quarta-feira, 1 de novembro de 2023

O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS: 01 a 30.11.1963


03.11.1963

No campo do Nacional, aconteceu o segundo jogo da “melhor-de-três” em disputa do direito de acesso, entre Dínamo (campeão da Segunda Divisão) e Alvorada (último colocado da Primeira).
O Alvorada venceu por 4 x 1, com gols de Moacir (2) e Morato (2) para o Alvorada e Baiano para o Dínamo.
Eduino Edmundo Lima foi o árbitro do jogo e as equipes formaram assim:
Alvorada – Roberto, Veludo, Gaúcho, Ronaldo e Cremonês; Cardoso e Azulinho; Dorico, Morato, Moacir e Luís.
Dínamo – Sarmento, Benicassa, Malha, Carneiro e Lúcio; Hiroito e Elmano; Laerte, Baiano, Isaías e Bazan.
Como já tinha vencido o primeiro jogo (1 x 0), o Alvorada permaneceu na Primeira Divisão.
Foi a única vez que aconteceu esse tipo de disputa.

Em amistoso realizado no Estádio Francisco das Chagas Rocha, na cidade de Luziânia, o clube local derrotou o Colombo, de Brasília, por 2 x 0, com dois gols de Bubu, um em cada tempo.
O Luziânia formou com Fayade, Coquinho, Ildomar, Evaldo (Soguinho) e Ciliu; Osmar e Peru; Aldo, Bubu, Carlos e Francisco.
O Colombo foi derrotado com Barbosinha, Landulfo, Vonges, Sir Peres e Joãozinho; Natalício e Barreitinho; Canário, Ailton (Bahia), Tião I e Almir.

06.11.1963

A seleção juvenil de Brasília prosseguiu em seus preparativos para a excursão que realizaria pelo interior dos Estados de Goiás e Minas Gerais, realizando um jogo treino com o quadro titular do Rabello, no Estádio Paulo Linhares.
O treino foi dos mais interessantes, tendo os juvenis enfrentado uma verdadeira seleção, já que além das grandes figuras do time rabellense, o quadro ainda foi enxertado por vários jogadores do Cruzeiro.
O resultado final foi de 3 x 1 para o Rabello, tentos marcados por Ceninho, Ely e Tôco para o Rabello e Stélio para a seleção juvenil.
Os dois quadros treinaram assim formados: Rabello – Gaguinho, Betão, Ditinho (Luziné), Alonso Capela e Enes; Paulinho e Beto Pretti; Ramiro, Ceninho, Ely e Tôco.
Seleção Juvenil de Brasília – Bira, Eurípedes (Sanches), Noninho, Paulista e Jorge; Zé Maria e Mosquito; Stélio, Sabará, Uberaba e Valdir.

08.11.1963

Em Assembleia Geral foi aprovada a implantação do profissionalismo no futebol do Distrito Federal. Participaram da reunião Ruy Rossas Nascimento (representando o Defelê), Romeu Casadei (Rabello), Carlindo Ribeiro da Cruz (Guará), Sebastião Roberto do Carmo (Guanabara), Norberto Teixeira Fernandes (Cruzeiro do Sul), Francisco das Chagas Rocha (Luziânia) e Valnor Aguiar (Alvorada).
Também foi resolvido que o Departamento Autônomo da FDB começaria a funcionar a partir de 1964.
Na mesma reunião foi decidida a desfiliação dos clubes Sobradinho, Brasil Central, Real, C. R. Barroso e A. E. Presidência.

09.11.1963

Aconteceu o segundo treino da Seleção Juvenil de Brasília contra o quadro principal do Rabello, no Estádio Paulo Linhares.
O ensaio foi dos melhores e a seleção evidenciou enormes progressos, jogando de igual para igual com o poderoso conjunto alvinegro, tendo a prática de 50 minutos se encerrado com o placar de 2 x 2.
O quadro do Rabello contou com Gaguinho, Luziné, Edilson Braga, Alonso Capela e Betão; Tôco e Nilo; Ramiro, Ely, Invasão e Léo. O selecionado alinhou com Bira (Chicão), Noninho (Sanches), Gaúcho, Paulista e Jorge; Zé Maria e Mosquito; Stélio (Uberaba), Moisés (Luís), Sabará e Valdir. Os gols foram marcados por Sabará, de pênalti, e Uberaba, para o selecionado, e Tôco (2) para o Rabello.
Na preliminar, a seleção juvenil “B” enfrentou o time de aspirantes do Rabello. A vitória pertenceu ao Rabello, por 1 x 0, gol de Invasão.

15 e 17.11.1963

O Grêmio Brasiliense disputou dois amistosos contra os selecionados das cidades de Ipameri e Pires do Rio, ambas do interior de Goiás.
No primeiro, em Ipameri, foi derrotado pelo selecionado local, pelo marcador de 3 x 1.
No segundo, em Pires do Rio, empate em 1 x 1.
Formou o Grêmio com Weldas (Maia), Silas, Milton (Paulinho), Válter e Guido; Arlindo (Osiel) e Édson Galdino; Vavá, Jamil, Parada e Sérgio.

17.11.1963

Em partida bastante acidentada realizada na cidade de Luziânia, o clube local (Luziânia E. C.) empatou em 1 x 1 com a A. A. Guanabara, de Brasília.

24.11.1963

O Alvorada devolveu a derrota do último jogo diante do Luziânia, em Luziânia (GO), ao vencer o clube goiano, no Estádio Paulo Linhares por 1 x 0, gol marcado por Moacir aos oito minutos do segundo tempo.
Formou o Alvorada com Toinho, Ronaldo, Gaúcho, Cenair e Cremonês; Azulinho e João Carlos; Dorico, Morato, Moacir e Lúcio (Rizzo).
Luziânia: Zé Faiade, Coquinho, Ildomar, Evaldo Carneiro e Soguinho; Osmar e Tiãozinho; Ciliu, Carlos, Peru e Francisco.

Num jogo tumultuado, o Nacional derrotou o Guanabara por 2 x 0, no estádio Aristóteles Góes.
O 1º tempo terminou sem gols. Os gols só aconteceram na segunda etapa: aos 35 e aos 40, ambos marcados por Zezito.
Foram expulsos de campo os jogadores Ferreirinha, do Nacional, e o goleiro Diogo, do Guanabara.

30.11.1963

Ruy Rossas Nascimento, que se encontrava licenciado, foi reeleito para ficar à frente do Defelê no biênio 1964-1965.


Nenhum comentário:

Postar um comentário