sábado, 28 de julho de 2018

HÁ 50 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: o primeiro jogo da Seleção Permanente do DF


Numa partida que, se tecnicamente não chegou a ser boa, agradou pela movimentação, no dia 28 de julho de 1968 aconteceu o primeiro jogo da Seleção Permanente do Distrito Federal, no campo da A. A. Cultural Mariana, na cidade do Gama, contra o Coenge, equipe que pertencia ao Departamento Autônomo da F. D. B.
A seleção começou muito insegura, desentrosada em suas diversas linhas, fazendo com que o Coenge, que tinha uma equipe certinha, insuflada por sua torcida, fizesse perigar a meta de Zé Walter.
A partir dos 25 minutos, a seleção começou a melhorar o seu padrão de jogo e a colocar em perigo o último reduto do Coenge.
Na segunda etapa, Solon entrou em lugar de Alaor Capella e deu mais agressividade ao ataque da seleção.
O tempo foi passando e, aos 40 minutos, a seleção desperdiçou sua última chance, quando da marcação de um sobrepasso cometido pelo arqueiro reserva Silva, que entrara em lugar do titular que se contundira ao praticar arrojada defesa. Depois de muita catimba, a cobrança foi feita, e malfeita, perdendo o selecionado sua última chance de vitória.
O placar final foi de 0 x 0. A seleção do DF jogou com Zé Walter, Aderbal (Didi), Farneze, Carlão e Wilson Godinho; João Dutra e Zé Maria (Heitor); Guairacá, Cid, Alaor Capella (Solon) e Sabará. Técnico: Beto Pretti. O Coenge atuou com Tonho (Silva), Mauro, Tarcísio, Rui e Duchinha; Pelezão (Jânio) e Divino; Noé, Eraldo, Pelezinho e Oscar.
O árbitro do jogo foi Eduino Edmundo Lima e a renda de NCr$ 2.850,00.




Nenhum comentário:

Postar um comentário