segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BOTAFOGO VENCE TORNEIO EM BRASÍLIA - 1983


Para comemorar mais um aniversário da cidade de Brasília (o 23º), a Federação Metropolitana de Futebol promoveu um quadrangular interestadual, denominado “Torneio 21 de Abril” (Taça “Governador José Ornellas), e que contou com as participações de Gama, Taguatinga e Tiradentes, de Brasília, e do Botafogo, do Rio de Janeiro.
Uma das atrações do torneio foi a participação do tricampeão mundial Jair Ventura Filho, o Jairzinho, jogando com a camisa do Tiradentes.
A primeira rodada do torneio aconteceu no dia 20 de abril. Os jogos foram realizados no Estádio Serejão, em Taguatinga.
No primeiro jogo, o Tiradentes venceu o Gama por 2 x 0 Gama, gols de Jairzinho e Ivonildo. Formou o Tiradentes com Daniel, Márcio, Renato César, Joãozinho e Serginho; Neto (Cizo), Moreirinha e Manoel Ferreira; Ivonildo, Jairzinho e Josimar.
No jogo principal, o Botafogo derrotou o Taguatinga por 1 x 0, gol marcado por Té. O Botafogo jogou com Paulo Sérgio, Josimar, Luís Cláudio, Osvaldo e Wagner; Ataíde, Sídnei e Alemão; Geraldo, Nunes e Té. Já o Taguatinga formou com Adriano, Pacheco, Warlan, Anselmo e Cuca; Paulo Araújo, Péricles e Boni; Julinho, Fantato e Jânio.
O árbitro foi Édson Rezende de Oliveira.
Três dias depois (23 de abril) aconteceu a decisão do torneio, no Estádio Bezerrão, no Gama.
Na disputa do terceiro lugar, o Taguatinga ganhou do Gama por 2 x 1. Fantato fez os dois gols do Taguatinga e Nilson descontou para o Gama.
O Botafogo sagrou-se campeão do torneio ao vencer o Tiradentes, por 3 x 1. Té, duas vezes, e Geraldo marcaram os gols do Botafogo, enquanto Jairzinho fez o único gol do Tiradentes.
Édson Rezende de Oliveira foi o árbitro da partida.
Formou o Botafogo com Paulo Sérgio (Luiz Carlos), Josimar, Luís Cláudio (Christiano), Osvaldo e Wagner (Paulo Verdan); Alemão (Serginho), Ataíde e Sídnei (Édson); Geraldo, Nunes e Té. Técnico: Zé Mário. O Tiradentes atuou com Daniel, Márcio, Renato César, Joãozinho (Oscar) e Serginho; Neto, Moreirinha e Manoel Ferreira; Ivonildo, Jairzinho (Tico) e Josimar. Técnico: Luís Gomes.



3 comentários:

  1. Olá, Zé!

    BOTAFOGO 1 x 0 TAGUATINGA
    Data: 20/04/1983
    Local: Elmo Serejo de Farias (Serejão), Taguatinga (DF)
    Árbitro: Wanderlei Pereira
    Assistentes: Tolstoi Batista e Luís Carlos Silva
    Competição: Torneio 23° Aniversário de Brasília (Taça Governador José Ornellas)
    Gol: Té (Paulo Sérgio Possidente Campanário), aos 23’ do 1° tempo
    Botafogo: Paulo Sérgio, Josimar, Luís Cláudio, Oswaldo e Wagner Pepeta; Alemão, Ataíde e Sídnei; Geraldo (Édson), Nunes e Té. Técnico: Zé Mário
    Taguatinga: Adriano, Warlan, Rubão, Pacheco e Cuca; Peres, Péricles e Raimundinho; Julinho, Fantato e Jair (Sílvio). Técnico: João Avelino
    Obs: Não faça confusão entre o goleiro Paulo Sérgio de Oliveira Lima com Paulo Sérgio Possidente Campanário, o “Té”
    Fontes: Botafogo FR e Correio Braziliense (pesquisa de Carlos Molinari, banguense de quatro costados)

    SB

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com um troféu que ganhei de minha tia o troféu tem data de 17/04/1983 do 4 colocado ! E um relíquia ! Interessados mandem email calcalee@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estive jogando neste jogo Tiradentes e Botafogo no bezerrao no Gama Joãozinho
    .

    ResponderExcluir