terça-feira, 7 de junho de 2016

OS PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL EM TAGUATINGA


Fundada em 5 de junho de 1958, a cidade de Taguatinga comemorou 58 anos de vida no último domingo.
O Almanaque do Futebol Brasiliense pesquisou e homenageia a cidade contando um pouco dos primórdios do futebol em Taguatinga.
A primeira referência que encontramos foi a presença da Associação Esportiva de Taguatinga (ex-JK Futebol Clube) na reunião de 1º de abril de 1959, quando foi incluída no quadro de associados da recém criada Federação Desportiva de Brasília (fundada em 16 de março de 1959).
Pouco tempo depois teve início o primeiro campeonato de futebol realizado em Brasília, antes mesmo de sua inauguração.
Os 19 clubes inscritos no primeiro campeonato de futebol de Brasília foram divididos em duas chaves: Zona Sul e Zona Norte. A Associação Esportiva de Taguatinga fez parte da Zona Sul.
Sua estreia aconteceu em 31 de maio de 1959, diante do Grêmio, que acabaria se tornando o primeiro campeão brasiliense de futebol. O Grêmio venceu por 3 x 0.
Com o decorrer dos jogos muitos clubes desistiram de continuar na competição. Foi o caso da A. E. de Taguatinga.
Retornou no ano seguinte, 1960, aproveitando-se do momento em que todos os clubes estavam empenhados na melhoria de seus quadros, realizando jogos, adquirindo jogadores, promovendo o intercâmbio com outros centros através de amistosos interestaduais/excursões, intensificando os treinos e organizando suas diretorias.
No mês de maio, a A. D. Taguatinga realizou três amistosos. No dia 8, empatou com o Defelê.
Uma semana depois, no campo do Grêmio Esportivo Brasiliense, voltou a enfrentar o Defelê e foi derrotado por 2 x 0.
No dia 22, jogando em Taguatinga, empatou em 1 x 1 com o Expansão. Carlos marcou o gol do Taguatinga aos 28 minutos do 2º tempo. O Taguatinga formou assim: Clésio, Amauri e Carlos; Edinho, Índio e Adolfo; Martins, Pernambuco, Morbeck, Joãozinho e Fabrício. Técnico: Paulista. Esse jogo teve o seu término antecipado em virtude de um conflito surgido aos 35 minutos do segundo tempo, quando torcedores exaltados entraram em campo e iniciaram luta corporal com os jogadores.
Grande número de associados, jogadores e esportistas compareceram no dia 28 de maio à sede provisória da A. E. de Taguatinga para assistir à posse da nova diretoria eleita.
Eis como ficou formada a primeira diretoria do Taguatinga:
Presidentes de Honra: Ernesto Silva e José Maciel de Paiva; Presidente: Valter Lima da Cruz; Vice-Presidente: José Mazzaro; Presidente Social: Ricardo Leopoldo; 1º Tesoureiro: Anfrido Ziller; 2º Tesoureiro: Adriano Francisco Oliveira; 1º Secretário: João Daniel Neves; 2º Secretário: José Barbosa; Diretor Esportivo: Antônio Alves da Silva; Diretor de Publicidade: Valdir Fernandes Neves; Diretor Técnico: Odraci Silvério de Alencar e Assistente Técnico: Valdomiro da Silva.
Uma grande assistência compareceu no dia 29 de maio de 1960 ao campo da Escola Técnica de Taguatinga, para presenciarem o encontro entre a equipe da A. E. de Taguatinga e o quadro da ECEL, verificando-se o elevado placar de 9 x 0 favorável aos locais. Os gols foram marcados por Edinho, Índio, Morbeck (2), Pernambuco (3) e Joãozinho (2). 
Formou a A. E. de Taguatinga com Clésio, Martins e Tati; Alcides, Evangelista e Morbeck; Pernambuco, Edinho, Orides (Índio), Joãozinho e Adolfo.
No dia 5 de junho de 1960, a cidade de Taguatinga realizou grandes festividades pela passagem de seu segundo aniversário. Do programa constavam várias provas esportivas, sendo uma das principais a realização de um triangular de futebol entre A. E. de Taguatinga, Colégio Brasília e o Colégio São Francisco, de Anápolis. A Comissão Organizadora dos Festejos resolveu adiar para o dia 12 de junho. Com esse adiamento, o colégio de Anápolis desistiu de jogar em Taguatinga.
Nesse dia, a A. E. de Taguatinga enfrentou e venceu o Colégio Brasília por 2 x 0, gols de Joãozinho, aos 32 minutos do 1º tempo, e Batista aos 33 do segundo. Formou o Taguatinga com Clésio, Tati e Carlos; Edinho, Martins e Adolfo; Batista, Pernambuco, Orides (Pelé), Joãozinho e Claudiovir.
Entre esses jogadores: Martins, duas vezes campeão da Primeira Divisão de Anápolis, Amauri e Carlos, ex-defensores do Coritiba, do Paraná, e Orides, ex-Canto do Rio.
Esteve fazendo teste no Taguatinga o jogador Cremonês, que esteve alguns dias no São Paulo F. C., da capital paulista.
No dia 19 de junho de 1960, no campo da Escola Técnica de Taguatinga, a A. E. de Taguatinga conseguiu mais uma vitória, vencendo o quadro da ENACO pela contagem de 2 x 1. Pernambuco marcou o único gol do 1º tempo, logo aos dez minutos de jogo.
No início do segundo tempo, aos cinco minutos, novamente Pernambuco voltou a marcar. O quadro do Taguatinga no jogo foi Clésio, Amauri e Carlos; Edinho, Martins e Cremonês; Pernambuco, Pelé, Batista, Joãozinho e Claudionor.
Jogando desfalcado de seis titulares, a A. E. de Taguatinga foi presa fácil para o Grêmio Esportivo Brasiliense no jogo realizado no dia 10 de julho de 1960, no campo do Grêmio, no Núcleo Bandeirante. Foi goleado por 7 x 0. Formou com Clésio, Gordo (Goiano) e Tati; Edinho, Martins e Fabrício; Pernambuco, Batista, Osmar (Pelé), Joãozinho e Nemésio (Claudecir). Técnico: Paulista.
Jogando amistosamente no dia 7 de agosto de 1960, em seu campo, o Rabello colheu vitória difícil sobre a representação da Associação Esportiva de Taguatinga. Após 90 minutos de partida, o marcador acusava 5 x 4 em favor do Rabello. Para o Taguatinga marcaram Nembequinha (2), Índio e Pernambuco. O quadro de Taguatinga atuou com Clésio, Alcides e Martins; Edinho, Batista e Pelé; Índio, Pernambuco, Nembequinha, Joãozinho e Enézio.
Em 16 de agosto de 1960, quase um mês antes do início do torneio que a Federação Desportiva de Brasília resolveu fazer para determinar as oito equipes que disputariam o campeonato da Primeira Divisão e as oito que comporiam a Segunda, aconteceu a Assembleia Geral da entidade que desfiliou a Associação Desportiva de Taguatinga.
O futebol de Taguatinga só voltaria a ter um representante no campeonato brasiliense no ano de 1964, quando o Vila Matias disputou o certame amador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário