domingo, 16 de setembro de 2018

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: a estreia do Gama no Campeonato Brasileiro


Péricles, cobrando pênalti, marca o quarto gol do Gama

O Campeonato Brasileiro de 1979 teve o absurdo número de 96 participantes, 22 a mais do que a edição anterior.
A primeira fase foi disputada por oitenta equipes, divididas em oito grupos de dez cada. Os três clubes de Brasília (Brasília, Gama e Guará) integraram o Grupo C. Somente o Gama, primeiro colocado do grupo, alcançou classificação para a Segunda Fase. O Brasília foi o 9º e o Guará o 10º e último colocado do grupo.
Na segunda fase, às 44 equipes classificadas da primeira fase se juntaram os 12 clubes vindos dos campeonatos carioca e paulista. Estes 56 clubes foram divididos em 7 grupos de oito times cada um, passando para a terceira fase os dois primeiros colocados de cada grupo. O Gama fez parte do Grupo L, sendo o 8º e último colocado, não conseguindo classificar-se para a terceira fase.
O primeiro jogo do Gama no Campeonato Brasileiro foi equilibrado no primeiro tempo, mas no segundo o Gama dominou completamente.
No primeiro tempo, Robertinho fez dois gols para o Gama, com dez minutos de jogo. O Atlético Goianiense reagiu e chegou ao empate ao empate num período de cinco minutos: Reinaldo, aos 23, e Gilberto, aos 28.
No segundo tempo, o Gama voltou a dominar e fez mais acentuadamente. Péricles, aos 32 e 35, de pênalti, fez mais dois gols. O Atlético Goianiense só conseguiu diminuir quando faltavam cinco minutos para o término do jogo. Mesmo sofrendo forte pressão nos minutos finais, o Gama plantou-se na defesa e garantiu a vitória por 4 x 3.

GAMA 4 x 3 ATLÉTICO GOIANIENSE
Data: 16 de setembro de 1979
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: João Leopoldo Ayeta (SP)
Renda: Cr$ 386.260,00
Público: 8.570 pagantes
Gols: Robertinho, 7 e 10; Reinaldo, 23; Gilberto, 28; Péricles, 77 e 82 e Reinaldo, 85
GAMA: Hélio, Carlão, Décio, Kidão e Odair; Santana, Péricles e Manoel Ferreira (Boni); Roldão (Lino), Fantato e Robertinho. Técnico: Martim Francisco.
ATLÉTICO GOIANIENSE: Itamar, Carlúcio, Darci Menezes, Wilson e Ademar; Celso (Valtair), Maurinho e Duarte (Silvinho); Reinaldo, Gilberto e Bugre. Técnico: Paulo Gonçalves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário