quarta-feira, 13 de abril de 2022

OS CLUBES DE BRASÍLIA: Campineira


A Campineira Futebol Clube foi fundada em 1º de janeiro de 1975, por iniciativa de funcionários da Distribuidora Campineira de Doces e de outros empresários da Quadra 514 da W-3 Sul, em Brasília.
A reunião para sua fundação aconteceu na W-2 Sul, Quadra 514, Bloco C, Loja 52, Sala 104 e teve a presença de Waltinho Ferrari, Antônio Esteves Teixeira, Oddoni Luigi, Antônio Carlos Malaman, Alberto Luiz Esteves Teixeira, Jacy Bezerra de Araújo, José Ivan Lopes, Manuel Augusto de Melo, Adolpho Silvério Figueiredo, Djalma de Carvalho Silva, Ramon Monteiro Backy Van Buggenhout e João da Silva Araújo.
A primeira diretoria ficou assim composta: Presidente – Antônio Esteves Teixeira; Vice-Presidente – Waltinho Ferrari; 1º Secretário – Oddoni Luigi; 2º Secretário – Antônio Carlos Malaman, 1º Tesoureiro – Alberto Luiz Esteves Teixeira; 2º Tesoureiro – Jacy Bezerra de Araújo; Diretor Geral de Esportes – Sir Peres de Barros; Relações Públicas – Manuel Augusto de Melo; Diretor de Promoções e Consultor Jurídico – José Ivan Lopes; Diretor Administrativo – Ramon Monteiro Van Backy Buggenhout, Diretor de Patrimônio – Djalma de Carvalho Silva e Diretor do Departamento Médico – Francisco de Assis Dória Bastos.
Suas cores oficiais eram a preta e a branca e o uniforme semelhante ao do Botafogo, do Rio de Janeiro, ou seja, camisas com listras verticais pretas e brancas, calção preto e meias brancas.
Sua estréia no futebol aconteceu em março do mesmo ano, quando teve início a I Copa Arizona de Futebol Amador, evento que reuniu 64 equipes amadoras de todo o Distrito Federal e era patrocinado pelos cigarros Arizona e pela Gazeta Esportiva. Em uma das semifinais, foi derrotado pelo Humaitá, única equipe filiada a Federação Metropolitana de Futebol – F.M.F. na época.
Logo depois, participou do campeonato promovido pelo Departamento Autônomo, que teve início em junho de 1975, e foi disputado por 9 equipes.
Alguns jogadores da Campineira atuariam mais tarde no campeonato oficial da F.M.F., tais como Sir Peres, Zé Afonso, Dázio, Zé Nunes, Vino, Dorival e outros.
Foi vice-campeã no Torneio Início e campeã da Chave B do Campeonato do Departamento Autônomo, classificando-se para a Fase Final.
Desligou-se deste Departamento antes de ser decidido o torneio e resolveu apostar no futebol oficial da Federação Metropolitana de Futebol.
No dia 12 de setembro de 1975 aconteceu a A.G.E. que aprovou a filiação da Campineira Futebol Clube nas categorias de profissional e amador.
Sua primeira competição oficial foi o Torneio Incentivo, com jogos nas preliminares dos encontros do Ceub no Campeonato Brasileiro de 1975, juntamente com Brasília e Humaitá. Sua estreia aconteceu no dia 13 de setembro de 1975, com derrota de 3 x 1 para o Humaitá. Ficou com a terceira e última colocação do torneio.
Logo depois, passou a participar do Campeonato Oficial da F.M.F., com mais sete equipes amadoras de Brasília.
Antes do início do campeonato oficial, 13 jogadores que pertenciam ao Unidos de Sobradinho foram transferidos para a Campineira.
Após uma decisão extra com o CSU – Clube dos Servidores da Universidade de Brasília-UnB, sagrou-se campeã brasiliense de 1975. Sua campanha: 17 jogos, 11 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. 32 gols a favor e 18 contra.
Logo depois, em 17 de fevereiro de 1976, a Campineira comunicou não ter condições de participar do campeonato de futebol de profissionais na temporada daquele ano.
Continuou disputando competições de futebol amador. Em uma delas, depois de vencer a chave de Brasília, obteve o vice-campeonato nacional da Copa Arizona de Futebol Amador, evento que contou, inicialmente, com a participação de mais de mil equipes, com eliminatórias regionais e cujas finais foram disputadas na cidade de São Paulo. Na decisão, a equipe brasiliense foi derrotada pelo Golfinho, de Guarulhos (SP), por 1 x 0.
A partida, em seu tempo normal, terminou empatada em 0 x 0, sendo necessária a realização da prorrogação. Só no segundo período desta prorrogação é que o Golfinho chegou à vitória.
No jogo final, a Campineira contou com esses jogadores: Ari, Cláudio, Zezão, Sir Peres e Marcos; Peba (Dorival), Toti e Júlio; Vino, Dásio (Antônio Carlos) e Santos. No jogo decisivo, a Campineira atuou sem o seu melhor atacante, o goleador Zé Afonso.
Também no ano de 1976, a Campineira disputou o campeonato de juvenis. Um dos jogadores que revelou foi Kidão, zagueiro que defendeu por muitos anos outros clubes de Brasília.
Em 1977, a Campineira estava inscrita no Campeonato Regional de Sobradinho.
No dia 11 de março de 1978 aconteceu a Assembléia Geral Extraordinária que decidiu pela alteração da razão social de Campineira Futebol Clube para Sobradinho Esporte Clube. Foram mantidos nos principais cargos Antônio Esteves Teixeira (Presidente) e Waltinho Ferrari (Vice-Presidente).
O Torneio Incentivo, primeira competição oficial da Federação em 1978, iniciado em 26 de março, foi o primeiro disputado com o nome Sobradinho. Seu primeiro jogo aconteceu no dia 29 do mesmo mês, com derrota de 3 x 2 para o Gama.




17 comentários:

  1. Caro José Ricardo, apesar da minha idade hoje 34anos, tive a oportunidade de ver varios troféus do grandioso clube, pois um dos personagens desta história (Manoel Augusto), era meu tio,e grande parte da minha infância tive ao seu lado na beira dos campos de futebol amador de sobradinho boas lembranças. grande abraço.
    Parabéns pela publiação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola José Ricardo, sou Carlos Teixeira, filho do Sr. Alberto Teixeira, presidente do time Campineira e dono da empresa Campineira onde seu Tio Manoel era funcionário, era meu amigo e foi meu treinador, pena que perdemos ele, porem era um grande talento nesse meio esportivo.

      Excluir
    2. Carlos Teixeira, tens foto da Campineira?

      Excluir
  2. voces tem o escudo do Clube dos Servidores da Universidade?
    C S U -DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu consegui o escudo do C S U ,Clube dos Servidores da Univerdidade,fundado em 06/04/1966

      como faço para enviar ,postar o escudo do clube CSU?


      um abraço

      Excluir
  3. por favor caso tenham ,me envie ao meu email


    psregatieri@hotmail.com

    obrigado,um abraço

    ResponderExcluir
  4. Em 1976 eu jogava no Clube de Regatas Guara, que disputou a final Regional da Copa Arizona daquele ano, se vocês tiverem alguma coisa daquela partida, postem por favor ou mande para o e mail por favor.

    Paulo Cesar.

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo,

    por que o Sobradinho não considera o título de 1975, se o mesmo considera a fundação do Campineira em 1º de janeiro de 1975 como sua fundação e o mesmo só havia trocado de nome???

    Trata-se do mesmo clube, não é???

    ResponderExcluir
  6. O pessoal esqueceu que divulgar um dos melhores meia atacante do campineira Japão, irmão de Zé Nunes, jogou no time amador do Unidos, Santos e America.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Japão…..jogava muito…..joguei ao lado dele, porem eu ainda era um garoto perto da habilidade dele….um abraço

      Excluir
    2. obrigado por lembrar e realmente jogar um pouquinho

      Excluir
    3. obrigado por lembrar e realmente jogar um pouquinho

      Excluir
    4. Jogou muito o Japão, inclusive a família dele revelou grandes jogadores, Zé Nunes, Lulinha, Nivando e Tatinha. Uma abraço para todos Veinho.

      Excluir
    5. Com exceção do Tatinha, tive a honra de jogador com todos os outros. Época boa do futebol amador de Sobradinho e de Brasília-DF; grandes times e jogadores.

      Excluir
    6. AQUI E O JAPÃO QVEINHO JOGAMOS MUITO NO OLÍMPICO EPOCA BOA O TRENADOR O PICELÃO

      Excluir
  7. Vocês jogam futebol de quadra???
    Estamos organizando alguns campeonato caso haja interesse entrar em contato pelo número
    83114207

    ResponderExcluir
  8. Vocês jogam futebol de quadra???
    Estamos organizando alguns campeonato caso haja interesse entrar em contato pelo número
    83114207

    ResponderExcluir