sábado, 1 de abril de 2023

O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS (01 a 30.04.1963)


03.04.1963
Atarcisio Antonio de Andrade foi nomeado para Superintendente da Federação Desportiva de Brasília, em substituição a Arlindo Ferreira Pinto, que passaria a ocupar o cargo de Secretário da Presidência.

Os atletas Oswaldo Costa Lemos e Roberto Costa Lemos foram transferidos para o futebol goiano.

07.04.1963
No Estádio Paulo Linhares, o Rabello disputou um amistoso contra o Guanabara, cujo resultado final favoreceu o Rabello, pelo placar de 3 x 0. Eduíno Edmundo Lima, com regular atuação, foi o árbitro do jogo.

O primeiro gol da partida foi consignado por Sabará, aos 41 minutos do 1º tempo. No período complementar, o Rabello voltou a marcar através de Lindemberg, quando eram decorridos sete minutos. O último gol foi assinalado aos 32 minutos da mesma etapa, numa falta cobrada por Bimba.
Os dois quadros formaram assim: 
Rabello - Raspinha, Délio (Amazonas), Leocádio, Bimba e Enes; Calado e Nilo (Molinha); Ramiro (Moreira), Sabará, Lindemberg e Dorly. 
Guanabara - Edvaldo, Jair, Aldeir, Farneze e Bazani; Azulinho e Eli; Nelício, Lula, Chico e Nilson.
A renda somou a importância de 16 mil cruzeiros.
Na preliminar, vitória dos aspirantes do Rabello, pela contagem de 5 x 2. Este encontro foi dirigido por Alício dos Santos.

21.04.1963
Trinta e três jogadores foram convocados pelo técnico Didi (obs.: o técnico era Juvenal, que pediu dispensa antes do jogo) para darem início aos treinamentos da Seleção do Distrito Federal visando o jogo diante do Atlético Mineiro, no dia 21 de abril de 1963, dentro das comemorações do terceiro aniversário da nova capital.

O amistoso arrastou um grande público ao Estádio Vasco Viana de Andrade, do Grêmio. O jogo foi disputado com portões abertos, se constituindo numa grande festa esportiva, que contou com a presença de várias autoridades do desporto brasiliense.
No final, o marcador não foi movimentado: 0 x 0. As equipes formaram assim:
SELEÇÃO DE BRASÍLIA: Gonçalinho, Aderbal, Edilson Braga, Bimba (Farneze) e Enes (Pedrinho); Leônidas (Edson) e Beto Pretti; Sabará (Nobre), Alaor Capela, Ely (Cid) e Reinaldo (Arnaldo). Técnico: Didi de Carvalho.
ATLÉTICO MINEIRO: Luizinho, Reginaldo, William, Bueno e Eduardo (Marcelino); Dinar e Afonsinho (Grazziani); Toninho, Nilson, Luiz Carlos (Carlinhos) (Maurício) e Noêmio. Técnico: Antoninho.