sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SÉRIE: AS SELEÇÕES DE BRASÍLIA - 1ª parte - a primeira seleção



Da esquerda para a direita: em pé, Gaguinho, Edson Galba, Marianelli, Calado, Loureiro, Jair, Raspinha e Didi (treinador);
Agachados: Herrera (massagista), Ubaldo, Dario, Gesil, Walter Moreira e Joãozinho.

A primeira vez que se convocou jogadores para formar uma seleção de Brasília foi em 1961.
As partidas serviriam de teste para os futuros compromissos do Campeonato Brasileiro que se aproximava (acabou sendo alterado o seu início).

Os treinos eram realizados duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, no horário de 16 horas.
O técnico da seleção brasiliense era Didi de Carvalho.
No primeiro treino, em 5 de março de 1961, os reservas venceram os titulares por 4 x 3. Marcaram os gols Gesil, três vezes, e Vitinho para os suplentes e Ely (2) e Joãozinho para os efetivos. Alguns suplentes demonstravam reais condições de figurar no time principal.
Os quadros formaram assim: Titulares - Raspinha, Jair, Leocádio e Enes; Hiroito e Loureiro; Dario, Ely, Edson Galba, Walter Moreira e Joãozinho. Reservas - Gaguinho, Paulo (Luiz Silva), Oswaldo (Marianelli) e Pedrão; Calado e Bimba; Campos, Vitinho, Gesil, Nilo (Pacuzinho) e Raimundinho.
Íris, que viria a ser titular, demorou para comparecer aos treinamentos realizados. A imprensa reclamava a presença de alguns como Euclides e Ramiro, do Defelê, Pedersoli e Lima, do Grêmio. Para alguns, Euclides era o melhor zagueiro da cidade.
A primeira exibição da seleção de Brasília aconteceu em 16 de abril de 1961.
No Estádio Pedro Ludovico, na Avenida Paranaíba, em Goiânia, realizou-se a primeira partida entre os selecionados de Brasília e Goiás, num cotejo amistoso que rendeu 280 mil cruzeiros nas bilheterias e fez o público vibrar em muitos momentos com o bom futebol apresentado. O primeiro tempo terminou empatado em 0 x 0. O resultado final de 1 x 0 (gol de Laércio, aos 31 minutos do 2º tempo) para os goianos foi o resultado lógico do predomínio dos goianos, que sempre se mostraram mais bem preparados e com maior entrosamento que os pupilos de Didi de Carvalho.
A Seleção de Brasília jogou com Gaguinho, Luiz Silva, Edson Galba e Enes; Pacuzinho (Jair) e Bimba; Ubaldo, Ely (Marianelli), Íris, Walter Moreira e Joãozinho (Gesil).
Na equipe de Brasília, Edson Galba despontou como a figura máxima, jogando um futebol primoroso, corrigindo as falhas dos seus companheiros e destruindo boa parte das arrancadas dos adversários.
A Seleção de Goiás alinhou: Campeão, Clever, Manduca e Osmar; Tido e Olacir; Caixeta, Paulinho (Elzevir), Arthur (Fabinho), Lailson (Elson) e Laércio.
O árbitro foi Francisco Ribeiro Franco, da Federação Goiana de Desportos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário