construção de prédios industriais e depósitos, Froylan Pinto Santos, assumiu a presidência do clube.
Antes do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão de 1981 (Taça de Bronze) começar, foram realizados Torneios Seletivos nos Estados com a finalidade de apontar seus representantes nessa competição. Com o Brasília na Primeira Divisão (Taça de Ouro) e o Gama na Segunda (Taça de Prata), participaram do Torneio Seletivo do Distrito Federal (de 25 de janeiro a 25 de fevereiro) quatro equipes: Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga e Tiradentes. O torneio foi disputado no Estádio Serejão, em rodadas duplas. Conquistou o título do torneio com essa formação: Jonas, Aldair, Duda, Emerson e Geraldo Galvão; Warlan, Carlos Euzébio e Paulo Hermes; Wilton, Dácio e Serginho. Técnico: Bugue.
A primeira vez que o Taguatinga entrou em campo para disputar uma competição nacional foi no dia 8 de março de 1981, no Serejão. Na Primeira Fase da Taça de Bronze, os 24 participantes foram separados em doze grupos de dois clubes cada. Jogaram em partidas de ida e volta, classificando-se os vencedores para a Segunda Fase.
Depois de conquistar a vaga no Torneio Seletivo do DF, o Taguatinga teve como primeiro adversário o vencedor do Torneio Seletivo de Goiás, o Itumbiara. Venceu o primeiro jogo em Taguatinga por 1 x 0, gol de Serginho, e perdeu em Itumbiara pelo marcador de 3 x 0. Com melhor saldo de gols, o clube goiano passou para a Segunda Fase. O Taguatinga formou no primeiro jogo com essa equipe: Jonas, Aldair, Duda, Emerson e Odair; Jairo, Warlan (Geraldo Galvão) e Euzébio; Paulo Hermes (Dácio), Serginho e Wilton. Técnico: Bugue.
1981
Foi aí, sob o comando de Bugue, que o time começou a arrancada para o título brasiliense de 1981, quando o treinador já era Antônio Humberto Nobre, o Canhoto. O Taguatinga venceu o terceiro turno do campeonato. Antes, havia perdido o 1º para o Guará e o 2º para o Brasília. Os vencedores dos turnos, então, se encontraram na Fase Final, quando o Taguatinga sagrou-se campeão ao derrotar duas vezes cada adversário: Brasília (2 x 0 e 1 x 0) e Guará (1 x 0 e 1 x 0). Na última partida, no dia 15 de novembro de 1981, no Serejão, mesmo com a expulsão de Raimundinho, Caiaba marcou o gol da vitória sobre o Guará. A equipe que atuou nessa partida foi Augusto, Warlan, Décio, Emerson e Edson; Boni, Péricles e Raimundinho; Paulo Hermes, Caiaba e Serginho. Técnico: Canhoto. O Taguatinga disputou 27 jogos, venceu 16, empatou sete e perdeu quatro. Ainda teve o artilheiro do campeonato, Péricles, com nove gols, e o segundo, Paulo Hermes, com seis.
No dia 20 de janeiro de 1982 o Taguatinga fez sua estreia na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Naquele dia, jogando no Serra Dourada, em Goiânia, perdeu para o Goiás por 3 x 0. Ainda com Canhoto como seu treinador, o Taguatinga formou com Augusto, Édson, Décio, Carlos Roberto e Heraldo; Boni, Raimundinho e Wander; Paulo Hermes (Caiaba), Serginho e Geraldinho.
O primeiro gol na Primeira Divisão só viria quatro dias depois, quando perdeu para o Grêmio Maringá, em pleno Serejão. Seu autor foi Raimundinho, aos 20 minutos do segundo tempo.
O Taguatinga fez parte do Grupo G, juntamente com Goiás (GO), Grêmio Maringá (PR), Internacional (RS) e Ponte Preta (SP). Só conseguiu vencer uma partida, justamente a última contra o Goiás, por 3 x 1, ficando na quinta e última colocação.
Os times desclassificados na Primeira Fase da Primeira Divisão passaram a disputar a Segunda, em jogos eliminatórios, de ida e volta. Coube ao Taguatinga enfrentar o Joinville, de Santa Catarina. Um empate no primeiro jogo e uma goleada sofrida no segundo foi o saldo dos dois jogos para o Taguatinga, que não conseguiu passar para a outra fase.
No campeonato brasiliense de 1982 o Taguatinga não foi bem, ficando com a quarta colocação entre os sete clubes participantes. Até perdeu poucos jogos (três), mas empatou muitos (dez), vencendo oito.
Já contando com o reforço do atacante Fantato, nos dias 20 e 23 de abril de 1983 o Taguatinga participou do “Torneio 21 de Abril” (Taça “Governador José Ornellas), um quadrangular interestadual promovido pela Federação Metropolitana de Futebol para comemorar mais um aniversário da cidade de Brasília (o 23º) e que contou com as participações de Gama, Taguatinga e Tiradentes, de Brasília, e do Botafogo, do Rio de Janeiro. Na primeira rodada do torneio, no Estádio Serejão, o Botafogo derrotou o Taguatinga por 1 x 0. Na disputa do 3º lugar, três dias depois, no Estádio Bezerrão, no Gama, o Taguatinga ganhou do Gama por 2 x 1, com dois gols de Fantato.
No primeiro turno do campeonato brasiliense de 1983, o Taguatinga ficou com o segundo lugar, depois de perder a final para o Brasília. Venceu o segundo turno, com um ponto a mais que o Guará, que foi o ganhador do 3º. No quarto e último turno, mais uma vez ficou na segunda colocação, novamente atrás do Brasília. Os clubes citados decidiram o campeonato num triangular. O Taguatinga empatou com o Brasília (1 x 1) e perdeu para o Guará (2 x 1), ficando com a terceira colocação. Como consolo, foi o clube que mais somou pontos no campeonato, 65, contra 63 do Brasília e 62 do Guará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário