quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

JOGOS INUSITADOS: o dia em que o Ceub venceu um campeão mundial


O empresário uruguaio Juan Figger assinou contrato no dia 17 de julho de 1972 para uma série de amistosos do Estudiantes de La Plata, Argentina, no Brasil.
O Estudiantes chegou com o cartaz de campeão da Taça Libertadores de 1968, 1969 e 1970 e de campeão mundial interclubes de 1968.
Em seu primeiro amistoso em território brasileiro, no dia 27 de julho de 1972, o Estudiantes perdeu para o Saad, de São Caetano do Sul, por 2 x 1.
O resultado fez com que a imprensa passasse a especular que não se tratava do time principal do Estudiantes. Na verdade, alguns jogadores eram titulares, mas a maioria era de reservas. A principal atração do Estudiantes não veio: Juan Ramón Verón, conhecido como “La Bruja” (A Bruxa), pai de Juan Sebastián Verón, “La Brujita”, que levou o Estudiantes ao título da Taça Libertadores de 2009, em pleno Estádio Mineirão, ao derrotar o Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG).
Essa dúvida fez com que poucos torcedores comparecessem ao Estádio Pelezão no dia 30 de julho de 1972, para assistirem ao segundo jogo do Estudiantes no Brasil. Ficaram bastante decepcionados. Mesmo enfrentando um time modesto, o Estudiantes não ofereceu nenhuma resistência ao Ceub, que venceu por 3 x 1.
Todos os gols do Ceub saíram no primeiro tempo: Walmir aos 8, Hermes aos 35 e Dinarte aos 41. Com o jogo ganho, no segundo tempo o Ceub se deu ao luxo de administrar o resultado e permitiu que o Estudiantes, que voltou totalmente modificado, passasse mais tempo com a bola, poupando-se visivelmente. O gol dos argentinos saiu num pênalti de Noel em Moirano, que Carregado cobrou e marcou.
A atração do Ceub foi o meia Paíca, vindo do Grêmio, de Porto Alegre, fazendo sua estreia com a camisa do clube brasiliense.
O pequeno público presente ao estádio decepcionou os dirigentes do Ceub, que com isso teve um grande prejuízo financeiro, pois custou caro trazer o time argentino.
Os times formaram assim:
Ceub - Zé Walter, Aderbal, Cláudio Oliveira, Noel e Serginho; Renê e Paíca; Walmir, Hermes, César e Dinarte (Marco Antônio). 
Estudiantes - Flores, Del Curto, Churdo (Zabala), Recabarren e Martínez; Cardone (Gilli) e Carregado; Galay (Alegre), Moirano, Giachello (Carnero) e Suarez.
O árbitro foi Édson Benítez e a renda não chegou aos Cr$ 15 mil.
Para também evitar prejuízo, o amistoso que o Estudiantes realizaria logo depois diante do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, foi cancelado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário