domingo, 27 de agosto de 2017

FICHA TÉCNICA: Zé Mulambo


José Carlos do Nascimento, popularmente conhecido entre os boleiros por Zé Mulambo, nasceu em Sobradinho (DF), em 27 de agosto de 1968.
Foi um jogador técnico, de grande habilidade, que partia para cima do marcador e driblava com facilidade.
Não sabe dizer como surgiu esse apelido, mas acredita que foi na época que era moleque em Sobradinho.
Sua carreira começou no Planaltina Esporte Clube, quando ele ainda tinha 14 anos. Foi subindo de categoria até 1987, quando assinou contrato de profissional com o Planaltina.
Ganhava salário mínimo e para se manter foi obrigado a trabalhar como auxiliar de entrega na Gazeta Mercantil.
Sua estreia no time profissional do Planaltina aconteceu em 1º de fevereiro de 1987, no Mané Garrincha, na derrota de 3 x 1 para o Brasília. O Planaltina formou com Rogério, Laércio, Remo, Giovanni e Gilberto; Olety, Helder e Carlinhos; Chico, Roberto e Zé Mulambo (Cosme). Técnico: José Olinto Ferreira (Zé do Norte). Foram dez dos 21 jogos disputados pelo Planaltina, o que não impediu o clube de ser o último colocado.
No Luziânia
Depois disso, teve passagem pelo Matsubara, de Cambará (PR), e também no Luziânia, quando este ainda disputava os campeonatos goianos Intermediário e da Segunda Divisão. Antes da estreia nessas competições, o Luziânia realizou uma partida amistosa no estádio do CAVE, contra o Guará, no dia 11 de fevereiro de 1992, com empate de 0 x 0. Foi a primeira partida de Zé Mulambo com a camisa do Luziânia. Logo depois, no dia 16 de fevereiro de 1992 marcou o seu primeiro gol novo clube, no amistoso que terminou empatado em 2 x 2 com o Atlético Goianiense e que serviu para a inauguração do estádio do Centro Esportivo do Setor Leste, em Luziânia.
No final desse ano, mais precisamente em 13 de dezembro de 1992, Zé Mulambo fez parte da equipe do Luziânia que venceu o Botafogo, do Rio de Janeiro, por 1 x 0, no amistoso que inaugurou o Serra do Lago, em Luziânia.
Também defendeu o Luziânia na primeira divisão do Campeonato Goiano, em 1993, e posteriormente transferiu-se para o Brasília, onde estreou no dia 14 de julho de 1993, no Mané Garrincha, no empate em 1 x 1 com o Taguatinga. O Brasília formou assim: Gildo, Claudinho, Junior, Binha e Freitas; Rildo, Wando (Alano), Zé Mulambo (Rondinelli) e Edmar; Marquinhos e Filó. Técnico: Bugue. Foram 14 jogos no Brasília e um gol.
Sua carreira no futebol do Distrito Federal prosseguiu da seguinte maneira:

No Planaltina, o "dono da bola"  (foto de Nonato Borges)

ANO
CLUBE
JD
GM
1994
PLANALTINA
4
1
1995
PLANALTINA
15
0
1996
PLANALTINA
7
1
1997
LUZIÂNIA
12
1
1998
PLANALTINA
14
2

Em 2003, o Sobradinho pretendia esquecer o desempenho ruim do ano anterior. Para isso, o presidente Manoelzinho resolveu apostar na montagem de um time barato, com muitos juniores e jogadores recém-profissionalizados. A maior parte dos jogadores (oito) era do time amador do Santo Antônio, de Sobradinho, que venceu a Copa Peladão no segundo semestre de 2002. Dentre eles, o maior destaque, Zé Mulambo, com 32 anos, e que estava afastado há três anos dos campos do Distrito Federal, pois havia conseguido emprego como fiscal da Viação Santo Antônio, empresa que mantinha esse time de futebol amador, com dez títulos de campeão de Sobradinho no período de 1995 a 2008.
Nesse ano, o Sobradinho foi um vexame total e ficou na 12ª e última colocação, chegando a sofrer 41 gols nos onze jogos que disputou. Foram nove jogos de Zé Mulambo no Sobradinho, sem marcar gols.
A última vez que entrou em campo não foi nada agradável para Zé Mulambo. No dia 19 de fevereiro de 2003, no Augustinho Lima, na derrota de 4 x 2 para a ARUC, foi expulso de campo pelo árbitro José de Caldas Souza.



Um comentário: