domingo, 26 de abril de 2015

ESTATÍSTICAS DO JOGO BRASÍLIA x GAMA





O jogo de ontem (Gama 3 x 0 Brasília) foi o 101º entre Brasília e Gama, considerando apenas o campeonato brasiliense de futebol.

Nos 100 jogos que disputaram antes, ocorreram 38 empates, 35 vitórias do Brasília e 27 do Gama (agora são 28).
Nos 100 jogos entre Brasília e Gama foram marcados 245 gols, sendo 128 do Brasília e 117 do Gama (agora são 120).

A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Brasília e Gama se enfrentaram pelo campeonato brasiliense foi em 11 de maio de 1976, no Estádio Pelezão. Naquela ocasião, o Brasília venceu por 4 x 1, com dois gols de Humberto, um de Ramalho e um de Duda. Carlão marcou o gol de honra do Gama.

INVENCIBILIDADE

O Brasília completaria oito jogos consecutivos sem conhecer derrota para o Gama, sendo sete vitórias. A primeira vitória do Gama só aconteceria em 6 de maio de 1979, quando foi registrado o placar de 2 x 1 a seu favor.
No entanto, a maior invencibilidade registrada no clássico foi de quinze jogos, entre os dias 23 de outubro de 1985 e 1º de abril de 1990. Foram seis vitórias do Brasília e nove empates.

CONFRONTOS

O número de confrontos Brasília x Gama só não é maior, porque no período de 2002 a 2008 não aconteceu o duelo, por um motivo: o Brasília andou perambulando entre a segunda e até terceira divisão do Distrito Federal.
O clássico voltou a acontecer entre 2009 e 2011. Em 2012 o Brasília esteve novamente na Segunda Divisão.
No ano de 1995, Brasília e Gama se enfrentaram oito vezes pelo campeonato brasiliense. Em 1983 foram sete jogos.

A MAIOR GOLEADA

A maior goleada registrada no clássico aconteceu em 14 de outubro de 1984, no Estádio Pelezão. Naquele dia, o Brasília massacrou o Gama por 7 x 2. Wander, duas vezes, Júlio César, Kidão, Ney, Erasmo e Bolão marcaram os gols do Brasília, enquanto Mazinho e Ronaldo fizeram os do Gama.
Por outro lado, a maior goleada do Gama sobre o Brasília aconteceu em duas ocasiões (coincidentemente, com a mesma diferença de gols registrados na goleada do Brasília): no dia 28 de maio de 1995, no Bezerrão, Romualdo, duas vezes, Gilmar, Marcelo França e Carlinhos ajudaram o Gama a golear o Brasília por 5 x 0; o mesmo placar foi registrado no dia 24 de fevereiro de 2001, também no Bezerrão. Com dois gols de Kabila e um de Rodriguinho, Jorge Ramos e Nen, o Gama voltou a golear o Brasília por 5 x 0.

JOGADORES QUE MAIS MARCARAM


Romualdo

Os jogadores que mais marcaram gols no clássico foram Péricles e Romualdo, ambos com sete gols. Péricles marcou seis gols atuando pelo Gama e um pelo Brasília. Já Romualdo marcou todos os seus sete gols defendendo o Gama.
Depois deles, vem Ricardo (Brasília/Gama), Edmar (Brasília), Mazinho (Brasília/Gama), Ésio (Brasília; atuou também pelo Gama, mas não marcou no clássico) e Kleber (Brasília), todos com cinco gols.
O único a anotar um “hat-trick” foi Nei, no dia 16 de março de 1986: ele marcou três gols na vitória de 4 x 2 do Brasília sobre o Gama, no Estádio Mané Garrincha.

ESTÁDIOS

O Bezerrão, no Gama, foi o estádio que mais recebeu o clássico: 47 vezes. No Mané Garrincha aconteceram 26 jogos (agora são 27) e no Pelezão 18. A seguir, estão: CAVE, 4 jogos, Serejão, 3 e Augustinho Lima e Rorizão, um cada.

ÁRBITROS

Quarenta e dois árbitros já trabalharam na condução do clássico, sendo que Édson Rezende de Oliveira foi o que mais apitou: 12 vezes. Completando a lista dos cinco primeiros estão Nilton Castro de Souza, com dez, Tolistoi Batista e José Mário Vinhas, com 6 e Etevaldo Batista, com cinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário