terça-feira, 13 de setembro de 2011

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: a difícil vida do árbitro

O primeiro jogo da decisão do campeonato de 1959, no dia 8 de novembro, entre Grêmio e Planalto, no campo do Planalto, foi bastante truncado, acidentado, com nada menos que cinco jogadores expulsos de campo e duas penalidades máximas cobradas. O árbitro Gabriel Costa Filho expulsou Divino, Edson (capitão), Gringo e Santa Helena, do Planalto, e Nilo, do Grêmio.
Ao final do jogo, muitos torcedores do Planalto tentaram agredir ao árbitro, que foi protegido pelo Diretor de Futebol, por policiais e por dirigentes do Grêmio e Planalto.

Primeira rodada do torneio classificatório que apontaria os oito integrantes da Primeira Divisão em 1960, no dia 18 de setembro. Jogo bastante nervoso entre o favorito Grêmio, campeão de 1959, e o novato Consispa, no campo do Grêmio.
O jogo encaminhava-se para o final com a vitória do Consispa, por 3 x 2.
No entanto, o árbitro Moacyr Siqueira foi obrigado a encerrar o jogo aos 38 minutos do segundo tempo devido a uma briga entre os torcedores, resultando em um total de 83 hospitalizados.

Uma semana depois, 25 de setembro, segunda rodada do mesmo torneio classificatório. No campo do Planalto, o Pederneiras ia conseguindo uma tranqüila vitória de 4 x 1 sobre o Guanabara.
Após jogada violenta, o zagueiro Neiva, do Guanabara, foi expulso de campo. De cabeça quente Neiva disse que não sairia de campo. Depois de muita conversa, o árbitro João de Souza não conseguiu retirá-lo, permanecendo o jogador até o final da partida.
Por não ter comparecido para dirigir este jogo e não ter apresentado justificativa, o árbitro José Francisco de Souza, mais conhecido por Zé do Rio, acabou sendo excluído do quadro de árbitros da FDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário