segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: o Memorial Gamense


Funcionário público, casado e apaixonado pelo futebol, Márcio Almeida aprendeu a torcer pelo Gama quando morava na cidade onde nasceu e tem família até hoje. Mas um dia Márcio se encontrou com uma pessoa que teve um passado no Gama e desde então surgiu a vontade de resgatar a história do futebol candango, em especial a do alviverde gamense.
O encontro que marcou sua decisão de resgatar a história do futebol do Gama surgiu quando Márcio encontrou-se com Manoel Cajueiro, técnico do Gama do ano de 1978.
Cajueiro contou a Márcio sobre as dificuldades que encontrou naquela época. O Gama tinha data certa para fechar as portas e seria no final daquele ano. Sem dinheiro e cheio de dívidas, o Gama iria pedir licença para não disputar o campeonato candango de 1979. Disputaria então o último campeonato que era o Torneio Incentivo, uma espécie de torneio preparatório do campeonato brasiliense. Mesmo assim, o Gama foi à decisão do campeonato e o venceu, não mais fechando as portas.
No ano seguinte o Gama recebeu incentivos de empresários locais e também de diversos comerciantes que ajudavam de outras formas e assim conseguiu o primeiro título de sua história: o de campeão brasiliense de 1979.
Márcio também percebeu que vários atletas e dirigentes daquela época estavam morrendo, se mudando ou jogando no lixo os frutos do seu suor no passado. Não poderia simplesmente cruzar os braços e deixar a história destes bravos homens cair no esquecimento.
Desde então Márcio vem colhendo material e guardando em sua residência tudo o que seja relacionado à história do Gama e do futebol de Brasília. Após dois anos de trabalho, Márcio conta com um grande acervo. São fotos, entrevistas, vídeos, revistas, matérias de jornais e camisas utilizadas pelo Gama e outros clubes do DF.
A intenção de Márcio é inaugurar no próximo dia 15 de novembro, quando o Gama estará comemorando 36 anos de existência, o MEMORIAL GAMENSE, um museu virtual com o material que dispõe contando a história do Gama e dos clubes da época.
Os torcedores poderão conferir uma exposição de camisas utilizadas pelo Gama, a Galeria dos Presidentes do clube, na seção Por onde anda você? Jogadores e dirigentes que já passaram pelo Gama, videoteca, galeria de fotos, os artilheiros (ano a ano), hinos, criadores e criaturas, artigos publicados em revistas e jornais, o futebol amador da cidade e um capítulo especial sobre o Coenge.
Apesar de já possuir um belo acervo, Márcio quer tornar o Memorial o mais completo possível e, para isto, pede a quem tiver fotos daquela época que entre em contato. O telefone dele é 9246-0431 e o email: marciosilvadealmeida@yahoo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário