quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AS DECISÕES: Campeonato Brasiliense de 1970


Dez equipes disputaram o campeonato brasiliense de 1970: Carioca, Civilsan, Coenge, Colombo, Defelê, Grêmio, Jaguar, Piloto, Planalto e Serviço Gráfico. Conforme determinado pelo regulamento da competição, somente os seis primeiros colocados da Primeira Fase disputariam a Fase Final, que apontaria o campeão brasiliense daquele ano.
Classificaram-se, pela ordem: Serviço Gráfico, Planalto, Civilsan, Jaguar, Grêmio e Colombo.
Encerrada a Fase Final, de forma surpreendente Civilsan (em 1º) e Grêmio (em 2º) - que ficaram em 3º e 5º, respectivamente, na Primeira Fase - empataram na primeira colocação, com 9 pontos ganhos. Com isso, se qualificaram para disputar o título de 1970.
Mais surpresas estavam reservadas para a série “melhor-de-três”.
No primeiro jogo, disputado no Estádio Pelezão, no dia 24 de janeiro de 1971, o Civilsan aplicou uma goleada de 6 x 2 sobre o Grêmio. Arnaldo marcou quatro vezes e Manoelzinho e Eduardo completaram o marcador para o Civilsan. Paulinho e Nemias fizeram os gols do Grêmio. Takeshi Koressawa foi o árbitro da partida, que teve a renda de NCR$ 542,00.
Após essa goleada, todos achavam que o título do Civilsan seria comemorado uma semana depois (31.01.1971). De forma surpreendente, o Grêmio vence por 2 x 1, obrigando a realização de uma terceira partida. Noé e Cardoso marcaram para o Grêmio e Procópio para o Civilsan. O jogo foi bastante violento, levando o árbitro Aristeu Santana a expulsar quatro jogadores: Sérgio e Noé do Grêmio e Manoelzinho e Procópio do Civilsan.
No terceiro e decisivo jogo, no dia 7 de fevereiro de 1971, novamente no Estádio Pelezão, outra vitória de 2 x 1 deu o título de campeão de 1970 ao Grêmio. O árbitro foi “importado” da Federação Carioca: Gualter Portela Filho e a renda alcançou o montante de NCR$ 1.500,00.
Pedrinho e Cardoso marcaram para o Grêmio e Baiano descontou para o Civilsan.
Assim jogaram as equipes:
GRÊMIO: Sílvio, Maninho, Grossi, Paulinho e Lúcio; Marcos, Nemias e Pedrinho; Cardoso, Santos e Sinval (Orlando). Técnico: Bugue.
CIVILSAN: Maracanã, Nazo, Triste, Didi e Wilson; Aldo e Nenê; Azulinho (Baiano), Invasão, Eduardo e Adilson (Vilela). Técnico: Hector Gritta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário