quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

AS DECISÕES: Torneio Seletivo para o Campeonato Brasileiro de 1979


Nidion marcou o gol do título
O Torneio Seletivo foi realizado pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher o clube que ocuparia a segunda vaga no Campeonato Brasileiro versão 1979, reservada para o Distrito Federal.
Participaram do Torneio Seletivo somente os clubes que disputaram o Campeonato de Profissionais do DF de 1978, com exceções do Brasília E. C., por ter sido o campeão do ano anterior, e do Grêmio, que não quis disputar.
O torneio foi disputado em dois turnos e teve os seguintes participantes: Desportiva Bandeirante, Gama, Guará, Sobradinho e Taguatinga.
O Guará venceu o 1º turno, com três vitórias e apenas uma derrota (para o Gama). O Gama ficou em 2º lugar, a Desportiva Bandeirante em 3º, o Taguatinga em 4º e o Sobradinho em 5º.
Já o segundo turno foi conquistado pelo Gama, também com três vitórias e uma derrota, mas com uma partida extra contra a Desportiva Bandeirante, a quem venceu por 2 x 0. O Taguatinga foi o terceiro colocado, o Sobradinho o quarto e o campeão do 1º turno, o Guará, o último colocado do segundo.
No segundo turno, novamente o Gama voltou a vencer o Guará, desta vez por goleada: 4 x 1.
Devido a essa má campanha no segundo turno, o Guará foi para o jogo sem o mínimo crédito junto a maioria da crônica esportiva do Distrito Federal, que dava ao Gama um favoritismo total e ao Guará o papel de simples coadjuvante na festa preparada pela torcida do Gama no Bezerrão.
Mas o Guará soube se portar na partida decisiva. A garra, o espírito de luta e a vontade de vencer foram as armas empregadas pelo Guará para conquistar o título de campeão do Torneio Seletivo e da segunda vaga para o Campeonato Brasileiro.
Se armou dentro de um esquema tático rígido e jogou de igual para igual com seu adversário, chegando a ser dono do espetáculo na maior parte do jogo, fazendo com que a grande massa de torcedores que compareceu ao estádio saísse de lá frustrada.
Mesmo em desvantagem no marcador e sofrendo um segundo pênalti inexistente, o Guará soube conter a equipe do Gama nos primeiros vinte minutos de jogo. Com isto foi se reorganizando nos diversos setores de campo e passou a dominar o jogo a procura do gol.
O empate veio no segundo tempo por intermédio de Piau e a vitória somente na prorrogação com um belo gol de Nidion, que acabou com a alegria dos quase 15 mil torcedores que foram ao Bezerrão comemorar a conquista e o título pelo Gama. Decepcionados, os torcedores foram abandonando o estádio de cabeça baixa e sem palavras para comentar o desastre. Os próprios jogadores do Gama não queriam prestar declarações à imprensa, preferindo se refugiar nos vestiários.
Entretanto, a pequena torcida do Guará se movimentava dentro de campo desfraudando a bandeira do clube e gritando “é campeão”. Os jogadores, na euforia da vitória, carregaram o treinador Airton Nogueira, que não tinha palavras para comentar o título conquistado poucos minutos antes. Acabou desabafando ao dizer que mesmo sem o favoritismo e com uma equipe razoável como muitos disseram, o Guará era o campeão e a segunda força do futebol brasiliense.

O JOGO QUE DECIDIU O TORNEIO

GAMA 1 x 2 GUARÁ
Data: 15 de abril de 1979
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Renda: Cr$ 336.020,00
Público: 14.740 pagantes
Gols: Santana para o Gama e Piau para o Guará; na prorrogação, Nidion marcou para o Guará
Gama: Rodolfo, Carlão, Décio, Kidão e Manoel Silva (Kell); Santana, Péricles e Manoel Ferreira; Clayton (Dárcio), Niltinho e Careca. Técnico: Bugue.
Guará: Carlos José, Ricardo, Gilvan, Léo e Fernandinho; Neto, Boni e Dionísio; Nidion, Paulo (Beto) e Piau (Nicácio). Técnico: Airton Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário