quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES: 59 anos de Núcleo Bandeirante


PERSONAGENS E PERSONALIDADES DO FUTEBOL DO NÚCLEO BANDEIRANTE


ADOLPHO RIZZA
Mineiro de Uberlândia (MG), Adolpho Luís Rizza chegou para Brasília ainda em 1957. Juntamente com seu irmão Antônio, era proprietário do Posto e Recapagem Colombo, na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante, durante a construção de Brasília. Seus irmãos Pedro e Luiz também atuaram como empresários na Cidade Livre.
Formada por vários desportistas, a família Rizza foi a maior incentivadora para a fundação, na Cidade Livre, do Clube Atlético Colombo, em 6 de abril de 1960.
Na primeira diretoria do Colombo Adolpho Rizza foi o Diretor Esportivo e Pedro Rizza o Vice-Diretor Esportivo.
Adolpho Rizza também foi o representante do clube junto a Federação Desportiva de Brasília - FDB.

ANA MARIA XAVIER DE MORAIS
Em 1978 a Desportiva entrou para o Guinness Book por ser comandado por uma mulher: Ana Maria Xavier de Morais. É provável que a Desportiva tenha se tornado o primeiro time a ter uma mulher no comando de um time profissional. Antes de se tornar técnica de futebol, Ana Maria jogou em várias equipes amadoras. Para não se afastar do futebol, passou a exercer as funções de roupeira, massagista e preparadora de goleiro nas equipes da Metropolitana, até aparecer a oportunidade de ser técnica. Mais tarde Ana Maria se tornaria árbitra de futebol e hoje desenvolve projetos na área de tecnologia esportiva por meio da Anna Sports.

ARISTEU ARAGÃO FILHO
Apontador Fiscal da Novacap, onde foi admitido em 26 de março de 1960. Na fundação do Esporte Clube Real de Brasília, em 1959, foi eleito 2º Tesoureiro. Jogou nos dois times do Núcleo Bandeirante: Real e Grêmio.

ARMANDO BARRETO
Admitido no DVO - Departamento de Viação e Obras da Novacap em 17 de janeiro de 1958.
Trabalhando nas obras de Brasília, concorreu a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Planaltina, em 1958, sendo um dos eleitos.
Armando Barreto era, também, líder em atividades esportivas. Exerceu o cargo de 1º Secretário na ata da primeira reunião da diretoria do Grêmio Esportivo Brasiliense, realizada em 6 de agosto de 1959.
No dia 4 de março de 1963, Armando Barreto foi eleito Presidente do Grêmio, cargo que exerceu até 12 de dezembro de 1965.
Quando foi formalizado o pedido de profissionalização no futebol de Brasília, Armando Barreto foi um dos presidentes a assinar o ofício encaminhado à Federação Desportiva de Brasília.

BUGUE
Depois de jogar futebol pelo Real e Grêmio, Joaquim Cristiano de Araújo Neto, o Bugue, começou sua carreira de treinador no Grêmio, em 1970, quando o clube conquistou o Campeonato Brasiliense daquele ano. Bugue foi treinador de diversos clubes do DF.

CAMPEÕES BRASILIENSES DE 1959
Defenderam o Grêmio: Bosco, Amauri e Hugo; Remis (José), Alemão e Ralph; Carlinhos (Nilo II), Nilo, Jair, Eluff (Edson Galdino) e Roberto (Nobre). Técnico: Rubens Porfírio da Paz.

CAMPEÕES BRASILIENSES DE 1970
Defenderam o Grêmio: Sílvio (Cláudio), Pedrinho (Maninho), Grossi (Gildásio) (Ditão), Paulinho (Floriano) e Lúcio (Coquinho) (Ademir); Orlando (Luiz) e Nemias (Cardoso); Osvaldinho, Marcos (Wanderley), Noé (Zezé) e Santos (Sinval). Técnicos: Bugue (16 jogos) e Antônio Carvalho (um).

CAMPEÕES BRASILIENSES DE 1971
Defenderam o Colombo: Carlos José (Kill), Luiz Gonçalves (Alemão), Jonas Foca, Sir Peres e Paulo Moreira; Zoca (Luizinho) (Toninho) e Pedro Léo (Gentil); Procópio (Zequinha), Zé Carlos (Paulinho), Diogo (Hermes) (Nêgo) (Evandro) e Macalé (Joãozinho). Técnico: Paulista.

JOÃO AURELIANO RODRIGUES
Para não deixar a cidade do Núcleo Bandeirante sem futebol, em 8 de novembro de 1975 foi fundado o Demabra Esporte Clube. O clube foi idéia de João Aureliano Rodrigues, proprietário da DEMABRA - Depósito de Madeiras do Brasil Indústria e Comércio, com sede à Avenida Central do Núcleo Bandeirante.
Na reunião que fundou o clube João Aureliano Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo.
Dois anos depois, tendo em vista que o nome Demabra não encontrava amparo na legislação vigente para se manter o clube filiado à FMF, no dia 19 de abril de 1977 foi realizada Assembleia Geral que modificou o nome de Demabra Esporte Clube para Desportiva Bandeirante, nome que foi aprovado por unanimidade após várias discussões. João Aureliano Rodrigues foi eleito Presidente do novo clube.

LAÉRCIO FRANCISCO VILELA LAMOUNIER
Da equipe do Departamento de Organização e Administração Municipal (DOAM), da Novacap. Admitido como Oficial de Administração da Novacap em 12 de fevereiro de 1959. Desportista. Presidente do Grêmio Esportivo Brasiliense em 1960.

MOACYR SOARES DE SOUZA
Da equipe do Departamento de Viação e Obras (DVO), da Novacap. Admitido como Oficial de Administração da Novacap em 2 de janeiro de 1957.
A reunião de fundação do Grêmio aconteceu em sua residência. Além de fundador, fez parte do time campeão de 1959 e representou a equipe em muitas reuniões realizadas na Federação Desportiva de Brasília. Por muitas vezes cedeu sua casa para acolher jogadores contratados pelo Grêmio.

RUBENS PORFÍRIO
Técnico de futebol do Grêmio, campeão de 1959; irmão do General Porfírio da Paz, vice-governador de São Paulo.
Rubens Porfírio começou a treinar clubes de futebol em 1941, em Vianópolis (GO). Foi para Anápolis, transformou o Anápolis em campeão da cidade em 1954 e vice-campeão em 1955. Transferiu-se para Brasília e em abril de 1959 começou a dirigir o Clube de Regatas Guará. Depois foi para o Grêmio.

VASCO VIANA DE ANDRADE
Era um dos dez nomes de maior projeção no tempo da construção de Brasília. 
Nasceu no dia 7 de abril de 1921, em Pouso Alegre (MG). Formou-se em Engenharia pela UFMG e era responsável pela sede do DNER de Pouso Alegre. Chegou a Brasília em 30 de novembro de 1956 e foi nomeado Engenheiro Chefe do DVO - Departamento de Viação e Obras da Novacap. Em 8 de novembro de 1961, foi nomeado Diretor da Novacap. Foi fundador do Clube dos Engenheiros e Arquitetura de Brasília, do Brasília Country Club e do Cota Mil Iate Clube. No futebol, foi homenageado como patrono do Grêmio e do Guará e teve seu nome dado ao estádio da Metropolitana. Mudou-se para Salvador (BA) em 1962 e três anos depois fixou residência em Belo Horizonte (MG). Faleceu em 18 de março de 1993.


Nenhum comentário:

Postar um comentário