sexta-feira, 10 de junho de 2011

O INTENSO INTERCÂMBIO DF/GO EM 1963


O profissionalismo no futebol do Estado de Goiás foi implantado no ano de 1963.
Por conta dessa profissionalização, aconteceu um verdadeiro êxodo de jogadores do futebol de Brasília (ainda amador) rumo ao futebol de Goiás. Foram muitas as transferências de jogadores.
Também foi intenso o intercâmbio entre os clubes de Brasília e de Goiânia.
Começou em 16 de fevereiro, com um amistoso em Goiânia, quando o Vila Nova foi surpreendido pelo Defelê, que o venceu por 2 x 1.
No dia seguinte, 17, dois jogos envolvendo clubes dessas duas cidades. Em Brasília, o Cruzeiro do Sul venceu a Anapolina por 3 x 1 e, em Anápolis, aconteceu empate de 2 x 2 entre Anápolis e Colombo.
No amistoso realizado em 9 de março, em Anápolis, aconteceu a maior diferença nos jogos envolvendo clubes do DF e de Goiás neste ano: o Ipiranga local aplicou sonora goleada sobre o Grêmio Brasiliense, por 8 x 2.
O mesmo Ipiranga recebeu outro clube de Brasília no dia 17 de março, o Colombo, e desta vez foi derrotado por 3 x 2.
No dia 31 de março, dois amistosos, um em Brasília, outro em Anápolis, ambos revanches de jogos acontecidos anteriormente.
Em Brasília, o Grêmio recebeu o mesmo Ipiranga que havia lhe aplicado grande goleada dias antes e não conseguiu vencer. O Ipiranga voltou a derrotar o clube brasiliense, pelo placar de 1 x 0.
Em Anápolis, a Anapolina recebeu o Cruzeiro do Sul e estava perdendo o jogo por 3 x 1. Estava? Este jogo não chegou ao seu final, devido a uma confusão generalizada entre os jogadores dos dois clubes; foram expulsos muitos jogadores e o Cruzeiro do Sul ficou sem o número mínimo de jogadores exigido pela norma. O Cruzeiro do Sul estava retribuindo a visita a Brasília do clube anapolino, quando este havia sido vencido pelo mesmo marcador: 3 x 1.
Veio a Taça Brasil, disputada nos dias 21 e 28 de julho, e dois encontros entre clubes de Brasília e Goiânia. O Defelê perdeu as duas partidas para o Vila Nova (GO): 0 x 2, em Brasília, e 0 x 3, em Goiânia.
Em 10 de agosto, em Brasília, o Guanabara recebeu o Campinas, de Goiânia. Resultado final: 1 x 1.
No dia 23 de outubro, em Goiânia: Atlético Goianiense 3 x 0 Cruzeiro do Sul.
O último jogo do ano aconteceu em 8 de dezembro. Na apresentação de seu novo time (além de jogadores do Cruzeiro do Sul, também contratou jogadores do Defelê), o Rabello venceu o Goiás, em Brasília, por 2 x 1, gols de Arnaldo e Ely.


Nenhum comentário:

Postar um comentário