sábado, 11 de novembro de 2023

ESQUECIDOS PELO TEMPO: Severo



Guará, campeão do Torneio Início de 1959: Severo é o
segundo, agachado, da esquerda para a direita
Severo Ribeiro da Silva nasceu no dia 11 de novembro de 1936, em Machado, no sul de Minas Gerais.
Antes de se transferir para Brasília em busca de trabalho, Severo jogou na S. E. Machadense, em 1953, nos juvenis do Atlético Mineiro e no Fabril, de Lavras, por dois anos. Neste clube teve a oportunidade de enfrentar Pelé ainda garoto. Foi no amistoso disputado em 9 de junho de 1957, em Lavras. O Santos venceu por 7 x 2. Pelé marcou quatro, Dorval dois e Álvaro um. Pelo lado do Fabril, marcaram Severo e Alfredo.
O Fabril formou com Geraldo, Paulo e Gambá; Marcílio, Tito e Alfredo; Djalma, Severo, Sérgio Luiz (Pé de Ferro), Miranda e Nelson.
Já em Brasília, foi admitido, como horista da Novacap, em 1º de novembro de 1958, na função de Auxiliar de Administração “A”.
Como atleta do Guará, Severo ajudou seu clube a conquistar o Torneio Início, primeira competição realizada em Brasília, no dia 24 de maio de 1959, no campo do Guará e que contou com a participação de 19 clubes.
Logo depois, Severo disputou o campeonato brasiliense de 1959. O Guará era o favorito para a conquista do título, que acabou ficando com o Grêmio.
Severo teve uma grande atuação no dia 27 de setembro de 1959, quando marcou os dois gols da vitória do Guará sobre o Goiás, de Goiânia, num amistoso disputado em Brasília.

No Guará, de centro-avante
Voltaria a marcar dois gols no empate de 2 x 2 com o Grêmio, em 11 de outubro de 1959, resultado que deixou o Guará de fora da decisão do campeonato.
O Guará atuou com Maia, Pesão, Vandoca e Homero; Cazuza e Múcio; Zezinho, Severo, Íris, Luís Maia e Nereu.
Em 1960, o Guará enfrentou dois grandes times do Rio de Janeiro, o Bangu e o Botafogo, em ambos sendo goleado.
Na tarde de 28 de agosto de 1960, o Guará venceu a Seleção do Departamento Autônomo da Federação Carioca de Futebol, por 2 x 1. Severo marcou o gol da vitória brasiliense aos 18 minutos da etapa complementar.
Num jogo válido pelo torneio classificatório de 1960, no dia 25 de setembro, o Guará venceu o Industrial por 11 x 1, com Severo marcando cinco gols.
No dia 20 de novembro de 1960, em Goiânia, o Guará goleou o Atlético Goianiense por 5 x 0, com dois gols de Severo.
O Guará foi o segundo colocado no campeonato brasiliense de 1960, ficando um ponto apenas atrás do campeão Defelê. Severo contribuiu com cinco gols, demonstrando ser um jogador eclético, ora jogando pela linha média, ora jogando pelo ataque.

Uma das formações do ataque do Guará
No campeonato brasiliense de 1961, o Guará terminou na terceira colocação. Severo marcou cinco gols.
O único título de campeão que Severo conquistou no Guará foi o do Torneio “Prefeito Paulo de Tarso” de 1961, do qual participaram os cinco primeiros colocados da Primeira Divisão de 1960 e mais o Sobradinho, campeão da Segunda do mesmo ano.
O ano de 1962 foi o último de Severo como atleta do Guará.
Depois que casou, parou com o futebol. Durante dez anos foi Chefe de Serviço de Transportes do GDF - Governo do Distrito Federal.
Aposentou-se e passou a trabalhar como Diretor da Empresa Distribuidora de Bebidas Satélite, revendedor Brahma em Taguatinga.
Além de futebol, também jogou muito bem o então futebol de salão.
Nunca mais se envolveu com o futebol. Sempre conversava com Múcio, outro craque que também veio para Brasília, que tinham nascido na época errada.
Em 30 de dezembro de 2000, a Folha Machadense, de Machado, divulgou a pesquisa realizada na cidade para apontar os “Melhores do Século do Futebol Machadense”. Severo ficou em sexto lugar, com 33 votos, seis a menos que o primeiro lugar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário