quinta-feira, 12 de julho de 2018

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: o primeiro Brasiliense x Gama


Com o declínio enfrentado pelo Brasília nos anos 2000, Brasiliense x Gama, a partir de 2001, passou a ser o maior clássico do futebol brasiliense.
A primeira vez que Brasiliense e Gama se enfrentaram foi em 18 de fevereiro de 2001, no antigo Mané Garrincha. Campeão da Segunda Divisão de 2000 (ano em que foi fundado), o Brasiliense fazia seu segundo jogo na Primeira Divisão e surpreendeu o Gama, então tetracampeão brasiliense, derrotando-o por 3 x 1.
O Brasiliense recuperou-se da estreia decepcionante na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense (derrota de 1 x 0 para o Bandeirante) e teve uma vitória tranquila pelo volume de jogo apresentado. Por outro lado, o jogo foi tumultuado dentro e fora de campo - quatro expulsões e nove cartões amarelos, além de guerra de latinhas das torcidas na geral, separadas por apenas seis policiais militares.
Apático, o Gama foi dominado a partir dos 15 minutos. Dentro de campo perderam a cabeça, chegando a jogar com três jogadores a menos depois das expulsões de Maninho, aos 43 minutos do 1º tempo, Rodriguinho, aos 27, e Zé Carlos, aos 29 do 2º. Do outro lado, Sidnei levou o cartão vermelho aos 32 do segundo tempo.
O zagueiro Alan abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, de cabeça, ao aproveitar cruzamento por trás da zaga do Gama. O rápido atacante Weldon, melhor em campo, aos 45 segundos, e o meia Rodrigo Jaú, aos 19 minutos do segundo tempo, cabeceando cruzamento de Ciro, lançado em posição duvidosa, ampliaram.
O Gama marcou através de uma cobrança de falta do atacante Carlos Alberto, aos 24 minutos do 2º tempo, contando com a colaboração do goleiro Nei.
Além de sofrer sua primeira derrota por mais de um gol de diferença no Campeonato Brasiliense depois de 77 rodadas - a última tinha sido em 8 de junho de 1997 - Guará 2 x 0 Gama - o Gama foi destronado do topo da competição pela primeira vez desde o segundo turno de 1998.

BRASILIENSE 3 x 1 GAMA
Data: 18 de fevereiro de 2001
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitros: Jorge Paulo Gomes e Iêdo Souza
Renda: R$ 2.314,00
Público: 1.485 pagantes
Expulsões: Maninho, Rodriguinho e Zé Carlos (Gama) e Sidnei (Brasiliense)
Gols: Alan, 31; Weldon, 46; Rodrigo Jaú, 64 e Carlos Alberto, 79
BRASILIENSE: Alex (Nei), Wellington, Alan, Zezé e Juninho Goiano (Gilson); Sidnei, Valdenir, Gustavo e Rodrigo Jaú (Otávio); Weldon e Ciro. Técnico: João Rosa Souza Filho (Joãozinho).
GAMA: Fernando, Paulo Henrique, Zé Carlos, Nen e Kaká; Deda, Kabila (Wesley), Maninho e Rodriguinho; Carlos Alberto (Munayer) e Mário Zan (Abimael). Técnico: Wanderley Paiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário