quarta-feira, 23 de março de 2016

AS SELEÇÕES DE BRASÍLIA: O tumultuado jogo contra o Flamengo - 1969


O que era para ser uma festa, acabou se transformando numa partida tumultuada.
No dia 2 de março de 1969 foi realizado um amistoso entre o Flamengo e a Seleção Amadora de Brasília, no estádio Pelezão. O rubro-negro carioca vencia o jogo por 3 x 1, com gols marcados, no 1º tempo, por Dionísio, aos 10 e aos 30 minutos, e Liminha, aos 25; Garrinchinha havia marcado o gol da Seleção aos 10 minutos do 2º tempo.
A jovem seleção de Brasília procurava fazer o que podia, mas não incomodava muito o Flamengo, que sempre teve Reyes ajudando o meio-de-campo, facilitando a tarefa de Liminha. Mas a melhor figura do jogo foi o atacante Dionísio, autor de dois gols, e que foi substituído ainda no primeiro tempo por medida de precaução. Garrincha, visivelmente fora de forma, foi figura apática da partida, não acertando qualquer jogada.
Na seleção brasiliense o maior destaque foi o goleiro Hugo, que evitou um placar mais elástico a favor do Flamengo.
Aos 38 minutos de jogo, o árbitro Sílvio Fernandes expulsou Rodrigues Neto. O Flamengo manteve-se tranquilo, pois seu adversário não exigia muito. Mas, com a retirada de Paulo Henrique - que não queria sair de campo, precisando da intervenção da Polícia Militar -, aos 15 minutos do 2º tempo, obedecendo ordens do treinador Tim e do dirigente Vivaldo Midlej, os jogadores Zezinho, João Daniel e Garrincha simularam contusão e abandonaram o gramado, forçando o árbitro a encerrar a peleja, dando a vitória ao selecionado brasiliense.
A Seleção Amadora de Brasília atuou com Hugo (Coenge), Jonas (Brasília, de Taguatinga) (Ferraz - Coenge), Heraldo (Carioca), Paulinho (Grêmio) e Xixico (Coenge); Eduardo (???) e Divino (Coenge); Guairacá (CSU), Garrinchinha (Coenge), Pelezinho (Coenge) (Argenta - Setor Automobilístico) e Oscar (Coenge) - (Marão - Gaminha).
Flamengo: Dominguez, Marcos (Jaime), Manicera, Onça e Paulo Henrique; Liminha e Rodrigues Neto; Garrincha, Reyes (João Daniel), Dionísio (Zezinho) e Arilson.
A renda foi de NCr$ 31.600,00, com o Flamengo recebendo a cota de NCr$ 20 mil.

Nota:
A foto acima foi copiada do Memórias do Esporte do DF (ArPDF).


Nenhum comentário:

Postar um comentário