quarta-feira, 17 de junho de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Juscelino


NOME COMPLETO: Juscelino Costa da Conceição
APELIDO: Juscelino
POSIÇÃO: Zagueiro
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Goiânia-GO, 17 de junho de 1961

Começou nas categorias de base do Goiânia-GO, onde conquistou dois títulos estaduais de juniores.
No começo do mês de maio de 1980, ou seja, antes de completar 19 anos, foi contratado pelo Comercial, de Planaltina, junto ao Goiânia-GO.
Demorou um pouco para estrear em seu novo time, pois seus papéis junto à Federação Metropolitana de Futebol atrasaram para serem aprovados.
Assim, só estreou no Comercial no dia 1º de junho de 1980, no estádio Adonir Guimarães, quando teve atuação destacada no empate diante do Brasília, em 1 x 1.
O Comercial terminou o segundo turno na quarta colocação entre os nove clubes participantes muito em função das boas atuações de Juscelino.
Seu bom desempenho e como ainda tinha idade de junior, o levaram a ser convocado pelo técnico Ercy Rosa para a Seleção Brasiliense da categoria que excursionou à Bolívia e Peru no período de 18 de setembro a 3 de outubro de 1980.
No primeiro jogo, em 20 de setembro de 1980, na derrota de 3 x 2 para o Jorge Wilsterman, fez uma boa apresentação e teve o prazer de marcar Jairzinho, o “Furacão da Copa” que reforçava o clube boliviano e, que, mesmo assim, marcou dois gols.
No segundo jogo, contra o Bolívar, fraturou o tornozelo esquerdo contra o Bolívar, numa entrada maldosa do jogador Aragonés, que foi expulso após o lance.
Resultado: voltou da excursão com uma bota de gesso em seu tornozelo esquerdo.
Demorou para retornar, não sendo possível mais disputar nenhum jogo pelo campeonato brasiliense de 1980.
Seu retorno aos treinamentos somente aconteceu após ser convocado para a Seleção Brasiliense que disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20 em Goiânia (GO). Na primeira fase, o Distrito Federal integrou um dos seis grupos formados, juntamente com as seleções de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, não conseguindo classificação para a Segunda Fase.
Contratado pelo Brasília em 1981, foi mantido na equipe de juniores, que chegou ao título de campeão brasiliense da categoria de forma invicta, vencendo doze dos 14 jogos disputados.
No dia 14 de outubro de 1981, Juscelino integrou a zaga da Seleção Brasiliense de Juniores que empatou em 0 x 0 com a Seleção Brasileira da mesma categoria e que se preparava para disputar o Torneio Internacional de Moscou, em janeiro de 1982. Um dos adversários de Juscelino foi Jussiê, seu companheiro no Brasília, e que integrava o selecionado brasileiro.
No mês de dezembro de 1981, foi um dos jogadores do Brasília convocado para a seleção brasiliense de juniores que disputou o Campeonato Brasileiro da categoria. Novamente o DF não conseguiu passar para a Segunda Fase.
Ainda assim, disputou um jogo entre os profissionais, que acabou sendo sua estreia na equipe principal do Brasília, no dia 4 de outubro de 1981, no Pelezão, no empate em 1 x 1 com o Guará. O Brasília formou com Haroldo, Aldair, Juscelino, Jonas Foca e Souza; Marco Antônio, Décio (Zé Maurício) e Gaspar; Willians (Mardone), Nather e Aloísio. Técnico: Ercy Rosa.
Em 1982, enfrentando a concorrência de Kidão e Jonas Foca, zagueiros titulares, não conseguiu se firmar como titular do Brasília, mas disputou cinco jogos e fez parte da equipe que conquistou o campeonato brasiliense deste ano.
Fez parte do elenco do Brasília que disputou o Campeonato Brasileiro da Série A de 1983, de 23 de janeiro a 17 de abril deste ano. Passou mais um tempo no Brasília e depois foi contratado pelo Ceilândia, onde estrearia no dia 3 de setembro de 1983, no Serejão, no empate em 0 x 0 com o Gama. Foram 14 jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense deste ano.
Permaneceu no Ceilândia até o ano de 1986. Foram 64 jogos com a camisa do Ceilândia em partidas válidas pelo Campeonato Brasiliense. Marcou apenas um gol, no empate em 1 x 1 com o Planaltina, no Abadião, em 11 de agosto de 1985.
Em 1987, foi contratado pelo Gama, onde ficou até 1989, depois de disputar 45 jogos por esse clube.
Voltaria a marcar um gol já como atleta do Guará, no dia 11 de fevereiro de 1990, no empate em 1 x 1 com o Brasília, no antigo Mané Garrincha. Foram 15 jogos pelo Guará no campeonato brasiliense deste ano, também de sua última participação em um jogo de futebol profissional: no dia 15 de abril de 1990, despediu-se do futebol na vitória de 1 x 0 sobre o Brasília, em jogo realizado no CAVE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário