sábado, 22 de abril de 2017

ESPECIAL ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA - 2ª parte: OS ÓRGÃOS DO GOVERNO E O FUTEBOL


Aos times das construtoras se juntaram os times dos órgãos filiados a NOVACAP - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil e os dos Institutos de Pensões e Aposentadoria, animados por um grupo de entusiasmados e com experiência em outros centros. 
Muitos dos primeiros jogadores que apareceram na cidade eram recomendados por alguém que tivesse experiência no futebol: alguns em final de carreira, outros ex-juvenis que não seriam aproveitados em seus clubes. Eram contratados para exercerem cargos que não exigissem nenhum tipo de especialização, tais como leiturista e apontador fiscal. 
O leiturista era o funcionário que lia as marcações de consumo de luz nos relógios do Departamento de Força e Luz - DFL e o apontador fiscal era o encarregado de tomar o ponto dos operários nas obras.
Treinavam duas vezes por semana e normalmente jogavam aos domingos.

OS ÓRGÃOS DO GOVERNO

GUARÁ

O DOAM - Departamento de Organização e Administração Municipal fez os primeiros serviços de topografia, inclusive o arruamento da Cidade Livre (hoje Núcleo Bandeirante).
O DTU - Departamento de Topografia Urbana fez todo o levantamento aerofotogramétrico do Distrito Federal, batizando córregos, rios e todas as demais áreas.
Em dezembro de 1956, ainda nos primórdios de Brasília, um grupo de desportistas, todos funcionários da Novacap, em sua maioria do DOAM e do DTU, após um dia exaustivo de trabalho, reunido em uma simples cabana de lona, comentava sobre os campeonatos de futebol da terra natal de cada um, contando passagens interessantes de seus clubes.
A essa altura da conversa, surge a idéia da criação de um clube, sendo, nessa ocasião, constituída uma Diretoria provisória.
Passam-se os dias e, a 9 de janeiro de 1957, no Restaurante dos Engenheiros da Novacap, já agora com os planos feitos pela Diretoria provisória, é realizada a sessão solene de fundação do clube, a qual comparece grande número de adeptos, pois a notícia da criação do Guará correu célere pelos acampamentos e, assim, Brasília foi tomada de curiosidade.
Não demorou para surgirem mais de uma dezena de “clubes”. Estes, sem nenhuma ordem, disputavam várias partidas amistosas nos poucos dias de folga que na época lhes eram concedidos (em Brasília se trabalhava dia e noite sem parar).
Concretizada a idéia da criação do clube e já estando com seus poderes instalados, foram, seus diretores levar ao conhecimento das autoridades superiores o grande acontecimento da época, que apoiaram integralmente a iniciativa, dando logo de pronto, autorização para a feitura do campo que, em homenagem ao Presidente da Novacap, recebeu o nome de “Israel Pinheiro”.
Dada a licença e apoiada a ideia, foi iniciada a campanha financeira da qual os encarregados andavam de barraca em barraca, catando os minguados cruzeiros de velhos candangos.
Ainda em janeiro de 1957, realizou seu primeiro jogo, em Planaltina.

GRÊMIO ESPORTIVO BRASILIENSE

O Grêmio Esportivo Brasiliense foi fundado em 26 de março de 1959 com uma finalidade: proporcionar divertimento ao pessoal do acampamento da Metropolitana (Departamento de Viação e Obras).
Já nesse ano formava ao lado do Guará como os dois clubes de maior popularidade em Brasília.
Quando o Grêmio construiu seu campo, deu a ele o nome de Vasco Viana de Andrade, Engenheiro Chefe do DVO e que era um dos dez nomes de maior projeção no tempo da construção de Brasília.
O Grêmio venceu os campeonatos brasilienses de 1959 e 1970.

BRASIL CENTRAL

Auxiliado pela Fundação da Casa Popular, o Brasil Central Atlético Clube foi fundado em 8 de dezembro de 1957. 
Iniciou suas atividades participando, em 1959, do campeonato extra, obtendo resultados de expressão e terminando a competição como terceiro colocado na fase classificatória da Zona Sul.
A Fundação da Casa Popular, foi criada pelo Decreto-lei nº 9.218, de 1º de maio de 1946. Foi o primeiro órgão federal destinado a promover a habitação social e que viria a ser, mais tarde, absorvido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH); primeiro órgão a nível nacional com o objetivo de equacionar o problema habitacional.

DEFELÊ

O projeto e a montagem eletromecânica de mais de 70% do sistema elétrico existente no Distrito Federal, inclusive os prédios públicos, a maioria dos ministérios, o Congresso Nacional e a Catedral, além de projetar e construir cerca de quinhentas subestações, foi realizada pela EBE (Empresa Brasileira de Engenharia).
A EBE foi uma empresa pioneira na área de energia no Brasil e que ainda hoje continua atuando em Brasília, prestando serviços especializados à geração, transformação e distribuição de energia em toda Capital Federal.
Nos primórdios de Brasília, a missão de fiscalizar a EBE coube ao DRETE (Departamento de Rede Elétrica e Telefone), vinculado à Novacap e que ficava na Vila Planalto. Posteriormente a DRETE foi dividida em Departamento de Força e Luz (DFL) e DTUI (Departamento de Telefonia Urbana e Interurbano).
Enquanto o time formado por funcionários da EBE participava do Campeonato Brasiliense de 1959, sob a designação de Associação Esportiva EBE, o pessoal do DFL passava o tempo na solidão do grande canteiro de obras que era Brasília, assistindo aos jogos nos acampamentos ou ouvindo as transmissões de futebol dos grandes centros esportivos pelo rádio.
Para acabar com aquele marasmo era preciso fazer algo. No depósito da então DRETE, alguns funcionários passaram a fazer de uma bucha de laranja uma bola de futebol improvisada, no horário de almoço, para o tempo passar mais rápido. Logo depois alguém trouxe uma bola de meia.
A brincadeira foi tomando forma e se transformou em pelada entre as bobinas gigantes. 
O primeiro treino da equipe foi em dezembro de 1959, pela manhã, no acampamento do DFL. O primeiro desafio veio pouco mais de uma semana depois, contra o time da EBE, com derrota por goleada.
Pouco tempo depois, aconteceu a revanche, onde o time da DFL devolveu a derrota também com goleada. Após a vitória, os diretores do DFL se animaram e começaram a dar apoio. Fundaram o clube oficialmente em 1º de janeiro de 1960 e quando precisavam contratar funcionários devia ser alguém que jogasse futebol.
Assim nasceu um dos maiores clubes do Distrito Federal, o Defelê, que viria a se sagrar tetracampeão brasiliense de futebol nos anos de 1960, 1961, 1962 e 1968.

OUTROS TEMPOS, OUTROS CLUBES...

Algum tempo depois da inauguração de Brasília, aqui surgiram outros clubes ligados a órgãos do Governo do Distrito Federal.
Foram os casos do Piloto Atlético Clube, fundado em 25 de agosto de 1967 e que se desfiliou em 1973, após perder o apoio da TCB – Transportes Coletivos de Brasília, empresa estatal de transportes do Governo do Distrito Federal, e do Jaguar.
O clube que viria a ser o Jaguar Esporte Clube, do Núcleo Bandeirante, foi fundado em 16 de março de 1968, nas dependências do Departamento Administrativo da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal, com o nome de Clube Recreativo Fundação Zoobotânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário