quinta-feira, 26 de maio de 2016

DUELO: O CLÁSSICO “RABELÊ”





O clássico entre Rabello e Defelê sempre foi repleto de rivalidade e histórias. 
As equipes duelaram durante toda a década de 60 pela hegemonia do futebol na nova capital do Brasil.
Com o passar dos anos, Rabello (alvinegro fundado em 1957) e Defelê (alvirubro criado em 1960), ambos com sede na Vila Planalto, se transformaria no maior clássico do futebol brasiliense da década de 60.
A rivalidade dos dois esquadrões se tornou tradicional em Brasília, tornando o encontro dos dois clubes num acontecimento desportivo de larga repercussão capaz de levar a campo elevado número de torcedores que vibravam do primeiro ao último minuto da peleja.


A primeira vez que Rabello e Defelê se encontraram foi num amistoso, que não conseguimos descobrir a data e o placar final. Essa constatação só foi possível graças a um relato de um dos dirigentes do Defelê, afirmando que dentre os jogos invictos do Defelê, ocorridos desde sua fundação em 01.01.1960, constava um empate diante do Rabello. Esse teria sido o primeiro Rabello x Defelê.

O 1º RABELLO x DEFELÊ OFICIAL

De forma oficial, a primeira vez que se encontraram foi no dia 27 de novembro de 1960, em jogo válido pelo campeonato daquele ano. Apesar de bastante disputado, o jogo se arrastava para um 0 x 0, quando, aos 42 minutos do segundo tempo, Joãozinho marcou o gol decisivo do jogo e da vitória do Rabello por 1 x 0.
O campeonato de 1960 foi realizado em um único turno e o troféu do campeão levou o nome de Taça "Juscelino Kubitschek", indo parar nas mãos do Defelê.
O jogo foi realizado no Estádio “Paulo Linhares”, campo do Rabello. 
O Rabello jogou com Gaguinho, Paulo e Leocádio; Cazuza, Nozinho e Alberto; Joãozinho II (Motorzinho), Calado, Baiano, Nilo e Joãozinho. O Defelê com Matil, Euclides, Gavião, Zé Paulo, Pedrinho e Loureiro; Ramiro, Ely, Vitinho, Fino e Raimundinho. O árbitro da partida foi Moacyr Siqueira e a renda de Cr$ 18.000,00.

O troco do Defelê ocorreu no dia 5 de março de 1961, no Estádio Duílio Costa (do Planalto), em jogo válido pelo Torneio “Prefeito Paulo de Tarso”. O Defelê venceu por 1 x 0, gol de Invasão.

Considerando apenas jogos válidos pelo campeonato brasiliense, esse é o resumo dos confrontos Rabello x Defelê:


TOTAL DE JOGOS
21
VITÓRIAS DO RABELLO
12
VITÓRIAS DO DEFELÊ
2
EMPATES
7
GOLS A FAVOR DO RABELLO
38
GOLS A FAVOR DO DEFELÊ
21

Foi possível catalogar 42 jogos entre Rabello e Defelê. Nesses 42 encontros, amplo domínio do Rabello: foram 21 vitórias do Rabello e 7 do Defelê, ocorrendo ainda 14 empates. O Rabello marcou 81 gols e o Defelê 48.


DEFELÊ 2 x 2 RABELLO
Data: 26 de maio de 1968
Local: Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, do Defelê
Árbitro: Eduino Edmundo Lima. 
Renda: NCR$ 331,00 (rodada dupla com Guará 1 x 0 Colombo). 
Gols: Arnaldo e Sabarazinho para o Defelê; Luís Carlos e Sabará para o Rabello. 
DEFELÊ: Zé Walter, Sir Peres, Farneze, Alaor Capella e J. Pereira; Djalma e Sabarazinho; Guairacá, Solon, Paulinho e Arnaldo. 
RABELLO: Dico, Wilson, Melo, Carlão (Luís) e Sérgio; João Dutra e Luiz Carlos; Sabará, Aloísio, Cid e Zé Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário