quinta-feira, 28 de abril de 2022

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: a estreia de Mano Menezes no Grêmio


O técnico Luiz Antônio Venker Menezes, mais conhecido como Mano Menezes, pisou no gramado para comandar pela primeira vez um clube de ponta do futebol brasileiro no dia 23 de abril de 2005, no Estádio Bezerrão, no Gama.
Com trabalhos surpreendentes no interior do Rio Grande do Sul, à frente do Guarany, de Venâncio Aires, do Brasil de Pelotas, e do 15 de Novembro, de Campo Bom, o gaúcho nascido no dia 11 de junho de 1962, na cidade de Passo do Sobrado, assumia oficialmente, naquela noite de sábado, a missão de devolver o rebaixado Grêmio à Série A.
Mas não teve a ajuda do Gama. O alviverde brasiliense derrotou o tricolor gaúcho por 2 x 1, na abertura da Série B, e ampliou a crise no adversário. Dias antes, o uruguaio Hugo de León tinha sido demitido após ser derrotado por 3 x 0 pelo Fluminense, em jogo válido pela Copa do Brasil.
Após a derrota, em um hotel de Brasília, Mano Menezes começou a mostrar ao Brasil as suas habilidades. Calmo e sereno, o técnico recorreu ao diálogo para moldar o Grêmio ao seu projeto. Reuniu-se com a diretoria, pediu reforços dentro da realidade financeira do clube e construiu o elenco que viria dar uma das maiores alegrias ao tricolor gaúcho.
A história da conquista da segunda divisão, conhecida como Batalha dos Aflitos, virou filme e revelou seu "diretor" como um dos futuros candidatos a técnico da Seleção. O título gaúcho e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2006 aceleraram a evolução, mas o vice-campeonato na Libertadores de 2007 foi definitivo para a conquista do respeito.
A ficha do jogo foi esta:

GAMA 2 x 1 GRÊMIO
Data: 23 de abril de 2005
Local: Estádio Bezerrão, Gama (DF)
Renda: R$ 17.700,00
Público: 3.822 pagantes
Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO)
Expulsão: Marcelo Oliveira
Gols: Anderson, 3; Maia, 50 e Victor, 80
GAMA: Alencar, Patrick, Thiago Junio, Luís Henrique e Jean; Emerson, Goeber, Adriano e Wesley (Daniel); Victor (Cuca) e Jonhes (Maia). Técnico: Mauro Fernandes.
GRÊMIO: Eduardo, Alessandro, Alessandro Lopes, Marcelo Oliveira e Marcinho (Saraiva); Marcus Vinícius, Nunes, Bruno e Anderson (Samuel); Márcio Oliveira (Dênis) e Somália. Técnico: Mano Menezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário