segunda-feira, 18 de abril de 2022

O PRIMEIRO JOGO ENTRE DEFELÊ E RABELLO


Rabello Futebol Clube, alvinegro fundado em 1957, e Defelê Futebol Clube, alvirubro criado em 1960, dois esquadrões no início do futebol de Brasília. O encontro dos dois clubes se tornou um acontecimento desportivo de larga repercussão na cidade, capaz de levar a campo elevado número de torcedores.
A primeira vez que se encontraram foi no dia 27 de novembro de 1960, em jogo válido pelo campeonato daquele ano. Apesar de bastante disputado, o jogo se arrastava para um 0 x 0, quando, aos 42 minutos do segundo tempo, Joãozinho I marcou o gol decisivo do jogo e da vitória do Rabello por 1 x 0.
O campeonato de 1960 foi realizado em um único turno e o troféu do campeão levou o nome de Taça "Juscelino Kubitschek", indo parar nas mãos do Defelê.
Este foi o primeiro jogo entre Rabello e Defelê que, com o passar dos anos, se tornaria o maior clássico do futebol brasiliense da década de 60.
O jogo foi realizado no Estádio “Paulo Linhares”, campo do Rabello.
O Rabello jogou com Gaguinho, Paulo e Leocádio; Cazuza, Nozinho e Alberto; Joãozinho II (Motorzinho), Calado, Baiano, Nilo e Joãozinho I.
Defelê: Matil, Euclides, Gavião, Zé Paulo, Pedrinho e Loureiro; Ramiro, Ely, Vitinho, Fino e Raimundinho.
O árbitro da partida foi Moacyr Siqueira e a renda de Cr$ 18.000,00.



2 comentários:

  1. Parabéns a História do Futebol agradece
    Domingos D'Angelo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, eu (blog do Prof. Antonio Coelho) e meus irmãos (blog do Prof.Guilherme e blog do Marcão) ficamos felizes com a iniciativa. É importante aumentar a memória do futebol brasileiro.
    Antônio Coelho.

    ResponderExcluir