sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

OS DUELOS DO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA



C. A. TAGUATINGA x PLANALTINA-GO

Respectivamente campeão e vice-campeão da Segunda Divisão do DF em 2015, se enfrentarão pela primeira vez na principal divisão do futebol brasiliense.
Só por curiosidade, quando se enfrentaram na Segunda Divisão de 2015 os resultados foram:
28.10.2015 - C. A. Taguatinga 1 x 2 Planaltina-GO
07.11.2015 (decisão do campeonato): C. A. Taguatinga 3 x 0 Planaltina-GO

BRASILIENSE x CEILÂNDIA

O jogo do próximo sábado (20.02) será o 32º entre Brasiliense e Ceilândia, considerando apenas o campeonato brasiliense de futebol.
Fundado em 2000, neste mesmo ano o Brasiliense sagrou-se campeão da Segunda Divisão do DF.
A partir de 2001, seu primeiro ano na Primeira Divisão, enfrentou o Ceilândia em todos esses anos.
É ampla a vantagem do Brasiliense sobre o Ceilândia. Nos 31 jogos que disputaram antes, ocorreram 12 empates, 16 vitórias do Brasiliense e apenas 3 do Ceilândia. Foram marcados 74 gols, sendo 47 do Brasiliense e 27 do Ceilândia.

A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Brasiliense e Ceilândia se enfrentaram pelo campeonato brasiliense foi em 14 de março de 2001, no Estádio Abadião. Naquela ocasião, o Ceilândia venceu por 1 x 0, gol de Cassius.
No dia 28 de abril de 2001, o Brasiliense deu o troco. No Estádio Serejão, derrotou o Ceilândia por 1 x 0.

INVENCIBILIDADES

O Ceilândia só voltaria a vencer o Brasiliense no ano de 2010, mais precisamente no dia 11 de abril, no ano em que se sagrou campeão brasiliense pela primeira vez em sua história. Até esse dia, foram dezoito encontros, com doze vitórias do Brasiliense e três empates.
O Ceilândia também venceu o jogo seguinte, em 24 de abril, o primeiro válido pela decisão do campeonato daquele ano: 3 x 1. Essa foi a última vitória do Ceilândia sobre o Brasiliense, de lá para cá. Depois disso, foram mais dez jogos entre eles, com quatro vitórias do Brasiliense e seis empates. Será que o Ceilândia quebrará esse tabu?

OS MAIORES PLACARES

Apesar da ampla vantagem do Brasiliense sobre o Ceilândia, nunca houve uma grande goleada na história do confronto.
O maior placar foi registrado no dia 20 de fevereiro de 2010, quando o Brasiliense venceu por 3 x 0.
A maior vitória do Ceilândia também aconteceu nesse mesmo ano, no dia 24 de abril, quando venceu por 3 x 1.
Depois desses “elásticos” marcadores, nos seguintes anos de 2011 a 2014, o maior placar foi um 2 x 0 a favor do Brasiliense. Nos outros sete jogos, três empates em 0 x 0 e dois em 1 x 1 e duas vitórias do Brasiliense por 1 x 0. Muito equilíbrio nos jogos!

A ÚLTIMA VEZ

O último jogo entre Brasiliense e Ceilândia aconteceu no dia 14 de fevereiro do ano passado, no Serejão com portões fechados. Naquela ocasião, o Brasiliense venceu por 3 x 1.

ESTÁDIOS

Nos 31 jogos entre Brasiliense e Ceilândia, 29 deles foram disputados ou no Abadião ou no Serejão. Somente em duas ocasiões foram jogados em estádios diferentes: Rorizão em 2002 e Bezerrão em 2005.
O Serejão, em Taguatinga, foi o estádio que mais recebeu o confronto: 15 vezes. O Abadião já foi palco desse jogo em 14 oportunidades, ou seja, o jogo de sábado empatará essa estatística.

BOSQUE FORMOSA x PARACATU

Bosque Formosa e Paracatu só se enfrentaram duas vezes em jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão e em ambas o clube goiano venceu.
A primeira vez foi em 16 de fevereiro de 2014, no Frei Norberto, em Paracatu (MG), com o Bosque Formosa vencendo por 2 x 1.
Em 31 de janeiro de 2015 voltaram a se enfrentar, desta vez no estádio Augustinho Lima, em Sobradinho (DF), com portões fechados, quando o Bosque Formosa derrotou o clube mineiro por 2 x 0.

RESUMO DO CONFRONTO BOSQUE FORMOSA x PARACATU

Total de jogos = 2
Vitórias do Bosque Formosa = 2
Vitórias do Paracatu = 0
Empate = 0
Gols a Favor do Bosque Formosa = 4
Gols a Favor do Paracatu = 1

CRUZEIRO x SANTA MARIA

Já se encontraram várias vezes na Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense.
Em 2015, deveriam se enfrentar pela primeira vez! Deveriam, mas não se enfrentaram!
O jogo estava marcado para o dia 1º de março de 2015, no Bezerrão. A arbitragem e jogadores dos times não puderam entrar no estádio, pois este se encontrava fechado (os funcionários do estádio alegaram não terem autorização para abrir o estádio, impedindo a realização da partida). A alegação da Federação Brasiliense de Futebol era de que o Cruzeiro, mandante, não teria pago a taxa de aluguel do estádio e, por conta disso, as duas equipes foram barradas na entrada do estádio. Posteriormente, o Tribunal de Justiça Desportiva puniu por unanimidade o Cruzeiro com a perda dos pontos. 

LUZIÂNIA x SOBRADINHO

A primeira vez que Sobradinho e Luziânia se enfrentaram foi em 1999. No dia 18 de abril, no Serra do Lago, o Luziânia venceu por 2 x 0. No segundo turno, no Augustinho Lima, em 3 de junho, empate em 0 x 0.
Em 2000, uma vitória para cada lado, predominando o mando de campo: 1 x 0 para o Sobradinho e 2 x 0 para o Luziânia. Neste ano, o Luziânia foi rebaixado para a Segunda Divisão.
Voltaram a se encontrar em 2002, quando o Luziânia retornou da Segunda Divisão. Dois dois, dois empates.
Em 2003, apenas um jogo: vitória do Luziânia, no Serra do Lago, por 3 x 0, o maior placar registrado no confronto até hoje.
De 2003 a 2011, apenas um jogo em 2004: vitória do Sobradinho por 2 x 1. Nos demais anos, por conta de rebaixamentos para a Segunda e Terceira divisões e separação nos grupos de 2005, não se enfrentaram.
Só voltariam a se encontrar em 2012 e a partir deste ano, tem se enfrentado regularmente.
O resumo de Sobradinho x Luziânia demonstra que há bastante equilíbrio em seus confrontos. Está assim:
Total de jogos = 14
Vitórias do Sobradinho = 4
Vitórias do Luziânia = 4
Empates = 6
Gols a Favor do Sobradinho = 13
Gols a Favor do Luziânia = 16
Dos 14 jogos, sete foram disputados no Serra do Lago, 6 no Augustinho Lima e um no Bezerrão. O Sobradinho conseguiu vencer o Luziânia apenas uma vez no Serra do Lago; o Luziânia nunca derrotou o Sobradinho no Augustinho Lima.
Outra curiosidade: os últimos três jogos entre Sobradinho e Luziânia terminaram empatados.

GAMA x BRASÍLIA

Os números confirmam: este é o maior clássico do futebol brasiliense em todos os tempos.
Em jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense, Brasília e Gama já se enfrentaram 102 vezes. Foram registrados 38 empates, 35 vitórias do Brasília e 29 do Gama.
Nos 102 jogos entre Brasília e Gama foram marcados 249 gols, sendo 128 do Brasília e 121 do Gama.

A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Brasília e Gama se enfrentaram pelo campeonato brasiliense foi em 11 de maio de 1976, no Estádio Pelezão. Naquela ocasião, o Brasília venceu por 4 x 1, com dois gols de Humberto, um de Ramalho e um de Duda. Carlão marcou o gol de honra do Gama.

INVENCIBILIDADE

O Brasília completaria oito jogos consecutivos sem conhecer derrota para o Gama, sendo sete vitórias. A primeira vitória do Gama só aconteceria em 6 de maio de 1979, quando foi registrado o placar de 2 x 1 a seu favor.
No entanto, a maior invencibilidade registrada no clássico foi de quinze jogos, entre os dias 23 de outubro de 1985 e 1º de abril de 1990. Foram seis vitórias do Brasília e nove empates.

CONFRONTOS

O número de confrontos Brasília x Gama só não é maior, porque no período de 2002 a 2008 não aconteceu o duelo, por um motivo: o Brasília andou perambulando entre a segunda e até terceira divisão do Distrito Federal.
O clássico voltou a acontecer entre 2009 e 2011. Em 2012 o Brasília esteve novamente na Segunda Divisão.
No ano de 1995, Brasília e Gama se enfrentaram oito vezes pelo campeonato brasiliense. Em 1983 foram sete jogos.

A MAIOR GOLEADA

A maior goleada registrada no clássico aconteceu em 14 de outubro de 1984, no Estádio Pelezão. Naquele dia, o Brasília massacrou o Gama por 7 x 2. Wander, duas vezes, Júlio César, Kidão, Ney, Erasmo e Bolão marcaram os gols do Brasília, enquanto Mazinho e Ronaldo fizeram os do Gama.
Por outro lado, a maior goleada do Gama sobre o Brasília aconteceu em duas ocasiões (coincidentemente, com a mesma diferença de gols registrados na goleada do Brasília): no dia 28 de maio de 1995, no Bezerrão, Romualdo, duas vezes, Gilmar, Marcelo França e Carlinhos ajudaram o Gama a golear o Brasília por 5 x 0; o mesmo placar foi registrado no dia 24 de fevereiro de 2001, também no Bezerrão. Com dois gols de Kabila e um de Rodriguinho, Jorge Ramos e Nen, o Gama voltou a golear o Brasília por 5 x 0.

JOGADORES QUE MAIS MARCARAM

Os jogadores que mais marcaram gols no clássico foram Péricles e Romualdo, ambos com sete gols. Péricles marcou seis gols atuando pelo Gama e um pelo Brasília. Já Romualdo marcou todos os seus sete gols defendendo o Gama.
Depois deles, vem Ricardo (Brasília/Gama), Edmar (Brasília), Mazinho (Brasília/Gama), Ésio (Brasília; atuou também pelo Gama, mas não marcou no clássico) e Kleber (Brasília), todos com cinco gols.
O único a anotar um “hat-trick” foi Nei, no dia 16 de março de 1986: ele marcou três gols na vitória de 4 x 2 do Brasília sobre o Gama, no Estádio Mané Garrincha.

ESTÁDIOS

O Bezerrão, no Gama, foi o estádio que mais recebeu o clássico: 47 vezes. No Mané Garrincha aconteceram 28 jogos e no Pelezão 18. A seguir, estão: CAVE, 4 jogos, Serejão, 3 e Augustinho Lima e Rorizão, um cada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário