segunda-feira, 27 de maio de 2013

A SELEÇÃO BRASILIENSE DE TODOS OS TEMPOS




As tentativas de estabelecer uma relação dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos - a que se têm entregue inúmeros teóricos do esporte - trazem, sempre, resultados discutíveis, aceitos por uns e rejeitados por outros. Isso se deve, em grande parte, ao fato de os critérios de avaliação adotados por aqueles teóricos se apoiarem, muitas vezes, em dados subjetivos: o gosto pessoal, a experiência, o modo de analisar jogos e jogadores, o próprio temperamento de quem está julgando. Tais dados, somados ao entusiasmo ou mesmo paixão que o futebol habitualmente desperta, não apenas no torcedor comum, mas também no observador neutro, tornam qualquer relação questionável, sendo seu valor, por isso, relativo.
O desempenho de um jogador em determinada partida, no curso de um campeonato e, sobretudo, ao longo de sua carreira, ao contrário do que ocorre em esportes, como o atletismo e a natação, não é matematicamente mensurável. Nele, não existe o recorde, o número absoluto que permite comparações de performances registradas em épocas e lugares diversos. Mesmo quando os critérios de avaliação se baseiam em dados objetivos, de ordem técnica, tática ou estratégica, uma seleção dos "maiores jogadores de futebol de todos os tempos" será sempre polêmica, o melhor para um crítico não o sendo para outro. Como exemplo, em todos os países, quando se forma uma seleção nacional, raramente se consegue para ela aprovação unânime, de um lado o selecionador indicando os seus 22 melhores, do outro a imprensa e a opinião pública discordando da escolha deste ou da omissão daquele jogador.
A partir dessa semana estaremos divulgando os resultados de pesquisas junto a pessoas que estiveram ou que estão ligadas à história do futebol de Brasília, feitas para apontar os melhores jogadores de todos os tempos no futebol de Brasília.
Em alguns casos, as pessoas preferiram apontar duas seleções (A e B), por achar que onze é um número limitado. Por outro lado, surgirão listagens com apenas os onze “titulares”.
A relação que se segue pretende, apenas, incluir alguns dos jogadores que tiveram importância histórica no futebol de Brasília, que seja por sua técnica, feitos ou fama. 
A primeira seleção brasiliense de todos os tempos foi formada pelo saudoso ex-presidente da então Federação Desportiva de Brasília, Wilson Antônio de Andrade.
Num clássico 4-3-3, assim ficaria composto o seu “onze”:

GOLEIRO: Gaguinho

LATERAL-DIREITO: Aderbal
ZAGUEIRO-CENTRAL: Grover
QUARTO-ZAGUEIRO: Logodô
LATERAL-ESQUERDO: Wilson Godinho

MÉDIO-VOLANTE: Alencar
MEIA-DIREITA: Beto Pretti
MEIA-ESQUERDA: Paulo Reis

PONTEIRO-DIREITO: Guairacá
CENTRO-AVANTE: Otávio
PONTEIRO-ESQUERDO: Arnaldo.

O treinador seria Didi de Carvalho ou Hector Gritta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário