domingo, 25 de setembro de 2011

FICHA TÉCNICA: Emerson


Muitos não sabem, mas um dos mais novos convocados de Mano Menezes para a Seleção Brasileira que irá enfrentar a Seleção da Argentina no “Superclássico das Américas”, o zagueiro Emerson, começou a jogar futebol aqui em Brasília.
Emerson dos Santos da Silva nasceu em Taguatinga (DF), no dia 3 de maio de 1983.
No Gama desde 1999, quando chegou pelas mãos de Flu, então treinador dos juvenis (Sub-17), Emerson amargou a reserva no primeiro semestre de 2001.
Emerson só começou a jogar no segundo semestre de 2001, na Segunda Divisão brasiliense. Com a camisa do Brasília, convertido em time de aluguel do alviverde Gama, que usou o rival como laboratório dos juniors, Emerson acabou como titular e campeão.
Em janeiro de 2002, de volta ao Gama, disputou a prestigiada Copa São Paulo de juniors. Apesar da eliminação na primeira fase, com uma vitória, um empate e uma derrota, o garoto aproveitou a oportunidade para subir para o time principal.
Com o terceiro cartão amarelo da dupla de zaga titular Gerson e Jairo (que começaram a jogar juntos no Gama em 1995), o garoto de 18 anos estreou com a camisa da equipe principal no dia 16 de fevereiro de 2002, pela quinta rodada do Campeonato do Centro-Oeste, na vitória de 2 x 0 sobre o Palmas, de Tocantins.
Neste campeonato do Centro-Oeste Emerson teve a chance de ganhar seu primeiro título com a camisa do Gama, na final contra o Goiás. O Gama chegou a vencer o primeiro jogo no Bezerrão (3 x 2), no dia 5 de maio de 2002 mas o Goiás reverteu essa vantagem uma semana depois, ao vencer por 3 x 0 e ficar com o título.
Voltou para a reserva do Gama no campeonato brasiliense de 2002, até que a vaga entre os
 titulares apareceu depois da contusão de Jairo, operado do joelho esquerdo. Seu primeiro jogo no Campeonato Brasiliense de 2002 foi no dia 29 de junho de 2002, no Estádio Adonir Guimarães, no empate de 1 x 1 com o CFZ. O técnico no campeonato era Cuca.
Firmou-se como titular e acabou conquistando o título de campeão brasiliense no ano de 2003. Também disputou o campeonato de 2004, ficando na segunda colocação.
Logo após o encerramento do campeonato brasiliense de 2005, Emerson acertou empréstimo de um ano com o São Caetano, de São Paulo, para disputar o Campeonato Brasileiro da Série A. O clube paulista não foi nada bem na competição, ficando com o 17º lugar entre 22 equipes (por coincidência o último colocado e um dos rebaixados para a Segunda Divisão foi justamente o rival local Brasiliense).
 
Ao retornar para o Gama, não aceitou a redução salarial proposta pelo clube e resolveu não aparecer no clube até que a situação fosse acertada.
O Gama recusou ofertas de Bragantino e Portuguesa de Desportos. Além desses, o jogador não aceitou a proposta do Atlético Goianiense.
Com essa situação e com vínculo até agosto de 2006, o zagueiro amargou a reserva em dois dos quatro jogos do Gama no campeonato brasiliense.
Foi aí que Emerson resolveu dar entrada na Confederação Brasileira de Futebol contra o Gama para recuperar seus direitos federativos.
Sob a acusação de fraude em sua documentação junto ao Gama, Emerson aproveitou a situação e rescindiu o contrato com o clube. No dia 23 de fevereiro de 2006, apresentou-se ao Guarani, de Campinas (SP).
Mesmo com o clube paulista rebaixado para a Segunda Divisão estadual, em abril Emerson foi contratado pelo Flamengo, do Rio de Janeiro (RJ).
No clube carioca, como quase todo o futebol brasileiro, parado por conta da Copa do Mundo, disputou apenas dois amistosos no mês de junho de 2006.
Transferiu-se, então, para o Veranópolis, do interior do Rio Grande do Sul, com o clube realizando ótima campanha no Campeonato Gaúcho de 2007, chegando na terceira colocação, atrás apenas de Grêmio e Juventude e à frente do Internacional. Além disso, fez parte da Seleção dos Melhores do Campeonato Gaúcho, ao lado de jogadores como William, Lucas, Diego Souza, Tcheco e Carlos Eduardo, destaques do campeão Grêmio.
Pelo clube gaúcho ainda disputou a Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG), em dois jogos bem disputados: 0 x 0 e 0 x 1, nos dias 21 e 28 de fevereiro de 2007, respectivamente.
Encerrado o campeonato gaúcho, em maio de 2007 trocou o Veranópolis pelo Fortaleza, por onde disputou o Campeonato Brasileiro da Série B. Por muito pouco o tricolor cearense não foi promovido à Série A. Ficou na quinta colocação, três pontos atrás do quarto colocado, o Vitória (BA).
Iniciou o ano de 2008 no Sertãozinho, de São Paulo, porém, dois meses depois rescindiu seu contrato com o intuito de jogar no Avaí, de Florianópolis (SC).
Emerson fez sua estréia pelo Avaí no dia 5 de março de 2008, num amistoso internacional diante da Seleção da Jamaica, com vitória por 2 x 0.
Tornou-se um dos grandes destaques do time na conquista do acesso à Série A no Campeonato Brasileiro da Série B de 2008 (o Avaí chegou em terceiro lugar, atrás de Corinthians e Santo André).
No ano de 2009, além da conquista do campeonato catarinense (fato que não acontecia desde 1997), Emerson teve grande destaque na melhor campanha de um clube catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro: o Avaí terminou em 6º lugar.
No dia 21 de fevereiro de 2010 alcançou a marca de cem jogos pelo Avaí, no empate de 1 x 1 com o Joinville. Conquistaria o bicampeonato catarinense no mesmo ano, além de colaborar para que o Avaí se sustentasse na Série A do Campeonato Brasileiro.
Após praticamente dois anos de Avaí, quando disputou 155 jogos no Avaí e marcou 27 gols, no começo do ano de 2011 foi anunciado como reforço do Coritiba para a temporada de 2011.
No clube paranaense se tornou um dos grandes destaques do time. Titular absoluto, no ano de 2011 conquistou o campeonato paranaense de forma invicta (sendo também eleito o melhor zagueiro da competição), o recorde brasileiro de vitórias consecutivas (fazendo, inclusive, o gol da vitória sobre o Caxias, pela Copa do Brasil, em 28 de abril, que garantiu o recorde ao Coritiba), o vice-campeonato da Copa do Brasil, chegando à sua primeira convocação para a Seleção Brasileira de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário