quarta-feira, 11 de maio de 2016

HÁ 50 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: goleada da Seleção Paulista



Pepe marcou dois gols; Pelé não jogou.
Em benefício das obras do Estádio de Brasília, foi promovido um amistoso entre as seleções do Distrito Federal e de São Paulo no dia 11 de maio de 1966.
No dia 20 de abril foi designada a Comissão Técnica da Seleção do DF, assim formada: Supervisor - Carlos Magno Maia Dias; Técnico - Waldyr “Didi” de Carvalho e Assessor - Oswaldo Cruz Vieira. Além deles, foram requisitados os serviços de Ceninho (Preparador Físico do Rabello), Ulisses e Gavião (massagistas do Defelê) e Ceará (roupeiro do Defelê).
Os jogadores convocados (que se apresentaram no dia 22 de abril, visando o primeiro treino) foram:
GOLEIROS: Zé Walter (Rabello), Hélio (Colombo) e Dico (Colombo)
LATERAIS: Aderbal (Guará), Didi (Rabello), Wilson (Defelê) e Oliveira (Colombo)
ZAGUEIROS-CENTRAIS: Décio (Defelê), Chico Preto (Guará) e Lima (Rabello)
QUARTO-ZAGUEIROS: Sir Peres (Colombo), Juci (Colombo) e Arlindo (Grêmio)
ARMADORES: João Dutra e Zé Maria (Rabello), Paulista (Colombo), Walter Moreira e Elmano (Defelê)
PONTEIROS-DIREITO: Zezé (Rabello) e Bawany (Defelê)
CENTRO-AVANTES: Otávio e Djalma (Rabello), Fernandinho (Defelê), Sabará (Luziânia) e Zezão (Pederneiras)
PONTEIROS-ESQUERDO: Crispim (Colombo), Sabarazinho (Defelê) e Reinaldo (Rabello).
Posteriormente, foram convocados: Beto Pretti e Jair (Rabello), Alaor Capella (Defelê), Cid e Baiano (Colombo)
Pelo lado dos paulistas, no treino de 9 de maio, no Pacaembu, foram cortados Toninho, Abel, Almir e Mengálvio. Por conta dos cortes, o técnico Aimoré Moreira teve que fazer várias improvisações no treinamento coletivo, ao ponto de improvisar os goleiros Félix e Suli na ponta-direita do time reserva. O treino durou 70 minutos, em dois tempos de 35. O time titular jogou melhor que no último treino e goleou os reservas por 5 x 1. Os quadros foram estes:
TITULARES: Félix (Laércio), Osvaldo Cunha, Mauro, Jurandir e Edilson; Benê e Ademir da Guia (Suingue); Prado, Coutinho, Babá e Pepe (Tupãzinho).
RESERVAS: Laércio (Suli), Renato, Oberdan, Haroldo e Ferrari; Joel e Suingue (Ademir da Guia); Suli (Félix), Ademar Pantera, Júlio Amaral e Tupãzinho (Pepe).
João Mendonça Falcão, presidente da Federação Paulista de Futebol, chefiou a delegação que contou com os seguintes membros: Supervisores - Pedro Fischetti e João Atala; Técnicos: Aimoré Moreira e Mário Travaglini; Médico - João Zerillo; Preparador Físico - Júlio Mazzei; Massagistas - Reis e Osvaldo; Árbitro - Olten Aires de Abreu e 21 jogadores: Félix, Láercio, Suli, Osvaldo Cunha, Renato, Mauro, Oberdan, Jurandir, Haroldo, Edilson, Ferrari, Suingue, Joel, Benê, Ademir da Guia, Prado, Coutinho, Babá, Tupãzinho, Ademar Pantera e Pepe.
No dia do jogo, confirmando seu favoritismo, a Seleção Paulista foi além das expectativas, marcando fácil vitória pela contagem de 8 x 0, estabelecendo 4 x 0 ao término do 1º tempo.
A rigor, somente nos primeiros quinze minutos de jogo os brasilienses conseguiram oferecer resistência. Depois, foram cedendo aos poucos, até que surgisse o domínio completo dos paulistas, que não tiveram qualquer dificuldade em conseguir a ampla vitória. Pode-se mesmo dizer que a seleção paulista teve uma exibição de gala, porém diante de um adversário tecnicamente inferior mas que lutou com todos os seus recursos, indo além de suas possibilidades em opor resistência ao adversário.
Outros detalhes do jogo:
SELEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL 0 x 8 SELEÇÃO DE SÃO PAULO
Árbitro: Olten Aires de Abreu
Gols: Babá, 12; Coutinho, 21 e 25; Babá, 35; Pepe, 50; Tupãzinho (pênalti), 54; Pepe, 70 e Ademar (pênalti), 83.
DISTRITO FEDERAL: Zé Walter (Dico), Aderbal, Décio, Sir Peres e Wilson Godinho; Zé Maria e Reinaldo; Sabará (Zezé), Walter Moreira (Otávio), Fernandinho (Baiano) e Cid.
SÃO PAULO: Félix (Suli), Osvaldo Cunha (Renato), Mauro (Oberdan), Jurandir (Joel) e Edilson (Ferrari); Benê (Joel) e Ademir da Guia (Suingue); Prado, Coutinho (Ademar), Babá (Tupãzinho) e Pepe (Haroldo). Técnicos: Mário Travaglini e Aimoré Moreira.
O dia seguinte (12) foi de passeios pela cidade para os paulistas. Na parte da tarde, os integrantes da delegação paulista foram recebidos em audiência especial pelo Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco. Em nome dos jogadores, o zagueiro Mauro entregou ao chefe do governo uma bandeja de prata. 
Na sexta-feira, 13 de maio, viajaram para Goiânia, onde, na tarde de domingo (15), enfrentaram a seleção de Goiás. A Seleção Paulista derrotou a Goiana, em Goiânia, por 3 x 0, gols de Babá (2) e Tupãzinho.

Nota:
A seleção paulista também era chamada de “Seleção B do Brasil”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário